Interessante e Humor - página 625

 
 
 
tol64:

grande + na reputação apenas para um lakh.

boa jogada

 
Mischek:

grande + na reputação por apenas um lakh.

É uma boa jogada.

Vamos por 500k cada um e façamos de novo. )))

 
tol64:

Vamos juntar 500.000 cada um e fazê-lo novamente. )))

Não tenho de preparar o público para o IPO)) e não preciso de caridade para preencher os erros antigos.

É uma jogada inteligente, inteligente e, o mais importante, rentável.

Por isso, avança por si próprio. Venha para baixo ))

 
Mischek:

grande + na reputação para apenas um lakh.

boa jogada.

És tão cínico. :)

Que se lixem os motivos, mas em essência concordo, a Wikipédia é um projecto muito valioso.

 
MetaDriver:

Que cínico... :)

Que se lixem os motivos, mas em essência concordo, a Wikipédia é um projecto muito valioso.

Ainda bem que sabemos isso agora).
 
Mischek:
Ainda bem que o conhecemos agora ))

Eu sabia disso mesmo antes de nascer. ))

//---

Outro desempenho interessante de 1980.

 

Do que sofrer tanto, seria melhor ser morto...". Fragmentos de memórias do soldado Mikhail Dmitrievich Tkachenko

...Em 1933, estávamos à beira da extinção. Eu, Valya e Tanya fomos a aldeias vizinhas, pedindo esmolas. Em casa a nossa grande mesa era sobretudo sopa (um punhado de algum tipo de cereal para um balde de água), na primavera - panquecas feitas de acácia branca, mokrichki e um jmenu de farinha para colar). "Café" feito de bolotas e raízes. Recolhemos milho não digerido e grãos de cevada das pilhas de estrume no pátio da brigada, cozinhámos sopa e despejámo-la uniformemente em tigelas para nós. Sofremos muito. A pequena Nadia e a avó morreram. Os outros sobreviveram.

Uma fotografia desses anos (não de '33, mas desses anos em geral). Tivemos um leitãozinho. Assim, todas as manhãs um dos pobres activistas vinha e batia no chiqueiro com um pau. O leitão grunhirá, respondendo. Um dia, a pocilga respondeu com silêncio - abatemos o leitão. Os activistas apressaram-se imediatamente a entrar, começaram a procurar e levaram tudo.

Ouvi de pessoas da aldeia que alguém foi levado por contar uma piada bêbeda sobre Estaline. Também sei que levaram o marido da minha tia, que era maquinista de locomotiva na cidade e alemão por nacionalidade.

Licenciou-se no liceu. Em 1939, entrei para o Colégio Industrial Dnepropetrovsk. Vivia num albergue, esfomeado. Estudou mal, embora fosse bastante capaz. Comportado no dormitório não da melhor maneira. E todos tiveram as minhas aulas com muita ligeireza. Recebi sempre uma bolsa de estudo, mas foi uma ninharia. Houve alturas em que não conseguimos sequer encontrar um cêntimo para comprar pão e tivemos de caminhar ao longo dos carris do eléctrico até à escola técnica (que ficava na Rua Kooperativnaya), olhando cuidadosamente debaixo dos nossos pés. Naqueles dias, os eléctricos eram feitos de madeira e os kopecks caíam em fendas nas tábuas do chão. Se conseguíssemos encontrar 15-20 kopecks, comíamos pão. A ajuda de casa era rara e insignificante. Pouco antes da guerra, Knyryk Mykola e eu desistimos da escola e fomos para casa. Trabalhei na quinta colectiva.

Aos 17 anos de idade estava a fazer o trabalho de um homem duro - entrega de cereais. Colocamos os sacos de 80-82 kg de grãos em balanças, com balanças no carro, transportados em pontos de recepção em Vovnigi, em Privolnoe, lá de um carro novamente em balanças, lá para puxar para cima em altas montanhas de grãos em rampas com menos de 45 graus para cima e lá despejar para fora. Tinha de semear, cortar, bukar (cultivar) e assim por diante. Não havia gente suficiente, muitos homens foram recrutados para o exército (para a Polónia e Finlândia).

Inesperadamente, fui mobilizado para os moinhos em Krivoy Rog. Fui e vi tudo vermelho: pó, água depois da chuva, cara de mineiros... Eu fugi. Quase fui a julgamento, mas o meu padrasto intercedeu e ajudou-me. [Alguns certificados para subornos].

