Interessante e Humor - página 3622

 
 


Há mesmo uma solução para o problema na Wikipédia. Para as pessoas de hoje, os extraterrestres são mais reais do que os deuses)))


"L'indovinello più difficile del mondo"[1] é o nome de um problema lógico proposto pelo filósofo e lógico americano GeorgeBoulos no jornal italiano La Repubblicaem 1992:

Existem três deuses, A, B e C, que são os deuses da verdade, falsidade e acaso numa ordem arbitrária. O deus da verdade diz sempre a verdade, o deus da mentira engana sempre, o deus do acaso pode dizer tanto a verdade como a mentira numa ordem arbitrária. É necessário identificar os deuses fazendo 3 perguntas que podem ser respondidas 'sim' ou 'não'. Cada pergunta é feita apenas a um deus, mas pode fazer mais do que uma pergunta a um deus. Os deuses compreendem a língua, mas respondem na sua própria língua que tem 2 palavras "da" e "ja", e não se sabe que palavra significa "sim" e que palavra significa "não".

Boulos também esclarece alguns pontos da tarefa:

  • Pode-se fazer a um deus mais do que uma pergunta (para que outros deuses não possam ser questionados de todo).
  • Qual será a próxima pergunta e a quem será feita, pode depender da resposta à pergunta anterior.
  • O Deus do acaso responde aleatoriamente, dependendo do giro de uma moeda escondida na sua cabeça: se o inverso sair, ele responde com verdade, se o inverso, ele mente.
  • O Deus da ocasião responde "da" ou "ja" a qualquer pergunta que possa ser respondida por "sim" ou "não".

Outros comentários:

  • Nenhuma pergunta "paradoxal" que possa ser respondida com "da" e "ja", ou que não possa ser respondida de forma alguma. Por exemplo, "Vai responder 'da' agora?

História

Boulos aponta a lógica de RaymondSmallian como o autor do problema e de JohnMcCarthyism como resultado da interpretação pouco clara de "da" e "ja". Pode encontrar problemas semelhantes nos livros de Smallian[2], por exemplo, ele descreve uma ilha onde metade dos residentes são zombies (mentem constantemente), e a outra metade são humanos (dizem constantemente a verdade). A situação é complicada pelo facto de os habitantes da ilha nos compreenderem perfeitamente, mas o Antigo Testamento proíbe-lhes o uso de palavras não nativas. Assim, usam as respostas "bal" ou "da", que significam "sim" e "não" e não é claro qual delas significa o quê. Há uma série de puzzles semelhantes no livro "The Riddle of Scheherazade". Todas estas são variações sobre os conhecidos quebra-cabeçasKnight and Liar de Smallian.

Um desses problemas foi salientado no filme"O Labirinto": há 2 portas e 2 guardas, um diz sempre a verdade, o outro mente sempre. Uma porta leva ao castelo, a outra leva à morte. O objectivo do puzzle é descobrir qual a porta que leva ao castelo, fazendo uma pergunta a um guarda. No filme, Sarah pergunta: "Será que ele [o outro guarda] me vai dizer que esta porta leva ao castelo?"[3]

A solução para o problema

Boulos ofereceu uma solução para o problema no mesmo artigo em que publicou o problema em si. Ele afirmou que a primeira pergunta que temos de fazer é encontrar um deus que não seja um deus do acaso, ou seja, ou é um deus da verdade ou um deus da mentira. Há muitas perguntas que podem ser feitas para alcançar este objectivo. Uma estratégia é utilizar ligações lógicas complexas na própria questão.

A pergunta de Boulos: "Será que 'da' significa 'sim' se e só se você for um deus da verdade e o deus B for um deus do acaso? Outra versão da pergunta: "É estranho o número de afirmações verdadeiras na seguinte lista: você é o deus da mentira, 'ja' significa 'sim', B é o deus do acaso"?

A solução do problema pode ser simplificada utilizando declarações contraditórias( contrafactuais)[4][5]. A ideia desta solução é que para qualquer pergunta Q que requeira uma resposta de 'sim' ou 'não', pergunte ao deus da verdade ou ao deus da mentira:

  • Se eu lhe perguntar Q, vai responder "ja"?

