[Arquivo c 17.03.2008] Humor [Arquivo até 28.04.2012] - página 197

 
 

Fatos Curiosos - A origem e o nome do dinheiro.


As primeiras moedas na Rússia foram cunhadas durante o período de fragmentação e de cunhagem interrelacionada (século IX). Portanto, não é surpreendente que nas moedas não haja apenas vestígios de recozimento e refilmagem dos retratos dos príncipes, mas também inscrições insultuosas contra o príncipe vizinho. Assim, algumas vezes, para não provocar os vizinhos em agressão, alguns comerciantes preferiram trocar as moedas em espécie, ou pelo menos usar as moedas de países estrangeiros.

10º lugar: Antes da cunhagem das moedas metálicas, o linho era uma espécie de moeda - um elemento para assentamentos mútuos: o linho era altamente valorizado porque não crescia na Europa. Todas as palavras com a raiz "taxa" provêm da palavra "linho". E mesmo em alemão, o salário soa como der Lohn.

Posição 9: Mas a palavra russa "ouro" vem do nome de muito valorizado por causa de suas moedas de alta qualidade do Imperador Trajano, que cunhou sólidos dourados para os bárbaros, e as moedas estavam em circulação no território da Rússia.

8 lugar: Uma das moedas mais antigas de Moscou - denga, igual a 1/200 ru{censura} recebeu seu nome do nome tártaro da moeda de prata "tanga", e eles tomaram emprestada esta palavra da língua grega durante a campanha de Alexander Great (do grego danaka - moeda de 204,7g).

7 lugar: De acordo com uma das suposições, o nome de ru{censura} russo está ligado à medida muçulmana do rubi de volume (4l). Sob Peter I o rublo de cobre era uma laje quadrada de cobre pesando mais de um kg e meio. A propósito, 1 rublo nos velhos tempos podia comprar: 200 peles de esquilo (século XIV), 27 kg de carne ou peixe, 48 kg de farinha, 41 kg de sal (século XVIII).

6º lugar: Uma marca costumava ser chamada não de moeda, mas de meia libra de prata, era uma unidade de peso. E a própria palavra vem da fronteira latina, pois dentro de cada principado havia seus próprios selos - Bávaro, Baden, etc.

5º lugar: A rupia indiana deve seu nome à palavra "rupa", que significa "gado", já que o gado foi quase a única moeda durante muito tempo.

Posição 4,3: O yuan chinês e o yen japonês vêm da palavra chinesa e japonesa para "moeda redonda"; foram cunhados à imagem do thaler europeu e foram os primeiros a serem circulares. Antes disso, as moedas tinham as formas de pás, machadinhas, enxadas, etc.

2º lugar: O shekel israelense, já mencionado na Bíblia como padrão hebraico para moedas e pesos, deriva do shekel babilônico, a mais antiga unidade monetária. A propósito, as únicas moedas de prata na Palestina do primeiro século eram os shekels de prata da cidade de Tyre. Assim, com as famosas 30 moedas de prata de Judah, somente os mais pobres dos escravos poderiam ser comprados na época.

1º lugar: a libra esterlina. Em 1776 foram impressos os primeiros dólares em papel na América, que eram de cor verde. Os americanos carinhosamente apelidaram seu dinheiro de "costas verdes", que é de onde vem o moderno apelido de "quid".

 
 
 
 
 
- Que congregação você tem, Padre! Eles se mantêm a serviço silenciosa e magnificamente, e antes, costumavam expulsar os mosquitos com as mãos.
- E agora eu coloco fumitox no incensário, é por isso que eles não mordem!
 
drknn: [...] dinheiro igual a 1/200 ru{censurado}
Isso mesmo, agora está em Humor. Lembro que alguém sugeriu colocar um bot no motor para censurar o fórum. O que você acha disso?
 
 

Adão e Eva estão brincando no jardim e Deus desce e diz:
-Crianças, tenho dois presentes, mas é preciso decidir qual... O primeiro presente é fazer xixi de pé!
Adam gritou o mais alto e bateu com a cabeça contra as árvores que queria urinar de pé, que sonhou com isso toda a vida e tudo o que.... Eva cedeu e Adam correu pelo jardim, torcendo e pulando e gritando e mijando em tudo: as árvores, as flores, cada insecto e apenas o chão. Eva ficou ao lado de Deus e observou a loucura juntos em silêncio.
E então Eve perguntou:
- "Senhor, qual é o segundo presente?
E Deus disse:
- "Brains, Eve... Brains! Mas cérebro, Eve, você também tem que dá-lo a Adam, senão ele vai mijar por todo o lado!

****

A filha do oligarca vem ao papai e diz:
- Papai, Vanya e eu nos amamos e queremos nos casar!
Papai: Bem, chame seu querido!
Um cara de batina, um verdadeiro balconista, entra.
Pai: - Minha filha dirige um Lamborghini, ela destruiu mais de uma Ferrari, você pode providenciar para ela?
-Deus nos ajude!
- Jovem, você percebe que minha filha está acostumada a viver em uma casa chique, com um monte de criados... Como você espera viver com ela?
-Deus nos ajude! -Resposta gentil ao noivo
-Pai, o que você acha do meu Vanechka?
-Seu noivo é um perdedor total, mas eu gosto do fato de ele me chamar de Deus!

****

Em Odessa, um homem confuso fica em uma parada de bonde e se vira para os transeuntes:
- Diga-me, esta é a rua Deribasovskaya?
- Não, por que você não perguntou no bonde? Você poderia ter feito duas paradas sem nenhum problema.
- Eu perguntei e me disseram que era hora de descer.
- Diga-me, você estava sentado ou em pé no bonde?
- Eu estava.
- А...

****

Eu li Carnegie, decidi começar no dia seguinte com um sorriso.
Passei a primeira metade do dia sorrindo para todos, da maneira mais sincera possível. Na hora do almoço, meu chefe veio até mim e disse:
- "Se você vier trabalhar pedrado novamente, eu o despedirei!

****

Um homem foi trabalhar na América. Ele volta um mês mais tarde, carregado de dinheiro, mas triste. Meus amigos se perguntam:
- Por que você voltou tão cedo? Você não conseguiu um bom emprego?
- Sim, eu tinha um bom emprego. Vou a um restaurante, sento-me a uma mesa.
Eles me trazem uma garrafa litro de vodka, uma fatia de pão e um pickle. Bebo tudo, tomo um lanche, entro no meu carro e saio. E assim o faço todas as noites. A multidão se aglomera para me ver, o dono do restaurante dá pontapés em meio milhar de dólares todas as noites.
mil libras a cada noite.
- Qual é a desvantagem?
- E tudo estaria bem se não fosse pelo fim de semana - sem nenhum lugar para ir.

****

Vovochka, que está muito atrasado para a aula, está de pé diante de seu professor:
- O que aconteceu?
- Fui atacado por um bandido armado!
- Oh, meu Deus! O que ele fez?
- Ele me tirou os deveres de casa...