Interessante e Humor - página 3788

 
СанСаныч Фоменко:

https://youtu.be/tB4Kqe8dFdw

Na minha infância:

As pessoas que viveram na época soviética têm muita dificuldade em imaginar a atmosfera daquela época, pois era uma atmosfera optimista.

Na minha infância e adolescência, todos nós sabíamos:

1. Eu era filho dos vencedores, o meu pai tinha assinado o Reichstag, havia sempre convidados em minha casa, todos usavam ordens e medalhas 2.

2. uma confiança absoluta no futuro, algo que desapareceu completamente nos anos noventa.

3. uma sensação de felicidade quotidiana.

4. Todos lêem livros.

5. Desporto e xadrez. O xadrez faz parte da vida quotidiana

6. Levantado em várias revistas: Tecnologia Jovem, Ciência e Vida...

.....


1. A pensão da minha avó era de 48 rublos.

2. não se pode passar sem o papá.https://www.youtube.com/watch?v=iAwhIKF0fBo - observe o primeiro minuto sobre a diferença de mentalidade entre russos e americanos... e tirar conclusões.

3. Especialmente felizes eram os rostos em pé numa fila interminável em alguma barraca de cerveja. Foi um espectáculo maior do que um jardim zoológico.

4. Em cada biblioteca havia uma prateleira secreta com livros para seu próprio uso. A vida de Pinóquio e Lenine era para todos, mas os livros mais interessantes como Cooper, Dumas e Twain eram apenas para iniciados. Muitos livros foram proibidos pelos censores.

5. Não houve desportos recreativos de massas. O objectivo do desporto era extrair atletas capazes das sociedades e prepará-los para a demonstração mundial. E havia desportos proibidos, por exemplo, o Karate, que eram praticados escondidos, observando todas as regras da conspiração.

7. Nem todos tiveram acesso a ela, tal como com os bons livros da biblioteca. Mas todas as crianças eram obrigadas a subscrever o jornal Pioneer Truth, e todos os adultos tinham de subscrever algo como o "Agitator's Notebook".

 
Dmitry Fedoseev:

1. A pensão da minha avó era de 48 rublos.

2. não é possível sem o papá.https://www.youtube.com/watch?v=iAwhIKF0fBo - observe o primeiro minuto sobre a diferença de mentalidade entre russos e americanos... e tirar conclusões.

3. Especialmente felizes eram os rostos em pé numa fila interminável em alguma barraca de cerveja. Foi um espectáculo maior do que um jardim zoológico.

4. Em cada biblioteca havia uma prateleira secreta com livros para seu próprio uso. A vida de Pinóquio e Lênin era para todos, mas livros mais interessantes como Cooper, Dumas e Twain eram apenas para iniciados. Muitos livros foram proibidos pelos censores.

5. Não houve desportos recreativos de massas. O objectivo do desporto era extrair atletas capazes das sociedades e prepará-los para a demonstração mundial. E havia desportos proibidos, por exemplo, o Karate, que eram praticados escondidos, observando todas as regras da conspiração.

7. Nem todos tiveram acesso a ele, tal como com bons livros da biblioteca. Mas todas as crianças eram obrigadas a subscrever o jornal Pioneer Truth, e todos os adultos tinham de subscrever algo como o "Agitator's Notebook".


1. O estipêndio em institutos para otlichniki era de 50 rublos. O especialmente dotado/afiliado tinha uma bolsa de Lenine (100 rublos).
Para sua informação, poderia obter 5 rublos para uma refeição a dois, encomendar uma salada e um par de vodkas, e depois sobraria o suficiente para um táxi.

2. Revistas e jornais.
Lembro-me das revistas de Rádio (lembro-me, na URSS utilizei um artigo dessa revista para fazer uma antena para receber canais polacos em casa, no início do Solidariedade) e à Volta do Mundo. Não houve problemas com a assinatura.
Houve escassez de livros mais tarde, quase em simultâneo com a escassez de vodka (não bebi vodka e tive de fazer fila para livros durante 24 horas, os números da fila foram escritos nas minhas mãos com uma caneta - as minhas mãos foram todas rabiscadas... Agora estes livros são vendidos sem filas de espera).