A resposta seria "ja" se a resposta correcta a Q for "sim", e "da" se a resposta correcta for "não". Para provar isto, podemos olhar para as oito escolhas possíveis sugeridas pelo próprio Boulos.

  • Suponhamos que "ja" significa "sim" e "da" significa "não":
    • Perguntámos ao deus da verdade e ele respondeu "ja". Uma vez que diz a verdade e a resposta correcta a Q é "ja", significa "sim".
    • Perguntámos ao deus da verdade e ele respondeu "da". Uma vez que fala a verdade e a resposta correcta à pergunta Q é "da", ela denota "não".
    • Perguntámos ao deus das mentiras e ele respondeu "ja". Uma vez que ele mente sempre, portanto a resposta à pergunta Q é "da". Portanto, a resposta correcta à pergunta é "ja", que significa "sim".
    • Perguntámos ao deus das mentiras e ele respondeu "da". Uma vez que ele mente sempre, por isso, para questionar Q ele responderá "ja". Portanto, a resposta correcta à pergunta é "da", que significa "não".
  • Suponhamos que "ja" significa "não" e "da" significa "sim":
    • Perguntámos a Deus a verdade e ele respondeu "ja". Uma vez que ele diz a verdade e a resposta correcta à pergunta Q é "da", significa "sim".
    • Perguntámos ao deus da verdade e ele respondeu "da". Uma vez que fala a verdade e a resposta correcta à pergunta Q é "ja", ela denota "não".
    • Perguntámos ao deus das mentiras e ele respondeu 'ja'. Uma vez que ele está sempre a mentir, portanto a resposta à pergunta Q é "ja". Mas porque mente, a resposta correcta a Q é "da", que significa "sim".
    • Perguntámos ao deus das mentiras e ele respondeu "da". Uma vez que ele mente sempre, portanto a resposta à pergunta Q é "da". Mas porque mente, a resposta correcta à pergunta Q é "ja", que significa "não".

Usando este facto, podemos fazer perguntas:[4]

  • Vamos perguntar a deus B: "Se eu te perguntar "será deus A um deus do acaso?", irás responder "ja"? Se deus B responde "ja", então ou é um deus do acaso (e responde aleatoriamente), ou não é um deus do acaso, e de facto deus A é um deus do acaso. Seja como for, deus C não é um deus do acaso. Se B responder 'da', então ou é um deus do acaso (e responde aleatoriamente), ou B não é um deus do acaso, o que significa que o deus A também não é um deus do acaso. Seja como for, deus A não é um deus do acaso.
  • Vamos perguntar a um deus que não é um deus do acaso (com base nos resultados da pergunta anterior, seja A ou C): "Se eu te perguntar, 'és um deus das mentiras?", responderás 'ja'? Como ele não é um deus do acaso, a resposta "da" denota que ele é um deus da verdade, e a resposta "ja" denota que ele é um deus da mentira.
  • Vamos perguntar ao mesmo deus "Se eu vos perguntar: "Deus B é um deus do acaso?", responderão "ja"? Se a resposta for "ja" então deus B é um deus do acaso, se a resposta for "da" então o deus ainda não falado é um deus do acaso.

O deus restante é determinado pelo método de eliminação.

 
Aleksandr Prishenko:


Há mesmo uma solução para o problema na Wikipédia. Para as pessoas de hoje, os extraterrestres são mais reais do que os deuses)))

Há cerca de três ou mais anos, quando havia um fórum separado mql4.com, já resolvemos este problema :) E não só a resolvemos com sucesso, como demos provas em língua booleana :)

Seja como for, é interessante e merece realmente atenção. Aqueles que não trabalharam com ele podem tentar resolvê-lo.

Nos anos noventa enfrentei o problema de Einstein - havia 5 casas, 5 pessoas de diferentes nacionalidades, etc. O problema veio-me de uma questão soviética de Ciência e Vida. Picou-me porque, segundo as próprias palavras de Einstein, só pode ser resolvido por 7% da população mundial. Estava curioso, poderia eu? Peguei numa folha de papel e numa caneta, e levei cerca de duas horas, mas encontrei uma solução. Soube-me bem saber que o podia fazer. E só anos depois soube que, quando Einstein tinha formulado o problema, tinha dito que ele devia ser resolvido na mente, e não no papel :) Era aí que eu flutuava :)))))))))

 
Vitaly Murlenko:

Há cerca de três ou mais anos, quando havia um fórum separado mql4.com, já resolvemos este problema :) E não só a resolvemos com sucesso, como demos provas em língua booleana :)

Seja como for, é interessante e merece realmente atenção. Aqueles que não trabalharam com ele podem tentar resolvê-lo.

