[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 280

 

Poderia ser ainda mais simples:

31,

331,

3031,

30031,

300031.

É verdade, com simplicidade mútua você ainda tem que verificar. Mas a lei da educação é mais simples.

A seguir:

Encontrar todos os alfa tais que a seqüência cos(alfa), cos(2*alfa), cos(4*alfa), cos(8*alfa), ..., cos(2^n*alfa), ... - são todos negativos. 451

 

Eu ainda posso fazer isso também:

91

991

9991

99991

999991

;)

 

Isto é, você também pode fazer isto:

Encontrar todos esses alfa que cos(alfa) = z(0)<0 e todos z(n+1) = 2*z(n)^2 - 1 são negativos. Espero que isso esteja claro?

 
Mathemat >>:

Т.е. можно и так:

Найти все такие alpha, что cos(alpha) = z(0)<0, а все z(n+1) = 2*z(n)^2 - 1 отрицательны. Надеюсь, понятно?

A primeira formulação faz mais sentido para mim. Estou indo para descobrir.

 

Uma construção gráfica provavelmente ajudaria. A parábola y=2*z^2 - 1 e a linha y=z.

Obviamente, o ponto fixo do mapeamento z -> 2*z^2 - 1 é a interseção destes gráficos.

Precisamos de um negativo. Resolvemos a equação: 2*z^2 - z - 1 = 0, z<0.

Isto é z=-1/2, ou seja, alfa = 2*Pi/3. Este é um ponto.

 
Mathemat >>:

Тут графическое построение поможет, наверно. Парабола y=2*z^2 - 1 и прямая y=z.

Очевидно, неподвижная точка отображения z -> 2*z^2 - 1 - пересечение этих графиков.

Нам нужна отрицательная. Решаем уравнение: 2*z^2 - z - 1 = 0, z<0. Это z=-1/2, т.е. alpha = 2*Pi/3. Это одна точка.

As demais soluções são obtidas por "clonagem" - multiplicação por poderes de dois.

 
Dê-me outro. Este aqui é claro.
 

OK, até agora, trivial. E quanto a outras soluções ou provas de que não existem? Sim, não há outras soluções, mas a prova é não-trivial.

A seguir:


 
Mathemat >>:

Так, пока тривиально. А как насчет других решений или доказательства, что их нет?

Você o viu no gráfico, não viu?

 
MetaDriver >>:

Ты же на графике видел?

Bem, eu apenas apontei um ponto fixo. Precisamos mais do que isso. Não tem que ser que todos esses pontos negativos sejam iguais. Sim, a solução prova que não há outros pontos.

Sim, eu vi seus parabéns. Já faz algum tempo que não tenho caviar negro...