3. O desporto era praticado (por todos os que o desejavam). No entanto, não me lembro de ginásios como os temos agora.

4 Não havia filas de espera para a cerveja. Pelo contrário, existiam muitas barras de cerveja. Era considerado incivilizado beber na rua, porque sempre se podia ir a um bar de cerveja e beber cerveja lá - e tudo era barato.

5. Aquilo a que agora se chama uma Discoteca, e mesmo antes disso chamava-se Dança. Portanto, é a mesma coisa, apenas nomes diferentes. Agora é o mesmo que na URSS - "dançar", nas mesmas salas que há décadas, apenas música diferente, licor muito mais caro e não se quer ir lá de todo.

Por exemplo, no final dos anos 70 do século passado, tínhamos uma instituição na nossa cidade chamada "Focinho de Porco" - quando não havia aulas no Instituto, era possível ir lá durante uma hora, por exemplo. Agora a instituição chama-se Planet entertaining complex, provavelmente mesmo com controlo partidário, bebidas de 800 rublos ... embora seja o mesmo que "Pig's Ryle" em frente ao mercado ...

5. Eles não tinham medo de socializar. Não tínhamos medo de visitar pessoas desconhecidas e convidá-las a entrar nas nossas casas.

6. Podíamos apanhar o comboio para fora da cidade, descer num lugar que não conhecíamos bem, ir mais fundo na floresta, montar uma tenda lá, apanhar cogumelos, fazer uma fogueira .... uma noite de estadia ... e nada acontecerá a ninguém ...

7. Não houve problemas com o trabalho. As pessoas sempre souberam aproximadamente onde iriam trabalhar agora e no futuro e aproximadamente quanto iriam ganhar num ano, em cinco anos,... etc...

8. Comboios e viagens gastronómicas ... Nós - à Lituânia para as salsichas, aqueles que estão mais próximos de Moscovo - a Moscovo. Mas nós (os jovens) não fomos a tais viagens.
- Depois os polacos vieram até nós para tudo (tinham entrado em terapia de choque na Polónia),
- Depois houve anúncios em todas as escadas da nossa cidade: "Uma equipa de construtores lituanos fará reparações a baixo custo" - este foi o início da terapia de choque na Lituânia,
- Depois fomos às compras na Polónia (a terapia de choque já tinha começado na nossa cidade) ...
- renomeando "Pig's Ryle" para Planet Nightclub
- ... etc.

 
Sergey Golubev:

1. O estipêndio para estudantes de topo nos institutos era de 50 rublos. O especialmente dotado/acumulado tinha uma bolsa de Lenine (100 rublos).
Para sua informação, poderia obter 5 rublos para uma refeição a dois, encomendar uma salada e um par de vodkas, e depois sobraria o suficiente para um táxi.

2. Revistas e jornais.
Lembro-me das revistas de Rádio (lembro-me, na URSS utilizei um artigo dessa revista para fazer uma antena para receber canais polacos em casa, no início do Solidariedade) e à Volta do Mundo. Não houve problemas com a assinatura.
Houve escassez de livros mais tarde, quase ao mesmo tempo que a escassez de vodka (não bebi vodka e tive de fazer fila para livros durante 24 horas, os números da fila foram escritos nas minhas mãos com uma caneta - as minhas mãos foram todas rabiscadas... Agora estes livros são vendidos sem filas de espera).

3. O desporto era praticado (por todos os que o desejavam). No entanto, não me lembro dos ginásios como são agora.

4 Não havia filas de espera para a cerveja. Pelo contrário, existiam muitas barras de cerveja. Era considerado incivilizado beber na rua, porque sempre se podia ir a um bar de cerveja e beber cerveja lá - e tudo era barato.

