Interessante e Humor - página 3789

 

O artista Andrei Andrianov

"Andrei Andrianov nasceu em Tirana, Albânia, em 1955. Licenciou-se no Instituto de Arquitectura de Moscovo em 1978 e depois na All-Union Academy of Foreign Trade em 1987. De 1990 a 1996 vagueou pela Índia e Nepal. Vive actualmente numa aldeia remota perto de Moscovo, aprendendo as delícias da vida no campo.




 
Sergey Golubev:

O artista Andrei Andrianov

"Andrei Andrianov nasceu em Tirana, Albânia, em 1955. Licenciou-se no Instituto de Arquitectura de Moscovo em 1978, e depois na All-Union Academy of Foreign Trade em 1987. De 1990 a 1996 vagueou pela Índia e Nepal. Vive actualmente numa aldeia remota perto de Moscovo, aprendendo as delícias da vida rústica.





Sempre se perguntaram em que vivem os "artistas livres" porque têm muita concorrência para vender um quadro e pincéis, telas - não é um prazer barato, mas ainda assim conseguem vaguear).

 
Sergey Golubev:

...

Mesmo bolinhos de massa ... Nessa altura, como estudante, ia-se a uma loja de bolinhos, comprava-se três porções - e cheiravam bem, e saboreavam bem, com vinagre, outra porção com maionese...
Mas agora vai ao supermercado, compra bolinhos, coloca-os no fogão e depois farta-se do mau cheiro, ventilando o apartamento...


Lembro-me quando os casais/formação terminaram, passando pela vossa casa, depois pelo Teatro Dramático até ao estádio. Havia pequenas lojas como essa ... os carros conduzem nos paralelepípedos (como Stirlitz conduzia no filme), mas eu não atravesso a estrada, e há uma pequena loja de donuts do mesmo lado. Entro e peço 15 a 20 donuts. Mas a vendedora nunca me deu muito açúcar de confeiteiro. Os donuts não sabem bem sem açúcar de confeiteiro. Todos a repreenderam, repreenderam-na durante anos, e repreenderam-na depois de mim. Mas ela nunca (nunca!) deu muito açúcar de confeiteiro.

Depois passa pelo jardim zoológico, come alguns bolinhos no caminho, depois atravessa uma pequena ponte e vira à direita - há uma pequena loja de pelmeni. Encomenda aí três porções de bolinhos de massa.

E depois vai-se para casa lentamente.

------------

Se eu comesse tanto agora, não caberia nas minhas calças para amanhã.

 
Server Muradasilov:

Sempre me perguntei em que vivem os "artistas livres", porque têm muita concorrência para vender uma pintura e tintas, pincéis e telas não são baratos, e ainda conseguem vaguear).


Eles não vivem da venda de quadros, isso é certo. Um arquitecto, envolvido no comércio externo, deve ter ganho bom dinheiro, começou a viajar em 1990 - aos 35 anos de idade, já poderia ter ganho algum dinheiro nessa altura.

 
Sergey Golubev:

Lembro-me que quando as aulas terminavam, passava-se a pé pela sua casa, depois pelo Teatro Teatro Dramático até ao estádio. Há pequenas lojas como essa ... os carros conduzem nos paralelepípedos (como Stirlitz conduzia no filme), mas eu não atravesso a estrada, e há uma pequena loja de donuts do mesmo lado. Entro e peço 15 a 20 donuts. Mas a vendedora nunca me deu muito açúcar de confeiteiro. Os donuts não sabem bem sem açúcar de confeiteiro. Todos a repreenderam, repreenderam-na durante anos, e repreenderam-na depois de mim. Mas ela nunca (nunca!) deu muito açúcar de confeiteiro.

Depois passa pelo jardim zoológico, come alguns bolinhos no caminho, depois atravessa uma pequena ponte e vira à direita - há uma pequena loja de pelmeni. Encomenda aí três porções de bolinhos de massa.

E depois vai-se para casa lentamente.

------------

Se eu comesse tanto agora, não caberia nas minhas calças para amanhã.

Estive numa viagem de negócios a Tbilissi no início dos anos 80, a partir de 10 de Novembro. Estava mais de 10 graus abaixo de zero quando regressei de Moscovo, estávamos à espera de embarque durante umas horas num aeródromo... Quando chegámos a Tbilissi era +20, apenas o paraíso.

Penso que deveríamos ir e ver a exótica cozinha local. Vi um restaurante hinka. Ao entrar vi os nossos bolinhos, apenas maiores, do tamanho de um bolinho de massa. Estou numa fila de espera. Os únicos utensílios que tenho são algumas tigelas de alumínio bastante grandes. Vou até lá e peço cinco deles. O silêncio completo reina à minha volta e todos os georgianos olham para mim com pena mal escondida, como se eu fosse um mendigo. Eu animo-me e levo 10 mil, obviamente mais do que eu queria.

Subo à mesa (uma cantina como 'tenda') e vejo que a porção mínima para homens de verdade é de 50 e é por isso que não há placas normais mas grandes tigelas de alumínio. Uma tigela com hinkali, outra com rabanete, cebola e salada cruzada. Na mesa encontram-se garrafas de Stolichnaya cheias de pimenta vermelha e preta. E cada homem real tem uma garrafa de stolichnaya.


Comi cinco delas com grande dificuldade, comi algumas ervas com um sabor não muito diferente do rábano, mesmo rabanete, e, sob olhares simpáticos de homens reais, deixei o restaurante.


Nunca fui a outra loja de khinkalo, embora pesasse cerca de 100 sem um grama de gordura nessa altura.

