Interessante e Humor - página 4629

 
Дмитрий:

Já assistiu ao vídeo pessoalmente?

Yandex equipa os automóveis com sensores e sistemas de radar.

E escreveu sobre um wunderwaffle com GPS e câmara fotográfica.

Não são só estes vídeos que tenho estado a ver. Vejo dezenas delas por dia, e há toneladas de notícias.

Ele está a vestir-se e está a fazer a coisa certa. Escrevi sobre as ceifeiras, também lá há câmaras suficientes. Não há peões ou neve, a área é fixa e fácil de mapear em detalhe. E as ceifeiras em série europeias só funcionam com uma rede de pontos de referência especiais - sensores em todo o campo. Disse também que os nossos pilotos automáticos só podem trabalhar com câmaras fotográficas. É a principal fonte de informação, e os criadores estão concentrados nela. E os radares e lidares são um lado.

Quem é um wunderwaffle, não sei. GPS e mapas disponíveis publicamente, montados e retrabalhados - que será o navegador para a IA. De que mais precisa? Veja o mapa do cão robô da Boston Dynamics. Cada obstáculo é aí marcado, e uma linha é desenhada para mostrar o percurso a percorrer. É apenas uma lata programada. Veja os clips dos carros de produção afixados por Andrey Dik. Estes não são pilotos automáticos, mas sim Assistente Piloto.

PS: A Europa também equipa os seus carros com sensores, mas os seus pilotos automáticos não me impressionaram. Concordo que estes são modelos de produção e não modelos de teste, mas será demasiado cedo para colocar à venda algo que conduza a acidentes e mesmo a mortes?

 
Edgar Akhmadeev:

A propósito, a todos aqueles que estão a ser queimados pelas palavras "companhia russa à frente da curva"...

Yandex não é uma empresa russa. Mas foi fundada por russos (e foi russa nos primeiros anos), tal como o Google foi fundado por um emigrante russo, tal como Sikorsky era russo e implementou os seus primeiros super-projectos famosos na Rússia. E assim por diante.

Mas os programadores em Yandex são russos. E não são pessoas do escritório de Moscovo de Yandex. São, em particular, residentes de Innopolis (perto de Kazan), Technopolis em Kazan, e alguns outros startups envolvidos no desenvolvimento da IA, incluindo para a indústria da defesa.

as empresas fundadas por pessoas da rússia poderiam continuar por muito tempo

O piloto automático yandex também pode conduzir sem GPS, ao contrário do que se baseia apenas em câmaras e sensores de distância.

 
Edgar Akhmadeev:

Não são só estes clipes que tenho estado a ver. Vejo dezenas delas por dia, e não faltam notícias.

Ele está a vestir-se e está a fazer a coisa certa. Eu escrevi sobre as ceifeiras, também lá há câmaras suficientes. Não há peões ou neve, a área é fixa e fácil de mapear em detalhe. E as ceifeiras em série europeias só funcionam com uma rede de pontos de referência especiais - sensores em todo o campo. Disse também que os nossos pilotos automáticos só podem trabalhar com câmaras fotográficas. É a principal fonte de informação, e os criadores estão concentrados nela. E os radares e lidares são um lado.

Quem é um wunderwaffle, não sei. GPS e mapas disponíveis publicamente, montados e retrabalhados - que será o navegador da IA. De que mais precisa? Veja o mapa do cão robô da Boston Dynamics. Cada obstáculo é aí marcado, e uma linha é desenhada para mostrar o percurso a percorrer. É apenas uma lata programada. Veja os clips dos carros de produção afixados por Andrey Dik. Estes não são pilotos automáticos, mas sim Assistente Piloto.

Não, eles não estavam a escrever sobre combinações.

Mostrar mapa do cão-robô da Boston Dynamics

 

Quando chegam ao troll, no início perguntamo-nos porque é que as pessoas estão felizes por descrever como a Rússia está a ficar para trás. Depois olhamos para os seus perfis, e tudo se encaixa no seu lugar.

Vê-se que Andrey Dik está sobre o assunto, e não precisa de olhar para o seu perfil.

 
Дмитрий:

Não, eles não escreveram sobre combinações.