5. Aquilo a que agora se chama Discoteca, e mesmo antes disso, chamava-se Dança. Portanto, é a mesma coisa, apenas nomes diferentes. Agora é o mesmo que na URSS - "dançar", nas mesmas salas que há décadas, apenas música diferente, licor muito mais caro e não se quer ir lá de todo.

Por exemplo, no final dos anos 70 do século passado, tínhamos uma instituição na nossa cidade chamada "Focinho de Porco" - quando não havia aulas no Instituto, era possível ir lá durante uma hora, por exemplo. Agora a instituição chama-se Planet entertaining complex, provavelmente mesmo com controlo partidário, bebidas de 800 rublos ... embora seja o mesmo "Focinho de Porco" em frente ao mercado ...

5. Eles não tinham medo de socializar. Não tínhamos medo de sair e convidar pessoas desconhecidas de volta às nossas casas.

6. Poderíamos apanhar o comboio para fora da cidade, descer num local desconhecido, ir mais fundo na floresta, montar uma tenda lá, apanhar cogumelos, fazer uma fogueira .... uma noite de estadia ... e nada acontecerá a ninguém ...

7. Não houve problemas com o trabalho. As pessoas sempre souberam aproximadamente onde iriam trabalhar agora e no futuro e aproximadamente quanto iriam ganhar num ano, em cinco anos,... etc....

8. Comboios e viagens gastronómicas ... Nós - à Lituânia para as salsichas, aqueles que estão mais próximos de Moscovo - a Moscovo. Mas nós (os jovens) não fomos a tais viagens.
- Depois os polacos vieram até nós para tudo (tinham entrado em terapia de choque na Polónia),
- Depois houve anúncios em todas as escadas da nossa cidade: "Uma equipa de construtores lituanos fará reparações a baixo custo" - este foi o início da terapia de choque na Lituânia,
- Depois fomos às compras na Polónia (a terapia de choque já tinha começado na nossa cidade) ...
- renomeando "Pig's Ryle" para Planet Nightclub
- ... etc.


Na União Soviética, as condições de vida diferiam de lugar para lugar. Tal como agora. Isto é, em algum lugar havia muita salsicha, e aqui poderia obter um A em história se pudesse comprar uma salsicha para um professor que o deixasse sair da aula. Algo do género - sim, o produto é de alta qualidade - mas era impossível obtê-lo.... Seja como for, é um tema eterno...


A propósito, alguns estudantes têm mesmo agora uma bolsa de cerca de 40.000 rublos. - e em 4.000 rublos pode facilmente ir a um restaurante com duas pessoas.


A sociedade está agora mais diversificada... Há mais gente talentosa, mas há também mais raparigas que aos 17 anos de idade apanham boleia para o Baikal a partir da parte central da Rússia.

 
Sergey Golubev:

1. O estipêndio nos institutos para estudantes de honra era de 50 rublos. Aqueles que eram especialmente dotados/avançados tinham uma bolsa de Lenine (100 rublos).
Para sua informação, poderia pagar 5 rublos por uma refeição para dois, encomendar uma salada e um par de vodkas, e depois sobraria o suficiente para um táxi.

2. Revistas e jornais.
Lembro-me das revistas de Rádio (lembro-me, na URSS utilizei um artigo dessa revista para fazer uma antena para receber canais polacos em casa, no início do Solidariedade) e à Volta do Mundo. Não houve problemas com a assinatura.
Houve escassez de livros mais tarde, quase em simultâneo com a escassez de vodka (não bebi vodka e tive de fazer fila para livros durante 24 horas, os números da fila foram escritos nas minhas mãos com uma caneta - as minhas mãos foram todas rabiscadas... Agora estes livros são vendidos sem filas de espera).

3. O desporto era praticado (por todos os que o desejavam). No entanto, não me lembro dos ginásios como são agora.

4 Não havia filas de espera para a cerveja. Pelo contrário, existiam muitas barras de cerveja. Era considerado incivilizado beber na rua, porque sempre se podia ir a um bar de cerveja e beber cerveja lá - e tudo era barato.