A guerra irrompeu. Quando os Alemães estavam a caminho, os kolkhoz evacuaram o seu gado. Nós, os rebanhos mais velhos, fomos mobilizados para conduzir e guardar o rebanho. Centenas de milhares de bovinos amontoados perto da aldeia Voyskove na travessia do Dnieper. Foi muito difícil: a chuva e a má nutrição... Toda esta riqueza foi para os Alemães. Corremos para casa.

Quando as primeiras unidades do exército alemão apareceram na aldeia, estávamos tranquilos, vendo os motociclistas a deslocarem-se ao longo da auto-estrada. Muitos sinais externos de civilização sobre equipamento e munições de alemães, várias correias, laços, dispositivos, todo o tipo de conveniências - em oposição à simplicidade soviética - chamaram a nossa atenção. Mesmo na rua, os soldados começaram a barbear-se; todos tinham uma mochila, uma toalha, uma lâmina de barbear, algumas bugigangas. Animado, confiante, calmo.

A chegada dos alemães deixou na memória um sentimento opressivo de desespero. Ao contrário de nós, os jovens homens e mulheres, a geração mais velha levou a chegada do inimigo com calma (se não com afabilidade). Numa idade madura tiveram de viver através da colectivização e do Holodomor; parece que os soviéticos já lhes tinham causado danos suficientes.

Os alemães renomearam a kolkhoz Die Kollektivwirtschaft e reestruturaram-na: distribuíram gado entre os pátios (obtivemos uma égua cinzenta), foi dada a todos uma tarefa e todos trabalharam para os alemães. Trabalhei em diferentes empregos. Um dia, quando estávamos a celebrar o obzhinki [o fim da colheita], embebedei-me e disse algo em russo em frente dos meus colegas aldeões. Depois fiquei muito envergonhado diante das pessoas por esta partida.

Havia um oficial numa metade da nossa cabana, e nós vivíamos na outra metade. [As cabanas tradicionais nesta parte da Ucrânia consistiam em duas metades separadas, cada uma com o seu próprio fogão]. Os alemães comportaram-se educadamente, tratando-nos com chocolate [uma iguaria sem precedentes para as crianças camponesas], pedindo-nos sementes de girassol, chamando-lhes "chocolate de Estaline". Quando eram inexperientes em descascar as sementes, era óbvio que não estavam familiarizados com ela.

Um dia alguns alemães reuniram-se, evidentemente estavam a celebrar um feriado e tinham uma garrafa de vinho. Sentaram-se ali e foram-se embora, deixando para trás uma garrafa meio bêbeda. É espantoso.

Na Primavera de 1942 pudemos ouvir o zumbido distante da frente, algures a partir de Kharkov. Uma semana mais tarde, estava tudo calmo.

Os alemães tinham sido substituídos por húngaros ou romenos. Eu e os rapazes subimos para a escola, que ficou vazia. Um soldado apanhou-nos lá, fez-nos esvaziar os nossos bolsos e encontrou um canivete na minha cara. Um rapaz jovem, da minha idade.

Em 1942, começaram a enviar homens jovens para a Alemanha. Foi um choque para mim. O comboio estava a viajar devagar, parecia que já estávamos muito longe da nossa casa. Um tédio terrível! Desespero! A porta do vagão de mercadorias estava entreaberta, um alemão adormeceu com uma submetralhadora. Eu estava deitado junto à porta, empurrando-a lentamente com o meu pé, alargando a porta. Num longo troço de subida, o comboio abranda e eu passo despercebido. A minha mala foi deixada na carruagem como uma lembrança minha. Afinal, não tínhamos ido longe, algures fora de Verkhnedniprovsk. Com o tempo cheguei a casa, através de pessoas que fizeram algum tipo de referência, consegui escapar a tudo. Mas depois um tipo da nossa aldeia, Ivan, foi morto a tiro enquanto tentava fugir do comboio.

Sob todas as autoridades tive de correr como uma lebre salgada, todos tentaram beber sangue da mesma maneira, comunistas ou fascistas.

A frente estava a aproximar-se. Nós, os nossos parentes, vizinhos, companheiros de aldeia estávamos à espera dos nossos. Sabíamos então que íamos para a frente, para a morte, mas esperámos na mesma. A aldeia de Bashmachka fica a 4 km de distância do Dnieper. No Outono de 1943, uma unidade soviética do lado de Vovnig invadiu Bashmachka. Provavelmente, o reconhecimento. Imediatamente os alemães atiraram vários tanques, vi como se deslocaram pelo campo. O nosso povo correu à volta da aldeia, escondeu-se nas casas das pessoas, mudou de roupa.

