[Arquivo c 17.03.2008] Humor [Arquivo até 28.04.2012] - página 603

 

A questão é que eu fiz uma descoberta. Em meus dias como agente publicitário e vendedor ambulante, mais de uma vez tive que corrigir erros, e aqui inventei um truque inteligente chamado doutrina do determinismo científico. A terra era uma pedra de toque, e é por isso que eu me lembrei dela. Um velho barbudo alto com um olhar penetrante veio até mim para encomendar um planeta. (Foi assim que sua Terra começou, Karmody.) Fiz o trabalho rapidamente, em cerca de seis dias, acho eu, e já pensava que todas as dificuldades tinham acabado. Como aqui, foi uma encomenda comum com um projeto e uma estimativa, e, como aqui, eu cortei algumas coisas de volta. Mas você deveria ter escutado este cliente! Você teria pensado que eu o tinha roubado, roubado seus olhos do rosto.

"Por que tantos furacões?" - ele importunou.

"Faz parte do sistema de ventilação", respondi (verdade seja dita, eu estava com um pouco de pressa na época e simplesmente esqueci de colocar uma válvula de segurança na atmosfera).

"Três quartos do planeta estão inundados de água! - ele resmungou. - Eu coloquei claramente nos termos que a proporção de terra para água é de quatro para um"!

"Mas não podemos nos dar a esse luxo", eu expliquei (e empurrei suas condições estúpidas para algum lugar há muito tempo). Eu nunca mantenho esses ridículos projetos de um só planeta).

"E uma terra tão minúscula que você se encheu de desertos, pântanos, selvas e montanhas!"

"É cênico", eu assinalei.

"Eu não quero saber de palco! - roncou o cara. - Um oceano, uma dúzia de lagos, alguns rios, uma ou duas cadeias de montanhas - é suficiente para embelezar a área e criar um bom humor. E o que você me deu? Casamento"!

"Há uma razão para isso", disse eu. (Na verdade, você não poderia cumprir a estimativa sem escorregar, entre outras coisas, em montanhas de segunda mão, um oceano e um par de desertos que comprei barato do junkman interplanetário Urini. Mas não me fale sobre isso!)

"Motivo! - ele gemeu. - O que eu vou dizer ao meu povo? Estou colocando uma raça inteira, talvez até duas ou três, neste planeta. Eles serão pessoas criadas à minha imagem, com um olho tão nítido quanto o meu. O que devo dizer a eles"?

Eu sabia o que dizer a eles e para onde enviá-los. Mas eu não queria ser mal-educado. Eu queria encontrar uma explicação adequada. Então eu encontrei uma coisa - um truque para todos os truques.

"Basta dizer-lhes a verdade científica", eu declarei. - Diga a eles que é assim que deve ser cientificamente".

"Como?"

"É determinismo", eu disse (o nome veio improvisado). - É bastante simples, apesar de ser um pouco esotérico. Primeiro de tudo: a forma segue o conteúdo. Portanto, seu planeta é exatamente como deveria ser por sua própria natureza. A seguir: a ciência é imutável, portanto, tudo que muda não é científico. E, finalmente, tudo decorre das leis da natureza. Você não pode saber antecipadamente quais são essas leis, mas fique tranqüilo de que elas existem. Então ninguém deve perguntar: "Por que assim e não de outra forma"? A pergunta deveria ser: "Como funciona?".

 
 
encontrou outro desenvolvimento acentuadamente traçado de um depósito do tipo dolboe.by-type, mas de uma forma ligeiramente diferente: http://qo.do.am
 
Apesar de ter assistido várias vezes há muito tempo, ainda sob a tabela.....
 
Fantástico! Obrigado pelo vídeo!
 
granit77:
Por que imaginar? Vimos tudo isso no Kin-dza-dza da Daneliya. E o resultado é um deles.
:-)