Divulgação do comércio no Meta Trader - página 149

 
hrenfx:
... Não se prenda à procura de dois IFs. O mundo inteiro está fazendo isso. Poros do tesouro na busca de padrões de 'retorno' que formam muitos IFs ao mesmo tempo.
hrenfx, você poderia me dizer o que são padrões "retornáveis" e como eles podem ser explorados? Você poderia dar um exemplo prático como você demonstrou em seus cargos anteriores? :)
 

Imagine que você está negociando o índice Dow Jones. Tais índices são instrumentos financeiros sintéticos cujos preços são formados pela bolsa de valores de acordo com um certo algoritmo. Esses instrumentos financeiros sintéticos são um conjunto de instrumentos financeiros reais com números diferentes de cada um.

Você pode negociar índices ou pode negociar o conjunto de símbolos, fazendo o cálculo dos índices por você mesmo, em vez da bolsa de valores.

A troca permite negociar somente vários índices e você pode criar quantos índices quiser com o mesmo princípio. Além disso, um índice desse tipo será chamado de portfólio.

Exemplo de portfólio:

Uma carteira contém +100.000 EURUSD, -200.000 GBPUSD e +500.000 AUDUSD. Como você vê os movimentos de preços de uma carteira desse tipo? Simples:

Comprar 100.000 EURUSD, vender 200.000 GBPUSD e comprar 500.000 AUDUSD. Agora a BP (série cronológica) correspondente ao patrimônio líquido (lucro atual) é o preço BP de nossa carteira.

O que é spread trading (negociação em pares)?

Construímos uma carteira de dois instrumentos financeiros, com valores diferentes de cada um. Os instrumentos financeiros e o valor de cada um deles são selecionados de tal forma que o preço da carteira sempre "flutua" em torno de zero - co-integração. A negociação de um portfólio desse tipo é extremamente simples. Se o preço é sempre próximo de zero, a carteira deve ser negociada no canal a partir de seus limites, por exemplo a partir do RMS (Standard Deviation).

Para conseguir a cointegração, eles geralmente utilizam instrumentos financeiros altamente correlacionados. Quanto maior a correlação, melhor a cointegração (não uma medida numérica).

Por exemplo, se EURUSD e GBPUSD estivessem sempre altamente correlacionados, EURGBP estaria sempre em um flat. Que poderia ser comercializado desde a fronteira do canal até o interior. Mas não há uma alta correlação estável entre EURUSD e GBPUSD. Além disso, há uma cointegração muito pobre. Isto pode ser visto no gráfico de preços do EURGBP, que tem tendências.

"Retraçabilidade" é o que é a cointegração.

Um caso comum de negociação emparelhada é a arbitragem estatística. Você deve montar uma carteira que tenha um "retorno" de alto preço.

Tal carteira não tem necessariamente que consistir em dois instrumentos financeiros, ela pode consistir em qualquer número de instrumentos financeiros. Além disso, a quantidade de entrada de cada instrumento financeiro pode ser diferente e variar ao longo do tempo. Tal portfólio é chamado de neutro em relação ao mercado. É comercializado exatamente como eu escrevi acima.

Para criar uma carteira neutra em relação ao mercado, deve-se estudar todos os instrumentos financeiros disponíveis para inter-relações e analisar suas (links') propriedades.

Eu o declarei brevemente, não posso entrar em mais detalhes. Há mais algumas informações aqui.

 
Aleksander:

Leonid, tente fazer um pequeno bloco de negócios virtuais no indicador *Ind_2 - para contar pontos, como ganhos em divergência e convergência...

Seria interessante ver o resultado em 15 minutos, para 13000 barras por exemplo :) e um histograma de resultados de cada convergência ... para calcular o MM :)


Infelizmente, eu não sou um programador profissional. E tal tarefa está além de mim.

Se não estou enganado, algo semelhante foi demonstrado em algum lugar no meio deste fio.

 
hrenfx:

....... que o preço da carteira está sempre "andando" em torno de zero - cointegração. Negociar um portfólio desse tipo é extremamente fácil. Como o preço permanece sempre próximo de zero, a carteira deve ser negociada dentro do canal a partir de seus limites, por exemplo, do RMS (desvio padrão).

A fim de obter uma cointegração, é mais comum a utilização de instrumentos financeiros altamente correlacionados. Quanto maior for a correlação, melhor será a cointegração (não uma medida numérica) ... .