5. Aquilo a que agora se chama Discoteca, e mesmo antes disso, chamava-se Dança. Portanto, é a mesma coisa, apenas nomes diferentes. Agora é o mesmo que na URSS - "dançar", nas mesmas salas que há décadas, apenas música diferente, licor muito mais caro e não se quer ir lá de todo.

Por exemplo, no final dos anos 70 do século passado, tínhamos uma instituição na nossa cidade chamada "Focinho de Porco" - quando não havia aulas no Instituto, era possível ir lá durante uma hora, por exemplo. Agora a instituição chama-se Planet entertaining complex, provavelmente mesmo com controlo partidário, bebidas de 800 rublos ... embora seja o mesmo que "Pig's Ryle" em frente ao mercado ...

5. Eles não tinham medo de socializar. Não tínhamos medo de visitar pessoas desconhecidas e convidá-las a entrar nas nossas casas.

6. Podíamos apanhar o comboio para fora da cidade, descer num lugar que não conhecíamos bem, ir mais fundo na floresta, montar uma tenda lá, apanhar cogumelos, fazer uma fogueira .... uma noite de estadia ... e nada acontecerá a ninguém ...

7. Não houve problemas com o trabalho. As pessoas sempre souberam aproximadamente onde iriam trabalhar agora e no futuro e aproximadamente quanto iriam ganhar num ano, em cinco anos,... etc...

8. Comboios e viagens gastronómicas ... Nós - à Lituânia para as salsichas, aqueles que estão mais próximos de Moscovo - a Moscovo. Mas nós (os jovens) não fomos a tais viagens.
- Depois os polacos vieram até nós para tudo (tinham entrado em terapia de choque na Polónia),
- Depois houve anúncios em todas as escadas da nossa cidade: "Uma equipa de construtores lituanos fará reparações a baixo custo" - este foi o início da terapia de choque na Lituânia,
- Depois fomos às compras na Polónia (a terapia de choque já tinha começado na nossa cidade) ...
- renomeando "Pig's Ryle" para Planet Nightclub
- ... etc.


1. A bolsa nas instituições de ensino superior era de 40 p., excelentes estudantes podiam receber 50 p... Não vi ninguém a receber uma bolsa de Lenine. Mas tudo isto não afectou a pensão da minha avó, cujo tamanho era de 48 rublos, e a minha avó, a propósito, era membro da Segunda Guerra Mundial, o que na verdade era o meu ponto #1.

2. É possível recordar muitas coisas, é uma questão de memória.

3. Depende de que desportos. Por exemplo, aqui - é bem-vindo ao esqui, mas não pode ir ao atletismo, é uma escola de reserva olímpica, eles só escolhem os melhores. Uma estância de esqui é uma montagem, e as carruagens são as mesmas, por isso não serve de nada. Gostaria também de vos recordar as secções clandestinas do karaté.

4. Inventei isso, não foi? Estou a falar da minha primeira (e felizmente a última) visita a uma cervejaria pública. A fila interminável de borras... amendoins para um aperitivo... Os camaradas que comiam - ah que cerveja, ah que grande bar... (acho que ainda se lembram disso positivamente) e do cheiro especial...

5. Muito subjectivo. Embora... Lembro-me que, na paragem do autocarro ou na loja, havia sempre um palerma qualquer a tentar falar comigo, felizmente já não há mais.

6. É aqui que tenho pessoalmente toda uma aventura na floresta... por isso, isso é completamente errado. Poderia ter ido para a floresta e ter tido algumas grandes aventuras.

7. O problema é que na prisão, cada preso sabe a que horas se vai deitar, a que horas se vai levantar, o que vai comer e até ao minuto em que sabe quando é que vai acabar. 8.

8. Isso soa agora como a verdade.

 
 

É uma noção cor-de-rosa, a prosperidade naqueles anos não era a mesma. Uma descrição feita por um conhecido sobre os anos de vida na URSS.

