[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 586

 
Aleksander:
o elefante transformado em um peão?
Este é o único movimento em que a posição anterior não é impossível
 
alsu:

Na realidade, eu faria um passe com uma cópia, mas não o preencheria com dois, mas apenas com o meio (restante), quando o passe já estiver concluído.

Isto nos dá N operações de leitura, N operações de escrita e 1 operação de alocação de memória. Não consigo pensar em nada menos))

ps mais N operações de contagem de incrementos))))


Acho que seria mais rápido em dois passes. Não um se!

void Sort123(int & a[]){
   int c[4];
   ArrayInitialize(c,0);
   int s=ArraySize(a);
      for(int i=0;i<s;i++){
         c[a[i]]++;
      }
      for(i=0;i<c[1];i++){
         a[i]=1;
      }
   c[2]+=c[1];
      for(i=c[1];i<c[2];i++){
         a[i]=2;
      }
      for(i=c[2];i<s;i++){
         a[i]=3;
      }
}
 
alsu:
Este é o único movimento em que a posição anterior não é impossível

Não é o único. Vejo três variantes:

- bispo do peão na vertical (o peão não comeu nada durante a transformação)

- bispo na diagonal (peão comeu algo na 8ª horizontal)

- rainha de um peão na diagonal (também comeu algo no dia 8).

P.S. E eu inicialmente só vi a opção com o movimento do rei branco. Mas foi-me apontado que deveria ter havido uma dupla verificação então.

 
Então, quanto seria:
A+B=...
 
Mathemat:

Preto se rendeu, mas qual foi a última jogada do Branco?


Assim, definimos que o último movimento do Branco foi obviamente a transformação de um peão em uma peça, ou seja, antes deste movimento, o Branco tinha um peão em um dos quadrados a7 ou b7. Não é difícil calcular que em ambos os casos este peão (originalmente só poderia estar no quadrado f2) faz exatamente 5 capturas durante o jogo. Além disso, observe que os peões de pé nos quadrados a3,b4,c5 também tiveram 5 capturas no total. No total, temos 10 capturas de peças pretas. O preto tem agora 6 peças no tabuleiro, portanto, todas as 10 capturas acima mencionadas foram feitas por peões brancos.

Entretanto, no quadro f8 não há nenhum bispo negro que, dados os peões negros em e7 e g7, não poderia ser levado por um peão branco e também não poderia deixar sua praça. Consequentemente, o bispo negro não foi levado por um peão, mas por uma peça. Assim chegamos a uma contradição, da qual a resposta é a seguinte: esta posição é impossível e não poderia surgir de acordo com as regras do xadrez.

 
Mathemat:

Não é o único. Vejo três possibilidades:

- bispo do peão na vertical (o peão não comeu nada durante a transformação)

- bispo na diagonal (peão comeu algo na 8ª horizontal)

- rainha de um peão na diagonal (também comeu algo no dia 8).

P.S. E eu inicialmente só vi a opção com o movimento do rei branco. Mas foi-me apontado que deveria ter havido uma dupla verificação então.

a única opção correta
 
é se o peão se transformasse em bispo... mas como isso era impossível - você o provou... portanto, o último movimento não é um peão. mas com o rei dos brancos... e provavelmente com F3-G3
 
Aleksander:
é se o peão se transformasse em bispo... mas como isso era impossível - você o provou... portanto, o último movimento não é um peão. mas com o rei dos brancos... e provavelmente com F3-G3
Isto também é impossível: na f3, o rei foi feito um cheque pela rainha e pela torre, e não poderia haver cheque de abertura, pois a rainha e a torre atacam através de diferentes praças.
 
alsu:

Portanto, determinamos que o último movimento do branco foi claramente a transformação de um peão em uma peça,

A premissa está errada ;)

Não há realmente peões suficientes para a transformação


Europa:
a única opção correta
infelizmente, também não há peões suficientes
 
Europa:
a única opção correta
O post acima explica porque qualquer opção de peão falha