Interessante e Humor - página 101

 
 

Se cometi um erro, foi inconscientemente. Afinal, tudo neste mundo é relativo e a formação do pensamento lógico e conceptual é diferente para cada um de nós. Isto significa que cada um de nós está a um nível diferente de compreensão de certas coisas e é por isso que o atrito, desacordo ou mal-entendido entre as pessoas surge frequentemente. Quando não compreendo algo, olho para ele do exterior, mas olhar não é suficiente; é preciso ver. Por isso vou mais longe e descubro que já estou a olhar para o planeta a partir do exterior, segurando-o nas minhas mãos. Olho para ela, examino-a e chego ao ponto em que tudo parece fazer sentido, mas não é suficiente e preciso de cavar mais fundo. À medida que me aproximo cada vez mais, outro mundo se aproxima. Não se parece com o mundo antes. Tantas coisas que eram inacessíveis à vista exterior são reveladas e leva mais tempo a explorar e compreender tudo, mas não se pode preocupar com isso, porque não há tempo, só há eternidade pela frente. Uma vez que tudo parece estar claro também neste mundo e a corrente imparável de uma sede insaciável de conhecimento o acena mais longe. Não vale a pena resistir, e porque se deve resistir ao que traz alegria? Encontramo-nos num mundo completamente diferente pelo mesmo método de redução e aproximação. É tão rico em variedade como os mundos anteriores, mas mais uma vez, tudo é tão novo e completamente desconhecido...

Depois de passar por vários níveis, não podemos deixar de nos perguntar: - "Haverá um limite para tudo isto? Tudo o que é mais pequeno é uma parte de algo maior, tudo interage entre si e não pode ser um sem o outro, ou pode ser, mas será completamente diferente. Considerando o microcosmo, decido tentar mover-me na direcção oposta, não encolhendo e aproximando-me, mas exactamente o oposto. Eu não sei o que me move, ninguém sabe o que nos move, e não há ninguém que nos possa dizer exactamente o que nos move.

Agora estou a olhar para o nosso sistema solar a partir do exterior. Ainda não consigo ver, estou apenas a olhar. Mas mesmo assim, algo começa a emergir, existem analogias. Existem semelhanças entre o átomo e o sistema solar. Então talvez uma estrela seja um átomo, a um nível diferente? Há diferenças, mas também há semelhanças. As constelações são moléculas. As galáxias são estruturas moleculares. São incontáveis e poderiam ser matéria a outro nível?! Aproximando-me cada vez mais, dou por mim a olhar para a minha mão. Dirigindo o meu olhar para o céu estrelado, sinto-me como se estivesse a olhar para mim mesmo de dentro. Consigo ver algo agora, e nada mais me incomoda. Já não estou a olhar, estou a contemplar o mundo e sabe muito bem...

 
 
 
11.11.11
 
11.11.11 11:11