O estado de estar com fome o tempo todo. É um profissional em mudanças, cerca de 15 escolas que mudou. Tive um problema em obter um passaporte - não tinha propiska. O gabinete de registo e alistamento militar não pôde entregar-lhe uma convocatória :-) Não tinha muita dívida para com o Estado, como disse - fez o meu serviço a crédito do Estado e 3 anos na Frota Marinha - mas o crédito acabou por ser irrecuperável. Começou o seu negócio durante a perestroika, começou uma família quando tinha 40 anos, adquiriu a sua própria firma, começou a viver em meados dos anos 90, e não a obteve do Estado. Mas ele lembra-se desses dias sem dor, ou melhor, muito feliz - mas não quer realmente voltar a esse tempo e a esse sistema. Claro que não há muitas pessoas assim, e agora vivem bem e não precisam de nada - eles têm o seu próprio negócio.

 
Dmitry Fedoseev:

1. A bolsa de estudo em instituições de ensino superior era de 40 p., excelentes estudantes podiam ter 50 p. Não vi uma única pessoa a receber uma bolsa de Lenine. Mas tudo isto não teve qualquer efeito na pensão da minha avó, que era de 48 rublos, e a minha avó, a propósito, era uma participante da Segunda Guerra Mundial, o que na verdade era o meu ponto #1.

2. É possível recordar muitas coisas, é uma questão de memória.

3. Depende de que desportos. Por exemplo, aqui - é bem-vindo ao esqui, mas não pode ir ao atletismo, é uma escola de reserva olímpica, eles só escolhem os melhores. Uma estância de esqui é uma montagem, e as carruagens são as mesmas, por isso não serve de nada. Gostaria também de vos recordar as secções clandestinas do karaté.

4. Inventei isso, não foi? Estava a falar da minha primeira (e felizmente a última) visita a uma cervejaria pública. A fila interminável de borras... amendoins para um aperitivo... Os camaradas que comiam - oh que grande cerveja, oh que grande bar... (acho que ainda se lembram disso positivamente) e do cheiro especial...

5. Muito subjectivo. Embora... Lembro-me que, na paragem do autocarro ou na loja, havia sempre um palerma qualquer a tentar falar comigo, felizmente já não há mais.

6. É aí que tenho pessoalmente toda uma aventura na floresta... por isso, isso é completamente errado. Poderia ter ido para a floresta e ter tido algumas grandes aventuras.

7. O problema é que na prisão, cada preso sabe a que horas se vai deitar, a que horas se vai levantar, o que vai comer e até ao minuto em que sabe quando é que vai acabar. 8.

8. Isso soa bem.


É diferente para todos. Tivemos cinco Lenin Fellows no nosso instituto. Um foi depois para Israel, defendeu o seu diploma em inglês e depois trabalhou na rádio estatal local, alguns foram para banqueiros. É disso que me lembro.

Aqui concordo - depende de onde se vive: Kaliningrado era uma cidade fechada na altura, havia muitos bares de cerveja (e vários lugares semelhantes para todos os gostos e contingentes), havia também lugares para trabalhar como estudante (e sem problemas, no mesmo instituto/universidade), mas pequenos bares de cocktail sem danças eram especialmente populares (havia uma melhor multidão e música tocada pelos Beatles, Queen e Bee Gees).

O ponto sete parece-me ser o mais importante... Embora comigo este ponto não tenha sido observado (mas para a maioria das pessoas foi assim - com trabalho não houve problema, e todos sabiam aproximadamente onde iriam trabalhar agora, dentro de um ano, dentro de 10 anos, e quais seriam os salários, etc.). Depois (mais perto dos anos noventa) as coisas ficaram más aqui .... Foi quando soube pela primeira vez das "listas negras" e assim por diante. Mas isto foi mais tarde.

Acho que tudo dependia de onde eu vivia.

A minha avó não tinha pensão, e morreu aos 90 anos de idade no mesmo dia que o meu avô (ele tinha uma pensão).