Os Alemães anunciaram que todos os jovens tinham de se apresentar para o registo, compreensivelmente para os identificar. Nessa noite, eu, o meu cunhado Ivan e outros rapazes da aldeia pegámos nas suas malas e saímos à pressa da aldeia. Vivíamos em plantações, em barrancos. Ficou frio. Uma vez tivemos de nos deitar sem levantar a cabeça durante dois dias. Os alemães tinham montado um posto de observação numa pilha, podíamos corrigir o fogo de artilharia, eles esticaram os fios telefónicos. Eles moviam-se, nós estávamos deitados vivos e mortos. De repente, eles foram muito rápidos e fugiram.

Regressámos à aldeia. Vi com os meus próprios olhos como um soldado alemão corria pela rua com a sua bicicleta, nunca entrou nela, atirou-a e correu. O pânico.

O nosso veio. Claro, grande alegria! Uma enorme massa de ucranianos não gostava do poder soviético, não queria dar o seu sangue por ele, mas mesmo assim as pessoas estavam contentes por o nosso ter regressado.

A 29 de Outubro de 1943, fui chamado ao exército pelo gabinete de alistamento de campo. Fomos perseguidos através do Dnieper, a travessia foi bombardeada, tudo correu bem. Prontamente formaram unidades, eu, que tinha estudado na escola técnica, como um estudante mais instruído, fui nomeado para a fábrica de metralhadoras como o terceiro número para a metralhadora "Maxim". Não foram emitidas armas pessoais, o uniforme foi parcialmente emitido, fiquei com as minhas calças e botas. Voltar rapidamente através de Dnepr, para o oeste. Passámos por Bashmachi, mas não tivemos tempo de passar por aqui.

Chegou à frente. 458 regimento de espingardas da 78ª divisão de espingardas da 3ª frente ucraniana.

Nós, que estávamos em território ocupado, a trabalhar para o inimigo, estávamos aos olhos das autoridades soviéticas perto da punição. Ou seja, nós, sem treino, mal armados e vestidos, fomos atirados para direcções secundárias, tal como as massas. A maioria foi logo morta. "Não é uma grande perda!" - pensou a liderança soviética.

Os Alemães estavam a recuar, prendendo-nos com pequenos guardas de retaguarda. O nosso comandante, um tenente júnior, levanta-se ao ataque, grita, ameaça com uma pistola (com os meus próprios ouvidos, ouvi os homens mais velhos dizerem que devíamos disparar contra ele). Os lutadores relutantemente sobem, correm, caem, rastejam. Estão de novo em funcionamento. Especialmente os feridos no estômago gritam de horror. Corre-se para a frente e pode-se ver à frente como a linha do inimigo está a derrubar fontes de terra. Parece que vou chegar lá e pronto. Mas ele não está apenas a acertar num ponto.

Deitámos fora o escudo da metralhadora porque o podíamos ver de longe, os alemães estavam a cobri-lo com os seus morteiros. Amarrámos uma corda de 15 metros à metralhadora, disparámos, mudámos a posição - rastejámos por cima dela, e depois puxámos a metralhadora pela corda. No Outono, choveu, os alemães tinham cintas de metralhadoras, tínhamos cintas de lona que se molhavam e ficavam constantemente presas na fechadura. Peguei numa espingarda alemã, mais pesada que a nossa, mas automática.

Avançar constantemente. Eu tinha desistido de muita coisa. Sem barba, com fome (mal fomos alimentados), sujos. Chuva. Levámos um carrinho de mão de algumas pessoas de alguma aldeia, rolando uma metralhadora.

Uma noite, os alemães deixaram um tanque ao longo da linha da frente com as sirenes a berrar. Terrível pânico, todos correram como ovelhas.

Uma noite de descanso numa pilha. Acordei a meio da noite - sozinho. Os nossos homens tinham seguido em frente. Apressei-me a apanhar, esbarrei com um alemão. Alemão solitário, fugiu de mim durante a noite. Correr...

Estou absolutamente exausto. A fome deixa-me tonto, o meu estômago arde. Não o suporto. Prefiro ser morto do que sofrer assim. Na altura, pensei sinceramente que sim!

Num dos ataques, de repente, foi como um pontapé no joelho! Ferido. O meu irmão Ivan ajudou-me, chamou os assistentes do hospital (ele morreu pouco depois). Mais tarde eles puxaram-me para o carrinho e eu implorei-lhes por um pedaço de pão e eu mastiguei-o. Tinha muita fome.

Uma ferida pesada na perna, danos nos tendões. Quatro meses num hospital em Tbilissi. Lembro-me que me deram "Kagor" quarenta gramas cada um. Silenciosamente, silenciosamente. Lá recuperei, melhorei...

(c) Mark Solonin