Devo acrescentar que no conhecido website MRCI English - em

http://www.mrci.com/special/correl.htm em acesso livre há uma tabela útil de correlações atuais de todos os instrumentos práticos comercializados no mercado mundial! Uma pequena parte desta "matriz" é mostrada na figura abaixo. As correlações dos instrumentos com valores iguais ou superiores a 90% são destacadas em verde.

Entretanto, a escolha de pares de instrumentos correlatos deve ser baseada no senso comum. Por exemplo, devemos ser muito cautelosos com a alta correlação atual (93%) dos contratos de dezembro de instrumentos totalmente "não relacionados" de algodão CTZ10 e prata SIZ10. Talvez haja alguma conexão fundamental, mas eu não arriscaria combinar estes instrumentos em um "tandem" para negociação de pares! Da mesma forma, veja os contratos de dezembro café KCZ10 - títulos americanos TYZ10 - correlação de 90%. Aqui também não há claramente nenhuma correlação visível e este "tandem" é dificilmente adequado para arbitragem!

 

Existe uma ferramenta que constrói tais tabelas e ordena os resultados em ordem ascendente de CQ. Ao fazer isso, você pode definir seu próprio período de cálculo de CK e não ficar vinculado ao resto.

A questão do tratamento adequado das leituras de CQ e dos métodos de análise é resumida aqui.

 
leonid553:

Eu gostaria de acrescentar que o famoso site MSRI em inglês - em

http://www.mrci.com/special/correl.htm em acesso livre há uma tabela útil de correlações atuais de todos os instrumentos práticos comercializados no mercado mundial! Uma pequena parte desta "matriz" é mostrada na figura abaixo. Correlações dos instrumentos com valores iguais ou superiores a 90% são destacados em verde.

Não é a correlação, mas a cointegração que é importante para o statarbitrage. Os instrumentos co-integrados também devem ser filtrados pelo Kalman e depois o processo de espalhamento construído deve ser verificado quanto à estacionaridade. Esta mesa é apenas para diversão.
 
goldtrader:
Não é a correlação, mas a cointegração que é importante para o statarbitrage. Os instrumentos co-integrados precisam de mais filtragem ....

Isto é bem conhecido e já foi repetido aqui muitas vezes.

Se você não se importa, é melhor dar um exemplo concreto e um gráfico para ilustrar o que você está dizendo.

 
leonid553:

Isto é bem conhecido e já foi repetido aqui muitas vezes.

Se você não se importa, é melhor dar um exemplo concreto e um gráfico para ilustrar o que você está dizendo.

Este é um trabalho muito sério e um exemplo com um gráfico não caberia nem mesmo em um artigo. A implementação da statarbitrage está descrita em livros de 300-500 páginas. Sua abordagem é muito simplista.
 
hrenfx:

... Brevemente delineado, não posso entrar em mais detalhes.


hrenfx, obrigado por sua atenção :)

"Um breve esboço" é o suficiente para entender o processo. Embora os detalhes e sutilezas tenham espaço para os curiosos e buscadores explorarem por conta própria, ainda não posso deixar de dirigir outra pergunta a você :)

Suponha-se,

hrenfx:

Uma
carteira é composta por vários instrumentos financeiros com diferentes valores de cada um. O número de instrumentos financeiros e o número de cada um são escolhidos para que o preço da carteira "flutue" sempre em torno de zero...


Como você acha que esses "números diferentes" de instrumentos são selecionados (calculados) e que séries cronológicas estatísticas serão determinantes?
 
KpucmuHa:
Como você acha que essas "diferentes quantidades" de instrumentos são selecionadas (calculadas) e que séries cronológicas estatísticas seriam determinantes?

O "número diferente" de instrumentos é o número de instrumentos com um fator de ponderação diferente de zero na carteira.

Inicialmente, todos os instrumentos financeiros da carteira são tomados. E é realizada uma busca de padrões entre eles. Como resultado, alguns instrumentos financeiros são "descartados" - é atribuído um fator de ponderação zero.

Um portfólio só é tão bom quanto conserva suas propriedades de "recuperabilidade" além do intervalo de sua construção.

Uma visão primitiva da construção de tal portfólio foi dada em uma das obras da CodeBase. Ela ignora completamente as propriedades das opções.

Do meu ponto de vista, é muito prejudicial se familiarizar com as teorias de carteira conhecidas, pois elas impõem subconscientemente as abordagens erradas.