Nos anos noventa enfrentei o problema de Einstein - havia 5 casas, 5 pessoas de diferentes nacionalidades, etc. O problema veio-me de uma questão soviética de Ciência e Vida. Picou-me porque, segundo as próprias palavras de Einstein, só pode ser resolvido por 7% da população mundial. Estava curioso, poderia eu? Peguei numa folha de papel e numa caneta, e levei cerca de duas horas, mas encontrei uma solução. Soube-me bem saber que o podia fazer. E só anos depois soube que, quando Einstein tinha formulado o problema, tinha dito que ele devia ser resolvido na mente, e não no papel :) Foi aí que eu entrei :)))))))))

Dizem que Einstein era um brincalhão, como é que ele conhecia a percentagem de pessoas que podiam resolver o problema? )

Também a resolvi em cerca de 2 horas, não em papel, mas com o problema à minha frente na forma de uma mesa.

 
Alexandr Bryzgalov:

Diz-se geralmente que Einstein foi um brincalhão, como é que ele conhecia a percentagem de pessoas que poderiam resolver o problema? )

Também levou cerca de duas horas a resolvê-lo, não no papel, mas eu tinha o problema à minha frente sob a forma de uma mesa.


No tempo de estudante no 4º ano (há cerca de 5 anos) no dormitório durante meia hora resolveu-o oralmente, com uma tarefa de texto impresso.
Não há aí nada de complicado.
 
.
Минфин РФ предупредил о возможной сверхплановой покупке не менее $1 млрд
Минфин РФ предупредил о возможной сверхплановой покупке не менее $1 млрд
  • bankir.ru
Рубль переукреплен от фундаментальных значений на 10–12%, и это дает Минфину РФ возможность до конца текущего года купить валюту на сумму не менее $1 млрд сверх тех операций, которые он делает для пополнения Резервного фонда. Об этом заявил министр финансов Антон Силуанов. Как сообщает «Прайм», министр считает, что рубль переукреплен от...
 
.
«Яндекс.Деньги» запускают арбитражный сервис
«Яндекс.Деньги» запускают арбитражный сервис
  • bankir.ru
«Яндекс.Деньги» c 20 марта начинают тестирoвать арбитражный сервис: кoмпания сoбирается сама компенсировать потери пoкупателей из-за oшибoк в дoставке интернет-магазинoв, слишкoм дoлгой дoставки или невыполненнoгo заказа. Тестирование сервиса продлится до 20 мая, затем компания примет решение о его дальнейшем развитии. Как пишут «Ведомости»...
 

Que posição!

  1. Se a posição aberta for inferior ou igual a 50.000.000 USD, a alavancagem permissível é de 1:500. Se a posição aberta estiver entre 50.000.000 USD e 200.000.000 USD, a alavancagem permissível é de 1:200. Se a posição aberta for superior a 200.000.000 USD, a alavancagem permitida é de 1:100.


 
Yousufkhodja Sultonov:

Que posição!

  1. Se a posição aberta for inferior ou igual a 50.000.000 USD, a alavancagem permissível é de 1:500. Se a posição aberta estiver entre 50.000.000 USD e 200.000.000 USD, a alavancagem permissível é de 1:200. Se a posição aberta for superior a 200.000.000 USD, a alavancagem permitida é de 1:100.


É bem possível que se trate apenas de um movimento de relações públicas para construir a confiança dos clientes na monumentalidade e seriedade da empresa.
 
Yousufkhodja Sultonov:

Que posição!

  1. Se a posição aberta for inferior ou igual a 50.000.000 USD, a alavancagem permissível é de 1:500. Se a posição aberta estiver entre 50.000.000 USD e 200.000.000 USD, a alavancagem permissível é de 1:200. Se a posição aberta for superior a 200.000.000 USD, a alavancagem permitida é de 1:100.

Veio até si também. Parece que temos o mesmo CD).

Na verdade, são estes os termos de troca).