Obras-primas da criatividade literária

 


Muito bem escrito...

O sol da primavera e o ar fresco cansaram minhas pernas, então eu me sentei em um banco.

Eu me espremi um pouco ao sol e fumei um cigarro.

Um som estridente atrás do banco me despertou da exaustão da mola doce. Virei-me e vi um menino de cerca de seis anos de idade, olhando atentamente debaixo do banco. O garoto andou tranquilamente ao redor do banco, ainda procurando por algo debaixo dele.

Após o nascimento de meu filho, tenho uma atitude completamente diferente em relação às crianças.

Eu olho para o bebê.

Suas roupas são terrivelmente pobres, mas parecem limpas. Há uma mancha suja no nariz dele. O olhar, o olhar em seus olhos me impressionou. Havia algo muito crescido, muito independente nele. Eu pensei que estava imaginando coisas, você não pode ter um olhar assim aos seis anos de idade. Mas era a maneira como o garoto olhava debaixo do banco.

Tirei minha chiclete e coloquei a pastilha na boca. O bebê desviou seu olhar para minhas mãos por um momento, depois baixou imediatamente os olhos para o chão.

- Tio levante seus pés, por favor", disse o garoto olhando para mim.

Eu levantei meus pés acima do chão mais por surpresa do que conscientemente. O menino se agachou e olhou cuidadosamente para o chão debaixo dos meus pés.

- Aqui também não", suspirou o garoto.

- Mascar chiclete?" perguntei, olhando para o homenzinho.

- O que é seu, eu gosto de frutado", respondeu ele.

- Eu tenho uma pastilha de menta, - eu tirei e dei a pastilha na palma da minha mão.

Ele hesitou um pouco, pegou o bloco e colocou-o em sua boca.

Eu sorri quando vi suas mãos, as mãos habituais de uma criança pequena, sujas como o inferno.

Olhamos um para o outro e mastigamos chicletes.

- Está bonito hoje, está quente", disse eu.

- Sem neve, isso é muito bom", disse ele pensativamente.

- O que a neve o impediu de fazer?



- Você não pode ver nada debaixo da neve", disse o garoto.

O garoto colocou suas mãos nos bolsos, olhou para mim e disse:

- Estou indo, vai escurecer logo e quase não encontrei nada, obrigado pela pastilha elástica", ele se virou e andou pela viela olhando para o chão.

Eu não podia dizer exatamente o que me fez chamar por ele, provavelmente algum respeito adulto pela criança sensata.

- O que você está procurando", perguntei eu.

O garoto fez uma pausa, e depois de um momento de reflexão, perguntou:

- Você não vai dizer a ninguém?

- Hm ninguém, é um segredo?" levantei minhas sobrancelhas de surpresa.

- É meu segredo", disse o garoto.

- Muito bem, prometo que não vou contar", disse eu com um sorriso.

- Estou à procura de centavos, há muito no beco se você souber onde procurar. Há muitos debaixo das bancadas, encontrei muitos deles no ano passado.

- Moedas?" perguntei eu.

- Sim, moedas.

- No verão passado você estava procurando por eles aqui também?

- Sim, - o rosto do bebê se tornou muito sério.

- E hoje você encontrou muita coisa, - eu lhe perguntei curiosamente.

- Certo, disse ele, e meteu a mão no bolso de suas calças.

E a mãozinha tirou um pedaço de papel do bolso. O garoto se agachou, desdobrou o papel e o colocou na calçada. Algumas moedas brilharam no papel. Apanhando, o garoto pegou as moedas do papel e as colocou em sua mão pequena e suja. Seus lábios se moviam ao mesmo tempo, como se ele estivesse contando suas descobertas com muita diligência. Alguns minutos se passaram, e eu o olhei sorridente.

- Quarenta e oito kopecks", disse ele, derramou as moedas em um jornal, embrulhou-as e colocou-as em seu bolso de calças.

- Uau, então você é rico", eu disse, sorrindo ainda mais.

- Não, não muito, ainda não, mas encontrarei muito durante o verão.

Eu me lembrei de meu filho, e de mim mesmo, e quem não recolhe dinheiro para doces ou brinquedos quando criança?

- Você faz coleta para doces?

O garoto estava franzindo o sobrolho, sem dizer nada.

- Oh, talvez por uma arma?" perguntei-lhe novamente.

