Econometria: bibliografia - página 9

 

Encontrei um curioso artigo sobre o tema da causalidade entre as aspas.

Normalmente, a conexão é considerada no fórum como correlação.

O próximo passo é a cointegração, proposta pela Granger em 1969. Esta é uma definição mais precisa da relação de causalidade entre duas citações. O que se entende é o seguinte: são tomados dois quocientes não estacionários, que têm a seguinte propriedade: se tomarmos o mesmo número de diferenças de cada quociente, ou seja, ambos os quocientes têm a mesma integração (geralmente um - I(1)), então o residual será estacionário. Então, para estes dois quocientes não estacionários, podemos encontrar um vetor pelo qual, multiplicando um dos quocientes e adicionando-o ao primeiro, obtemos uma nova série estacionária. Ou seja, a soma das duas séries não estacionárias gera uma série estacionária.

Isto funciona para detectar movimentos síncronos em intervalos curtos.

O artigo sugere a identificação desses movimentos síncronos de duas citações em intervalos longos.

Arquivos anexados:
 
É assim que se chega à Definição de uma Cruz entre os pares principais, durante seu fluxo :-) e de lá não é muito longe para a negociação de pares :-)
 
Aleksander:
É assim que se chega à Definição de uma Cruz entre os pares principais, durante seu fluxo :-) e de lá não é muito longe para a negociação de pares :-)
Comércio de pares e cointegração são sinônimos, para mim.
 
Se houver uma cointegração entre três ou mais instrumentos, não haverá emparelhamento comercial.
 
Mathemat:
Se houver uma cointegração entre três ou mais instrumentos, não haverá emparelhamento comercial.
A maior parte das pessoas aqui não tem a mesma opinião sobre o comércio. Em um fio paralelo, pedi provas, e recebi a resposta: o que você não vê, está tudo claro na imagem.
 

Eu gostaria de encontrar um algoritmo em algum lugar para pessoas burras - digamos, para três instrumentos. Vou convertê-lo para um cinco.

Você pode sugerir algo mais fácil, SunSunich?

Eu digitei "cointegração" na caixa de busca e imediatamente me deparei com os postos da hrenfx. Aí está.

 
Mathemat:

Eu gostaria de encontrar um algoritmo em algum lugar para pessoas burras - digamos, para três instrumentos. Vou convertê-lo para cinco.


O algoritmo é elementar, desde que o portfólio cointegrado seja encontrado. Para encontrar o portfólio, use o método Johansen.

Que W=(W[1], ..., W[n]) seja vetor cointegrante, é assumido constante. Alguns de seus elementos têm sinais positivos, outros têm sinais negativos (este ponto deve ser óbvio ;) ).

No tempo t, o vetor miprices(t)=(M[1](t), ..., M[n](t))=0,5*(bid[1](t)+ask[1](t), ...., bid[n](t)+ask[n](t)) e spreads(t)=(S[1](t), ..., S[n](t))=(ask[1](t)-bid[1](t), ..., ask[n](t)-bid[n](t)). Os colchetes representam um número de instrumento (de 1 a n).

Precisamos calcular dois preços: preço de compra da carteira da BasketAsk (posição longa para os instrumentos para os quais W[i]>0; posição curta para os instrumentos para os quais W[i]<0) e preço de venda da carteira da BasketBid (posição curta para os instrumentos para os quais W[i]>0; posição longa para os instrumentos para os quais W[i]<0). Os custos de transação (eles aumentam o preço de compra e diminuem o preço de venda, apenas o spread é ainda considerado, pois o restante depende do mercado, tipo de instrumento, corretor, etc.).

BasketBid(t) = soma(i = 1 ... n) { W[i] * (M[i](t) - 0,5 * S[i](t) * sinal(W[i]) }

BasketAsk(t) = soma(i = 1 ... n) { W[i] * (M[i](t) + 0,5 * S[i](t) * sinal(W[i]) }

Assim, para cada ponto no tempo, podemos calcular o valor de compra e venda da carteira.

A tarefa é comprar barato, vender caro.

O portfólio é cointegrado, o que significa que durante a análise foram construídas algumas séries de resíduos do modelo de cointegração. Calcule o pagamento esperado (que seja V). Compramos a carteira quando o preço da BasketAsk é inferior a V menos algum limiar T. Vender a carteira, quando o preço da BasketBid for maior que V + T. O limiar T é selecionado de tal forma que duas condições são cumpridas:

1. reembolsar custos de transação e ter lucro.

2. O número de negócios deve ser suficientemente grande. Se o limiar for muito alto - você raramente terá muito lucro. Se o limiar for muito baixo - muitas vezes você terá um pequeno lucro. Se o limite for muito baixo, muitas vezes você incorrerá em perdas no valor dos custos de transação.

Há mais maneiras, mas são mais típicas para os bots HFT, que normalmente não são escritas em MQL.

p.s. É muito importante expressar absolutamente todos os preços e spreads na mesma unidade. Sempre na mesma moeda. Isto se aplica à fase de construção do portfólio, bem como à fase de exploração. Se um instrumento for negociado em outra moeda - você precisa considerar o custo de cobertura com uma moeda à vista ou futuros sobre a taxa de câmbio correspondente.

A Matemática, espero, explicou em detalhes. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato comigo.

 
Mathemat:

Eu gostaria de encontrar um algoritmo em algum lugar para pessoas burras - digamos, para três instrumentos. Vou convertê-lo para um cinco.

Você pode sugerir algo mais fácil, SunSunich?

Eu digitei "cointegração" na busca e imediatamente me deparei com os postos da hrenfx. Aí está.

Veja aqui.

Em séries temporais econométricas e cointegração.

Há um livro como este, veja o índice no anexo.

Arquivos anexados:
 
Mathemat:


Ver comunicação pessoal.
 
Mathemat:

Eu gostaria de encontrar um algoritmo em algum lugar para pessoas burras - digamos, para trêsinstrumentos. Vou convertê-lo para um cinco.

Você pode sugerir algo mais fácil, SunSunich?

Eu digitei "cointegração" na busca - e imediatamente me deparei com os postosda hrenfx. está.

ou talvez você possa usar uma ferramenta de Leonid? aqui está um spread de índice triplo (spread de trêsinstrumentos)

a descrição do indicador - ver página 67 da revista Leprechaun (10ª edição de 2010)...

O princípio básico de se espalhar por 2 pares - ver Quasi Arbitragem em Negociaçãoa Curto Prazo

http:// www. procapital. ru/showthread.php?t=28081

Mais pernas podem ser inseridas no indicador, de acordo com o mesmo princípio.


Arquivos anexados: