Inteligência Artificial 2020 - há progressos? - página 12

 
Vitaliy Maznev:

Provavelmente falo muito, vou tentar fazer menos afirmações e fazer mais perguntas. Há isso, admito.

 
Aleksandr Yakovlev:

Farei a minha parte nesta discussão.

grande vantagem

 
Aleksandr Yakovlev:

Como seres humanos, sabemos de que são feitos o vidro, o silício, o ferro, a água e outros materiais físicos.

Nós próprios sabemos do que somos feitos. Podemos desmontar tudo em moléculas e átomos.

Mas há um tropeço. Não sabemos o que é a electricidade.

Do que é feito, da sua estrutura, não se pode vê-lo ao microscópio, etc.

Bem, sim, Alexander. Se utilizar um microscópio para medir e analisar as propriedades da electricidade, este percorre um longo caminho e, durante muito tempo, não há qualquer argumento.

Há uma opinião de que a electricidade é energia. Uma forma de energia. Provavelmente não é composto de moléculas, por isso não faz muito sentido abordá-lo a partir desse ângulo. Por outro lado, a electricidade tem sido medida, gerada e utilizada mesmo para necessidades domésticas. Além disso, descobriu-se que os mesmos neurónios transmitem informação através de impulsos energéticos manifestados, entre outras coisas, na componente electromagnética.

Tenho uma pergunta a fazer-lhe: que dados faltam sobre electricidade e para que fins? O que acha que é necessário saber sobre a electricidade? O que é desconhecido? E o que é que isto tem a ver com IA?

 
Aleksei Stepanenko:

Provavelmente falo muito, vou tentar fazer menos afirmações e fazer mais perguntas. Há isso, admito.

Não estou a tentar discutir ou repreender. Não pretendo dizer menos e perguntar mais. Mas vale definitivamente a pena ir um pouco mais fundo antes de tirar conclusões precipitadas. É jovem, mas já tem tantas barreiras percebidas... Com tal auto-reflexividade, como se pode sequer viver nesta sociedade humana já de si limitada? :)

 
Vitaliy Maznev:


Tenho uma pergunta para si: Que dados faltam sobre electricidade e para que fins? O que acha que precisa de saber sobre electricidade? O que é desconhecido? E o que é que isto tem a ver com a IA?

Tenho uma contrapergunta para si.

O que define VOCÊ? Exactamente como pessoa. Carne, fluidos, ossos, matéria cinzenta na cabeça?

Ou talvez sejam os processos eléctricos na sua cabeça que definem o seu eu?

 
Aleksandr Yakovlev:

Tenho uma contrapergunta para si.

O que define VOCÊ como uma pessoa? A carne, os fluidos, os ossos, a matéria cinzenta na sua cabeça?

Ou talvez sejam os processos eléctricos na sua cabeça que definem o seu eu?

A questão simplesmente não é muito correcta. Nada do acima referido é o eu mental, se estivermos a falar especificamente de consciência e percepção. No entanto, o SNC é também diagnosticado através de flutuações electromagnéticas com encefalogramas. E, pelos mesmos métodos, pode-se influenciar o ser. Há mesmo campos científicos inteiros dedicados aos ajustamentos e à manipulação da psique e dos reflexos. I.P. Pavlov, I.V. Smirnov, Jose Delgado, e muitos outros já lidaram com isto.

Se procura uma resposta à pergunta "onde está o eu psíquico?", eu responderia desta forma: o eu psíquico está na esfera da energia. O ser tem não só um componente físico (orgânico) mas também uma forma enérgica. E os cientistas e desenvolvedores acima mencionados, em princípio, procederam a partir disto aproximadamente. Estavam a manipular reflexos, nervos e psique por meio de impulsos electromagnéticos, radiações, etc.

Se alguma coisa não estiver clara, ou não estiver totalmente expressa, por favor pergunte.

 
Nikolai Karetnikov:

Peter,

se o seu inglês for bom, recomendo o canal youtube de Alex Friedman.