O menino franziu ainda mais o sobrolho, e permaneceu em silêncio.

Percebi que minha pergunta estava fora de linha, percebi que havia tocado algo muito importante, e talvez pessoal, na alma do homenzinho.

- Bem, não fique bravo, boa sorte e muitas moedas, você estará aqui amanhã?

O garoto olhou para mim de alguma forma muito triste e disse calmamente:

- Eu estarei aqui todos os dias se não chover.

Foi assim que meu conhecido e mais tarde minha amizade com Ilyusha (como ele mesmo se chamava) começou. Todos os dias eu vinha para o beco e me sentava no banco. Ilya vinha, quase sempre ao mesmo tempo, e eu lhe perguntava, como era a captura? Ele agachou, desembrulhou o jornal e contou suas moedas com grande diligência. Nem uma vez houve mais do que um rublo.

Depois de alguns dias de nosso conhecido, eu lhe sugeri:

- Ilyusha, tenho aqui algumas moedas, você gostaria de adicioná-las à sua coleção?

O garoto pensou por muito tempo e disse:

- Não, você não pode simplesmente fazer isso, minha mãe me disse que você deve sempre dar algo por dinheiro, quantas moedas você tem?

Eu contei os coppers na palma da minha mão.

- Exatamente 45 kopecks", eu disse com um sorriso.

- Eu volto já", e o menino desapareceu nos arbustos mais próximos.

Em alguns minutos ele retornou.

- Aqui, eu te dou isto pelas moedas", disse o garoto, e estendeu sua mão para mim.

Havia um pedaço de lápis vermelho, uma embalagem de bombom e um pedaço de vidro verde de uma garrafa.

Assim, fizemos nosso primeiro acordo.

Todos os dias eu o levava trocado, e saí com os bolsos cheios de seus tesouros, na forma de bonés de cerveja, clipes de papel, isqueiros quebrados, lápis, carrinhos e soldadinhos de brinquedo. Ontem eu escapei fabulosamente "rico", por 50 kopecks de troco, consegui um soldado de plástico sem braço. Tentei recusar uma troca tão injusta, mas o pequenote foi tão firme em sua decisão quanto o concreto armado.

Mas um dia o garoto recusou o acordo, não importava como eu o convencesse, ele era inflexível.

E no dia seguinte ele recusou.

Durante dias eu tentei entender por que, por que ele não queria tirar mais moedas de mim? Logo percebi que ele havia me vendido toda sua riqueza pouco sofisticada e não tinha nada a me dar em troca de minhas moedas.

Eu fui às escondidas. Cheguei um pouco mais cedo e discretamente joguei algumas moedas sob as bancadas. O garoto vinha para o beco e encontrava minhas moedas. Ele os pegava, agachado aos meus pés, e os contava com um olhar sério.

Acostumei-me a ele, me apaixonei pelo homem. Eu me apaixonei por seu julgamento, por sua independência e por sua insistência em encontrar moedas. Mas todos os dias eu me perguntava por que ele estava coletando moedas para o segundo ano?

Eu não tinha resposta para essa pergunta.

Quase todos os dias eu lhe trazia doces e chicletes. Ilyusha estava feliz em lanchar neles.

Eu também notei que ele raramente sorria.



Exatamente uma semana atrás, o pequeno não veio ao beco, não veio no dia seguinte e não veio durante a semana inteira. Nunca pensei que ficaria tão preocupada e esperando por ele.



Ontem eu vim ao beco na esperança de ver Ilyusha.

Eu o vi, meu coração quase voou para fora do meu peito. Ele estava sentado no banco, olhando para o asfalto.

- Olá Ilyusha, - eu disse sorrindo, - por que você não veio, não choveu, deve haver algumas moedas debaixo do banco, e você está perdendo tempo.

- Eu não tive tempo, não preciso de moedas", disse ele muito silenciosamente.

Sentei-me no banco ao seu lado.

- Por que você está triste, irmão, como assim, não tive tempo, não preciso deles, pare, nos diga o que você tem, eu lhe trouxe algumas moedas, e lhe dei minha mão com moedas.

O menino olhou para sua mão e disse calmamente:

- Eu não preciso de mais moedas.

Eu nunca pensei que uma criança de seis anos pudesse falar com tanta amargura e desesperança em sua voz.