Quando vejo filmes soviéticos antigos, por vezes nos filmes cantam canções, como com a guitarra junto ao fogo, ou o que quer que seja. Por vezes não se consegue lembrar ou cantar a melodia destas canções dos filmes. Mas nesses anos, ouvimos apenas Vysotsky e cantamos "Noisy reeds" um verso (por diversão), mas sobretudo Beatles e outras canções estrangeiras em inglês com uma guitarra ao pé de uma fogueira. Nada do que é mostrado nesses filmes sobre essa época no sentido de "cantar canções soviéticas" - não era esse o caso.

O mais importante desses tempos é a boa relação entre as pessoas, a ausência de amargura e prontidão para ajudar, e a confiança/ilusão de que amanhã será melhor do que hoje.

Hoje em dia não existe tal sensação, mas existe salsicha, mas na altura eu não gostava de salsicha e também não a como agora.

 
Yuriy Zaytsev:

É uma noção cor-de-rosa, a prosperidade naqueles anos não era a mesma. Uma descrição feita por um conhecido sobre os anos de vida na URSS.

O estado de estar com fome o tempo todo. É um profissional em mudanças, cerca de 15 escolas que mudou. Tive um problema em obter um passaporte - não tinha propiska. O gabinete de registo e alistamento militar não pôde entregar-lhe uma convocatória :-) Ele não tinha muita dívida para com o Estado, como disse - fez o meu serviço a crédito do Estado e 3 anos na Frota Marinha - mas o crédito acabou por se revelar irrecuperável. Começou o seu negócio durante a perestroika, começou uma família quando tinha 40 anos, adquiriu a sua própria firma, começou a viver em meados dos anos 90, e não a obteve do Estado. Mas ele lembra-se desses dias sem dor, ou melhor, muito feliz - mas não quer realmente voltar a esse tempo e a esse sistema. Claro que não há muitas pessoas assim, e agora vivem bem e não precisam de nada - eles têm o seu próprio negócio.


Isso deve ter sido nos anos 90.
Recordo os anos 70 e o início dos anos 80.

Houve alguma negatividade naqueles anos dos anos 70 e início dos anos 80, mas foi sobretudo sobre os direitos humanos, como comecei a compreender mais tarde. Isto é, se uma pessoa não atravessar, como está na moda dizer agora, "linhas vermelhas", então está bem.

  • Por exemplo, o estudante que defendeu o seu diploma em língua inglesa (naquela universidade, só havia um professor que sabia inglês, o resto não falava a língua) - tinha um problema: não o podiam contratar durante muito tempo (em lado nenhum e em lado nenhum). Depois, nos anos 90 e seguintes, tudo mudou (essas "listas negras" devem ter sido canceladas).
  • Ou quando um investigador fez uma publicação na Imprensa Universitária local, ele reparou no estrangeiro e começou a convidar coisas como a Holanda para exposições e apresentações. Mas ele (investigador) não é um membro do partido e ninguém. É aí que reside o problema ... durante muitos anos.
  • Ou quando um oficial serviu no Norte em navios de guerra sem nunca ter sido membro do Partido (por convicção) ... Problemas ...

Ou seja, se alguém enfiar a cabeça demasiado longe, pode ser mau.
Isto não foi explicado nas escolas e universidades, a maioria das pessoas não o sabia na altura e muitas pessoas ainda não se lembram de nada disto (pois não os afectava nem ao seu ambiente).

A propósito, a palavra Manager não era então utilizada. Em vez disso, foi dito - líder, gerente, chefe ...(um líder pode ter vergonha, mas um gerente - nunca).

Mas todas as coisas más desaparecem e todas as coisas boas vêm à mente - não no sentido da realidade, mas no sentido de boas relações entre as pessoas, ausência de amargura, ajuda mútua, amizade ... Costumávamos visitar-nos como famílias ...

 
Sergey Golubev:

Isso deve ter sido nos anos 90.
Recordo os anos 70 e o início dos anos 80.