Mostrar mapa do cão-robô da Boston Dynamics

Talvez devesse ter olhado cuidadosamente para o que foi publicado no início deste hype, há uma ou duas páginas atrás? Era aí que estava o mapa.

 
Edgar Akhmadeev:

Quando chegam ao troll, no início perguntamo-nos porque é que as pessoas estão felizes por descrever como a Rússia está a ficar para trás. Depois olhamos para os seus perfis, e tudo se encaixa no seu lugar.

Vê-se que Andrey Dik está sobre o assunto, e não precisa de olhar para o seu perfil.

Só você e o Dik escreveram aqui sobre a Rússia.

Na realidade, a questão aqui é a tecnologia.

Não existem tecnologias que garantam o movimento seguro dos drones em modo autónomo, utilizando apenas câmaras e rastreio.

E alguns ataques infantis ao DD por amadores totais - já leu sequer a biografia da pessoa que estava a falar do DD no vídeo? O que é que ele tem a ver com robótica? Ele nem sequer é engenheiro.

 
Edgar Akhmadeev:

Procurei um pouco na rede, não para provar um ponto para os trolls, mas para me interessar pessoalmente pelo assunto.

Porquê os trolls? Também estou interessado no assunto e o senhor fez uma declaração que me fez saltar os olhos.

Resumindo:

todas as tecnologias utilizam uma gama completa de sensores, todas têm lidares e câmaras (estéreo), depois há qualquer outra coisa, até e incluindo construções 3D (4D).

Existem projectos de piloto automático na Rússia (ninguém argumentou com isso) - o piloto c está bem, mas o vector principal ainda não é o mesmo; Yandex ainda está em bruto, mas com uma grande frota de robots pode romper

A propósito, Musk anunciou carros autónomos de nível 5 em 2020.

 
Дмитрий:

Você e a pila são os únicos que escreveram sobre a Rússia.

É realmente uma questão de tecnologia.

Não existe actualmente nenhuma tecnologia que garanta o movimento seguro dos drones em modo autónomo por câmara e rastreio apenas.

Bem, e alguns ataques infantis ao BD.

Os zangões Yandex percorreram sozinhos, em segurança, centenas de quilómetros através da Rússia, Europa e América. Têm sensores, são completamente opcionais (de acordo com os criadores), mas persiste em agarrar-se a eles. Os pilotos automáticos europeus também os têm, e desempenham um papel importante, mas isso não os ajuda (ver vídeos A. Dik?).

Não me lembro de nenhum ataque infantil a BD. Pelo contrário, muito elogiado (e há um mês atrás, na primeira vaga do tema, e agora) pela alta tecnologia mecânica, o que não acontece. Mas com a IA eles e Tesla com o resto, infelizmente... A propósito, os peritos em IA escrevem que mesmo no Japão robótico eles sabem como fazer robôs espectaculares, não eficientes. No nosso país, são de alguma forma fracos em eficácia, beleza, publicidade e marketing, razão pela qual as pessoas não sabem o que está realmente a ser feito aqui e fazem propaganda de Tesla e outros.

 
Muito bem, acalmem-se e abracem-na. Já não vejo a utilidade de continuar a viver sobre o assunto.
 
Edgar Akhmadeev:

O drone Yandex já percorreu centenas de quilómetros em segurança pela Rússia, Europa e América por si só. Têm sensores, são completamente opcionais (de acordo com os criadores), mas persiste em agarrar-se a eles. Os pilotos automáticos europeus também os têm, e desempenham um papel importante, mas isso não os ajuda (ver vídeos A. Dik?).

Não me lembro de nenhum ataque infantil a BD. Pelo contrário, muito elogiado (e há um mês atrás, na primeira vaga do tema, e agora) pela alta tecnologia mecânica, o que não acontece. Mas com a IA eles e Tesla com o resto, infelizmente... A propósito, os peritos em IA escrevem que mesmo no Japão robótico eles sabem como fazer robôs espectaculares, não eficientes. No nosso país, os efeitos, a beleza, a publicidade e o marketing são de alguma forma fracos, pelo que as pessoas não sabem o que estamos realmente a fazer, e estão a fazer propaganda sobre Tesla e outros.

Como é medida a eficácia de tais robôs?