- Ilyusha, o que aconteceu? - Eu lhe perguntei e coloquei meu braço em torno de seus ombros - para que você precisava dessas moedas afinal?

- Para meu pai, eu estava coletando moedas para meu pai, - lágrimas saíram dos olhos do meu bebê, lágrimas de bebê.

Minha boca estava seca e eu me sentei ali, incapaz de dizer uma palavra.

- Para que o papai precisava deles?" Minha voz traiu traiçoeiramente.

O bebê sentou-se de cabeça baixa, e pude ver lágrimas caindo sobre seus joelhos.

- A tia Vera disse que nosso pai bebia muita vodka, e mamãe disse que meu pai podia ser curado, ele estava doente, mas isso custaria muito dinheiro, então eu recolhi para ele. Eu já tinha muitas moedas, mas não tinha tempo, suas lágrimas corriam pelas bochechas abaixo.

Eu o abracei e o abracei.

Ilya gritou em voz alta.

Eu o segurei contra mim, acariciei sua cabeça e nem sabia o que dizer.

- O papai se foi, morreu, ele é muito bom, é o melhor papai do mundo, e eu não consegui", o bebê soluçou.

Eu nunca havia experimentado um choque tão grande em minha vida, lágrimas saíram dos meus olhos.

O bebê se afastou bruscamente, olhou para mim com os olhos cheios de lágrimas e disse:

- Obrigado pelas moedas, você é meu amigo", ele se virou, enxugando suas lágrimas na corrida e correu pela viela.

Olhei para ele, chorei e olhei para este pequeno homem que havia sido posto à prova pela vida no início de sua jornada e percebi que não podia ajudá-lo em momento algum.

Eu nunca mais o vi no beco. Todos os dias, durante um mês, eu ia para nossa casa, mas ele não estava lá.

Eu vinha muito menos agora, mas nunca mais o vi, o verdadeiro homem Ilyusha, de seis anos de idade.

Até hoje, eu atiro moedas para debaixo do banco, porque sou amigo dele, então ele sabe que estou por perto.
 
drknn >>:


Очень сильно написано...


Uma boa lição de gentileza.
 

Mikhail Weller. Guru

Uma citação....
"Um bom texto é uma linguagem codificada, tem uma linguagem suprasemântica
charme e é compreendido pela leitura lenta".
"Não tenha medo de contradições na narrativa - elas permitem que você considere
"Não tenha medo de contradições - elas permitem que você olhe o assunto de ângulos diferentes, enriquecendo-o.
"Um conto verdadeiro é um romance codificado".
"A prosa curta ainda não conheceu um mestre do contraponto".
E muito mais. Mesmo assim, eu não conseguia dormir.
O dia do funeral foi comum, cinzento, sem marcas. E ele
deitado no caixão - ninguém, não ele; e eu sei como o necrotério prepara o corpo para
para o enterro...

 
drknn >>:


Очень сильно написано...

E o nome do autor?
 

//Find it there...

"A literatura é possível sem crítica, mas a crítica é impossível sem literatura.
(Apreciem o frescor do pensamento!)
A literatura cria seu próprio mundo, mas a crítica não.
Este crítico só me come como uma minhoca come uma maçã! E onde ele come...
onde come, caga. Quem é você?!
A crítica é quando um crítico ensina um escritor como ele, o crítico, escreveria
o que ele, o crítico, teria escrito se ele, o crítico, pudesse escrever.
O crítico reage de forma excepcionalmente forte às críticas de sua própria
ele o percebe como um tabu. Embora seja lisonjeiro ser elevado
pelo fato de criticar até o nível dos criticados, pelo qual ele se esforça!

Escritor: -- Eu sou um escritor.
Trabalhador: -- Eu acho que você é uma merda.
Crítico: -- O outro é uma merda. Este aqui é um gênio.

......Mikhail WELLER
18.01.2000

 
denis_orlov >>:
А имя автора ?
Não sei de quem é. Eu gostei - salvei no meu computador. Hoje eu estava ordenando os dados e me deparei com esta história.
 

+10

 

Natalia Ochkur

Sou Mulher, por isso sou atriz, tenho cem rostos e mil papéis.

Eu sou uma Mulher, portanto sou uma Rainha, a amada de todos os reis terrenos.

Sou uma Mulher, o que significa que sou escrava do gosto salgado dos erros.