Em resumo, o termo IA foi desmontado pelos marketeiros, existem câmaras de telemóvel com IA, sistemas de reconhecimento facial também são IA, MFPs com IA identificam o tipo de documento a ser digitalizado (encomenda, memorando, factura, etc., etc.). Aqui está outro exemplo impressionante da utilização de IA estreita do Google https://www.youtube.com/watch?v=D5VN56jQMWM&feature=youtu.be&t=59. O Sberbank teve recentemente um serviço de alerta telefónico semelhante para ofertas especiais.

A IA estreita não surpreende ninguém há muito tempo. Não há nenhum avanço na inteligência artificial ampla ou IA geral e não é esperado.

Obrigado pela ligação. Muitos vídeos, vou explorar o conteúdo de forma consistente.

Sobre o assunto: a partir de hoje, não há IA num sentido global. Existe um certo complexo de software que desempenha funções individuais de inteligência, constituído por vários blocos de construção especiais: bases de dados temáticas, estruturadas (são também bases de conhecimento ou gráficos de conhecimento), intérprete de linguagem humana transformando os pedidos humanos em chamadas de programação de funcionalidade interna ou de informação, com retorno ao utilizador no seu todo, em forma de bloco, sem redução de expressão e generalização de significado. Por outras palavras, o utilizador recebe sempre de antemão texto ou discurso preparados, inalterados. Operador linguístico de pedidos (processador linguístico NLP) - tem interface de texto ou de fala e transforma a fala em comandos, mas não pode converter os seus dados em diferentes formas linguísticas usando a sua compressão com manutenção do sentido. Portanto, os chatbots são muito ineficientes nos centros de atendimento telefónico. Numerosos tipos utilizam uma ou duas tecnologias comuns nas mais diferentes aplicações que existem actualmente no mercado. Existem também redes neurais (que ainda não descobri), mas o seu princípio também pode ser facilmente descrito.

O que é que falta neste momento? - Um análogo do processo de pensamento modulado em software. Porque não? - Porque ninguém compreende bem este processo - é extraordinariamente complexo e contraditório, o que confunde os criadores. É como agarrar e descrever com precisão a estrutura de um riacho de Niágara em queda livre enquanto o observa durante horas a fio. É o mesmo com o pensamento humano - um turbilhão interminável de pensamentos em que é difícil compreender e captar os padrões.

Tenho o prazer de dizer que um grande avanço na IA está para vir, e será uma IA "pensante". Estou convencido de que é possível desvendar o algoritmo de pensamento.

 
Реter Konow:

O que é que falta hoje? - Um análogo do processo de pensamento modulado no software. Porque não? - Porque ninguém realmente o compreende- é extraordinariamente complexo e contraditório.

Pergunto-me por mim mesmo, o que é exactamente complicado no processo de pensamento? Especialmente no processo de pensar de que a sociedade sofre. Eu não sou um codificador. Posso imaginar algumas dificuldades na escrita do código. Mas fundamentalmente não consigo identificar quaisquer dificuldades em relação ao pensamento. Ajude com isso.

 
ConservatoryFixed:
Sim.

Não encontrei nada com que discutir. Tenho de concordar que a velocidade de desenvolvimento da IA depende do interesse das pessoas e da propaganda em torno do tema. No entanto, esta tecnologia é a formação de sistemas, o que significa que, tal como computadores, telemóveis e tecnologia atómica, tornar-se-á parte integrante da civilização e "substituirá protéticamente" um número incrível de funções humanas. Não há fuga deste "espelho", porque a missão muito existencial do homem é a autoconsciência, enquanto que a IA é a sua encarnação física.

 
Vitaliy Maznev:

Pergunto-me por mim mesmo, o que é exactamente difícil sobre o processo de pensamento? Especialmente no processo do tipo de pensamento de que a sociedade sofre. Eu não sou um codificador. Posso assumir certas dificuldades na escrita do código. Mas fundamentalmente não consigo identificar quaisquer dificuldades em relação ao pensamento. Ajude com isso.

Dificilmente posso ajudar - eu próprio ainda não o compreendo muito bem. Tudo o que sei é que o algoritmo de pensamento existe e nós somos inteligentes porque É.