 
Não conheço a União Soviética, não tive muito tempo durante 10 anos, mas esses foram os piores momentos. Carências alimentares? Ha! Não havia tal coisa, havia muita comida, cerveja, vinho, vodka, podia-se comer o seu recheio. Os bombeiros costumavam vir ao bar para encher, por vezes mais do que uma vez. Livros, sim para nós este papel usado em 2 casos reuniu, houve feiras de livros desde contos de fadas, a uma fantasia de todos e os escritores estrangeiros traduzidos. Os doces para crianças cheios, pode-se dizer que não é vida mas sim um conto de fadas. Mas o conto de fadas infelizmente não é a minha infância, com 90% das alergias alimentares, duas vezes por ano apressado e iniciado meio mês de inferno, as injecções são dolorosas, cada anel nervoso da dor e da dor paralisa todo o corpo. O meu pai, que estava no exército, bebeu até se tornar alcoólico crónico num tal paraíso; não precisava de nada além de vodka, livros e comida. Em criança tive de ajudar a minha mãe, mesmo que eu não quisesse, ela teve sempre uma discussão difícil. Assim, todos os dias, como burros, caminhávamos do mercado e arrastávamos os munchies, que não sabem, desapareceu sempre tão depressa como se não fôssemos 4 pessoas mas 10. Quando tinha 8 anos, foi-me dada a minha primeira viagem a um campo, não um campo, um campo de concentração! Após 2 semanas em que deixaram entrar os meus pais, exigi imediatamente que me levassem. Limpámos o terreno de manhã, limpámos a noite, depois da limpeza cantamos canções de louvor a Lenine e à festa e fomos obrigados a recitá-las todas. Em 2 semanas fomos dar um passeio uma vez, ao longo da vala para ver o lixo e a água. No final da semana, antes de os meus pais chegarem, foi-nos permitido fazer uma lavagem às 9 da manhã, apagar as luzes, acordar às 6 da manhã, sem descanso. Havia muitas outras porcarias, mas depois do colapso ficou ainda pior, as salsichas foram flutuadas rio abaixo, criaram um défice nas lojas, mas por muito que tentassem comercializá-las, era tudo a mesma coisa. Essa foi a terceira vez que o Estado nos enganou e roubou. O nazismo foi despertado nos locais, tal como nos ucranianos, alguém que pensou ser seu amigo ou colega de classe ontem tornou-se seu inimigo ou nenhum amigo. Idade do recrutamento, há histórias de terror sobre o serviço militar, há muitas deserções e espancamentos com base na etnia. Todos tentam sair do serviço, os comissários militares compreendem e não o levam demasiado a sério. Outro vizinho, Sanaa, um patriota, meteu na sua cabeça que tinha de servir como o seu pai. Pensou que porque o seu pai estava no exército iria ajudar, mas acabou na mesma unidade duas vezes depois de ter desertado. Então o presidente emitiu uma ordem: se quiser entrar para o exército, tem de pagar, se não quiser entrar, tem de pagar de qualquer forma. Nesta onda toda a gente começou a pagar, não a desertar. Foi um período difícil no final dos anos noventa, os salários foram retidos durante seis meses, os negócios foram encerrados, não havia trabalho, vivíamos de bolsas de estudo. O mesmo alarmismo estava a acontecer em Moscovo.
 

Tivemos apenas um problema em Kaliningrado nos anos 90 - não havia dinheiro. Não houve outros problemas - nem problemas nacionais nem outros problemas aqui descritos (e graças a Deus não há nenhum agora), embora tenhamos muitas nacionalidades a viver aqui.

------------------

Recomendo não falar dos anos 90, senão a conversa transformar-se-á facilmente em política...

 
Sergey Golubev:

Tivemos apenas um problema em Kaliningrado nos anos 90 - não havia dinheiro. Não houve outros problemas - nem problemas nacionais nem outros problemas aqui descritos (e graças a Deus não há nenhum agora), embora tenhamos muitas nacionalidades a viver aqui.

------------------

Recomendo que não falemos dos anos 90, pois de outra forma a conversa poderia facilmente transformar-se em política ...


Ha, ha, ... "Recomendo não falar sobre os anos 2000 e 2017, ou a conversa transformar-se-á facilmente em política ..."

 
Denis Sartakov:

Ha, ha,... "Recomendo não falar sobre os anos 2000-2017 ou a conversa virar-se-á facilmente para a política..."


Referia-me ao post anterior ... Leia-o e compreenderá... Se for nesse sentido, com palavras sobre nacionalidades - então, vai definitivamente transformar-se em política com brigas, etc. (com a eliminação de postos e assim por diante). Se não se pode falar dos anos 90 de uma forma diferente, é melhor falar dos anos 70 e 80 (sobre donuts, anos de estudante e titulares de bolsas de estudo de Lenine, por exemplo).

 
Sergey Golubev:

Referia-me ao post anterior ... Leia-o e compreenderá ... Se continuar assim, com uma formulação sobre nacionalidades - transformar-se-á definitivamente em política com brigas, etc. (com a eliminação de postos e assim por diante). Se não se pode falar dos anos 90 de uma forma diferente, é melhor falar dos anos 70 e 80 (sobre donuts, anos de estudante e bolseiros de Lenine, por exemplo).

É melhor recordar que 1 kg de batatas por 10 kopecks, pão por 10 kopecks, ........, queima gás durante um mês com 4 queimadores + forno por apenas 4 kopecks (tínhamo-lo assim). Acontece que havia comunismo, mas não nos apercebemos disso. Ninguém sabia ou precisava de saber que o todo-poderoso dólar existia algures, embora fosse denominado nas profundezas da economia como 60 kopecks (5 rublos no mercado negro).