Eu sou a Mulher, o que significa que eu sou o deserto que vai queimar você.

Eu sou Mulher, sou forte de vontade, mas você sabe, mesmo que a vida seja uma luta,

Sou uma mulher, sou fraca até o ponto da dor

♪ Sou uma mulher, por isso sou o Destino ♪

Eu sou uma Mulher Eu sou apenas um flash de paixão, mas tenho paciência e trabalho duro,

Eu sou a Mulher Eu sou aquela grande felicidade que não é nada acarinhada.

Sou uma Mulher, e é por isso que sou perigosa, fogo e gelo somente em mim.

Sou Mulher, e por isso sou bonita desde a infância até a velhice de cabelos grisalhos.

Eu sou Mulher, e todas as estradas do mundo levam a mim, não a Roma.

Eu sou Mulher, sou escolhida por Deus, embora já castigada por Ele...

***

Três libras de verdade, um quilo de engano,

Três gramas de fidelidade, um quilo de maldade,

Dez quilos de insolvência,

Vinte e dois baldes de pretensão.

Um oitavo de um grama de honra,

E uma grama de constância,

Aos homens duzentas toneladas de ganância,

Três toneladas de ganância por dinheiro.

Agora junte tudo isso,

Acrescente três baldes de droga,

Colocar tudo em um lugar legal ♪

E aqui está a alma de uma mulher!!!))

***

Você está chorando, querida? Não seja,

Pois este é apenas o julgamento de Deus,

♪ Os passos do inferno gelado ♪

♪ E meus pés descalços estão queimando ♪

Mas eu estou descendo. Eu vou descer,

O círculo dos pecados de outras pessoas está fechado...

Não há fogo, apenas escuridão e umidade,

E sonhos sem sonhos.

Não há demônios e não há maldições,

Mas dor chata,

E o sabor amargo da perda,

O traje de um estranho, a parte de um desconhecido.

Já existem contas a serem pagas

Minhas contas esquecidas...

Você está chorando, querida? Que infelicidade!

Pois eu sou o culpado. Eu não sou o mesmo.

Eu não sou o mesmo e nunca mais serei o mesmo,

Eu nunca verei os portões do céu,

Mas esta memória... é nossa memória

O céu e o inferno na mesma garrafa.

 

Aqui estão duas outras coisas - não sei quem as escreveu - eu as vi na internet, gostei delas, as salvei no meu computador

Estou alcançando o céu com minha alma,
♪ mas não posso decolar como um pássaro ferido ♪
O pesado fardo dos dias duros e cinzentos
O peso cruel, cruel dos dias cinzentos!
Eu poderia voar acima das nuvens!
Para voar acima do mundo e chorar de alegria!
Mas a mão sem coração de alguém
Cortar minhas asas na hora do tempo inclemente
E o mundo real está parado diante de mim
Toda a azáfama, todas as brigas mesquinhas.
Costumava ser bonito...
♪ Agora está congelado, revelando todos os seus vícios ♪
E a voz de alguém gritou para mim: "Acorde!
Acorde! Você pode começar tudo de novo"!
E minha vida voou diante de mim,
Voando em nenhum lugar... E eu estava em silêncio...

***

Fora da janela a chuva chora suavemente
Sobre seu destino obscuro.
Ele se foi e não há como trazê-lo de volta.
E para que serve? Deus esteja com você.
A noite desce sobre a cidade adormecida,
Acende-se uma luz quente.
Fora da janela, a chuva chora suavemente,
E ele não está com ela.
Ela sai para a varanda escura,
Ela olha para baixo em silêncio,
E, sacudindo o sonho preto e branco
Ela ficará de pé no parapeito escorregadio
Ela vai dar um passo à frente,
E seu coração adormecerá docemente...
Você acha que ela cairia?
Não, você não o fez. Não. Ela vai voar

 
drknn писал(а) >>

...

Imediatamente!!!!!!, Ouça isto, monsieur apenas imediatamente, ............. número de telefone do revendedor por favor!!!!!!!

enquanto eu vou mudar meu avatar...

algo de antes --.... --

 
drknn >>:
Я не знаю чьё это. Мне понравилось - я сохранил у себя в компе. Сегодня сортировал данные и наткнулся на этот рассказ.
Ay-yi-yi-yi! Não se pode fazer isso aos autores... ))