Houve alguma negatividade naqueles anos dos anos 70 e princípios dos anos 80, mas estava sobretudo relacionada com os direitos humanos, como comecei a compreender mais tarde. Isto é, se uma pessoa não atravessar, como está na moda dizer agora, "linhas vermelhas", então ela está bem.

  • Por exemplo, um estudante que defendeu o seu diploma em inglês (e nesse instituto havia apenas um professor que sabia inglês, o resto não sabia a língua) - ele teve problemas: não foi contratado em nenhum lugar durante muito tempo (em qualquer lugar e em nenhum lugar). Depois, nos anos 90 e seguintes, tudo mudou (essas "listas negras" devem ter sido canceladas).
  • Ou quando um investigador fez uma publicação na Imprensa Universitária local, ele reparou no estrangeiro e começou a convidar coisas como a Holanda para exposições e apresentações. Mas ele (investigador) não é um membro do partido e ninguém. É aí que reside o problema ... durante muitos anos.
  • Ou quando um oficial serviu no Norte em navios de guerra sem nunca ter sido membro do Partido (por convicção) ... Problemas ...

Ou seja, se alguém enfiar a cabeça demasiado longe, pode ser mau.
Isto não foi explicado nas escolas e universidades, a maioria das pessoas não o sabia na altura e muitas pessoas ainda não se lembram de nada disto (pois não os afectava nem ao seu ambiente).

A propósito, a palavra Manager não foi utilizada na altura. Em vez disso, foi dito - líder, gerente, chefe ...(um líder pode ter vergonha, mas um gerente - nunca).

Mas todas as coisas más desaparecem e todas as coisas boas vêm à mente - não no sentido da realidade, mas no sentido de boas relações entre as pessoas, ausência de amargura, ajuda mútua, amizade ... visitando-se mutuamente como famílias.


Está a imaginar coisas, eu fiz o meu diploma em inglês, a minha colocação

Não faltaram ofertas, consegui um emprego num escritório militar perto de Moscovo, um quarto num dormitório de estilo familiar,

havia um penico na sala, um duche, um salário de 175 rublos.

 
Denis Sartakov:

Está a imaginar coisas, eu fiz o meu diploma em inglês, para a minha colocação

Não faltaram ofertas, fui levado para um escritório militar perto de Moscovo, um quarto num dormitório de estilo familiar,

Havia um bacio e um chuveiro na sala, deram-me um salário de 175 r...


Portanto, tudo depende da cidade e instituição específicas (esta descrição inclui a minha experiência e a dos meus pais, mas o Diploma em inglês não sou eu, é o meu amigo e antigo colega de casa). A propósito, como estudante, recebeu uma bolsa de Lenine de 100 rublos. Se não fosse a sua bolsa de Lenine e o seu pai como oficial naval em serviço na altura - ele teria sido tratado com dureza.
A propósito, foi em 1982, e um pouco antes muitas pessoas na cidade tinham retirado as antenas do canal de ondas das suas varandas (que eles próprios fizeram para receber a televisão polaca), e os cursos de língua polaca na cidade desvaneceram-se calmamente ... e a música polaca (que costumava estar em todo o lado) - também se acalmou de alguma forma ...
Não sei do que se trata, era então um estudante licenciado, e não pensava em "várias desgraças" de todo.

Não me lembro de ninguém ter sido levado para o departamento militar em Moscovo de uma universidade de pesca em Kaliningrado ... algumas pessoas ficaram para servir depois do departamento militar (conheci uma mais tarde), mas isso não teve nada a ver com a língua inglesa.

----------------

Mas os negativos só têm de ser lembrados... As coisas boas da vida não têm de ser lembradas, porque havia mais coisas boas, éramos mais novos...

Mesmo bolinhos de massa ... Nessa altura, entrava-se numa loja de bolinhos como estudante, comprava-se três porções - e cheiravam bem e saboreavam bem, com vinagre, outra porção com maionese ...
Mas agora vai ao supermercado, compra bolinhos, põe-nos a ferver e depois farta-se do mau cheiro, ventilando o apartamento...