Programação ao pôr-do-sol?

 

Muitas vezes há manchetes que prevêem o fim da era da programação. Dizem que a IA e as redes neurais não terão nenhuma chance contra os humanos. Eu costumava ler tais artigos de forma zombeteira, mas agora não estou rindo. Afinal, os Objetos (que o OOP cria) consistem em parâmetros, como corpos de partículas, e são conectados por links. Os parâmetros e links não precisam ser descritos em código, especialmente - em diferentes idiomas. Eles podem ser montados no estúdio com um conjunto de ferramentas visuais e qualquer programa pode ser escrito dessa forma. Pergunto-me por que o desenvolvimento não foi por aqui...

 
Реter Konow:

Muitas vezes há manchetes que prevêem o fim da era da programação. Dizem que a IA e as redes neurais não terão nenhuma chance contra os humanos. Eu costumava ler tais artigos com zombaria, mas agora não estou rindo. Afinal, os Objetos (que o OOP cria) consistem em parâmetros, como corpos de partículas, e são conectados por links. Os parâmetros e links não precisam ser descritos em código, especialmente - em diferentes idiomas. Eles podem ser montados no estúdio com um conjunto de ferramentas visuais e qualquer programa pode ser escrito dessa forma. Pergunto-me por que o desenvolvimento não foi por aqui...

nah....não é provável....nos próximos 10 anos com certeza)

A IA enquanto tal não existe, e as redes neurais fazem exatamente o que o criador diz através de sua estrutura. A pura criatividade só pode ser feita pelos humanos até agora. As redes neurais ainda estão longe disso, e a IA ainda não foi inventada))) Portanto, viva!)

 
Реter Konow:

Muitas vezes há manchetes que prevêem o fim da era da programação. Dizem que a IA e as redes neurais não terão nenhuma chance contra os humanos. Eu costumava ler tais artigos com zombaria, mas agora não estou rindo. Afinal, os Objetos (que o OOP cria) consistem em parâmetros, como corpos de partículas, e são conectados por links. Os parâmetros e links não precisam ser descritos em código, especialmente - em diferentes idiomas. Eles podem ser montados no estúdio com um conjunto de ferramentas visuais e qualquer programa pode ser escrito dessa forma. Pergunto-me por que o desenvolvimento não foi por aqui...

Pelo contrário, eu li que a 4ª revolução industrial fará dos programadores a profissão "principal", à frente dos banqueiros e dos petroleiros.

 

)) Sim, isso é reconfortante. ))

Entretanto, deixe-me dar-lhe um exemplo de onde o "pôr-do-sol" pode começar:

Eu lido muito com controles GUI e conheço sua estrutura de cor.

Então, vamos tomar um deslizador, por exemplo. Ela consiste em três objetos - uma base, uma pista e um deslizador.

Cada um desses objetos é um marcador retangular.

O marcador é um objeto de seis parâmetros (condicionais) - nome, x, y, w, h, colore (nome, coordenadas, comprimento, altura, cor).

Nós fazemos destes parâmetros um modelo. Eles são definidos como valores padrão. A partir do modelo, criar três instâncias - base, pista e deslizador. Configurar os valores dos parâmetros da instância (para a base, pista e controle deslizante).

Em seguida, estabelecer ligações entre os parâmetros do objeto:

  1. Ligação da pista em X para a base X + correção.
  2. Conectar os eixos em Y à base em Y + correção.
  3. Ligação das rotinas à estrutura W - correção.
  4. H-Gauge - valor independente.
  5. X-slide - aplica-se à gama X.
  6. Deslizador em Y - ligação ao Deslizador em W - correção.
  7. W,H-slider - valores independentes.

Conexões e dependências adicionais:

  1. Ligação X-slider para X-cursor desde que esteja no controle deslizante e o botão esquerdo seja pressionado. (O evento é controlado por um manipulador especial).
  2. O y-slider está sempre ligado ao y-track.
  3. O X e Y do deslizador está ligado ao X, Y da janela, (e a aba, se estiver sobre ela).
  4. O X e Y do deslizador está ligado ao X,Y da barra de rolagem, se estiver sobre eles.
  5. O valor X do controle deslizante é limitado aos valores do gabarito X e X + W. Colocar um filtro sobre os valores.
  6. Adicionamos um parâmetro ao controle deslizante que ele ajustará - seu valor atual como porcentagem. O cálculo do parâmetro é (W-slide/100) * (X-slide - X-track).
A questão é que tudo isso pode ser feito sem programação, em um estúdio especial. Além disso, qualquer outra lógica de conexões de vários parâmetros pode ser criada visualmente no estúdio, e então você pode até mesmo automatizar parcialmente o processo de conexão ou de previsão de conexões.
 
Do que há para se falar? Agora as escolas estão introduzindo a programação como uma das disciplinas de educação geral, substituindo a antiga disciplina Trabalho.
 
Aleksey Mavrin:

Pelo contrário, eu li que a 4ª revolução industrial fará dos programadores a profissão "principal", à frente dos banqueiros e dos petroleiros.

Acho que os idiomas começarão a "morrer" primeiro. Eles descrevem a lógica das relações de parâmetros, que podem ser construídas quase sem código. Meu exemplo é apenas uma gota no oceano, mas não há dúvida de que qualquer tarefa pode ser resolvida produzindo modelos de conjuntos de parâmetros (objetos) e estabelecendo suas relações contornando o código. E neste caso - é possível conectar redes neurais que funcionarão como inteligências, antecipando estruturas de objetos criados (de fato - paramétricas).

 

Mesmo movendo um cursor comum você pode criar as formas e processos dos objetos que você cria, simplesmente mudando o contexto dos valores de seus parâmetros x e y conforme você se move.

Por exemplo:

1. Criar uma instância do modelo do rótulo.

2. Pressione o botão de contexto do processo (representando os valores do cursor móvel como uma trajetória e economizando as proporções de tempo deste movimento).

3. Mova o cursor através do gráfico. Um manipulador especial grava os valores em uma matriz.

4. Combinar a trajetória registrada com a amostragem dos parâmetros de marca x e y (que podem ser encontrados em suas propriedades).

5. Fazemos com que a marca se mova ao longo da trajetória produzida.

Aqui substituímos um grande pedaço de código.

 
Реter Konow:

Muitas vezes há manchetes que prevêem o fim da era da programação. Dizem que a IA e as redes neurais não terão nenhuma chance contra os humanos. Eu costumava ler tais artigos de forma zombeteira, mas agora não estou rindo. Afinal, os Objetos (que o OOP cria) consistem em parâmetros, como corpos de partículas, e são conectados por links. Os parâmetros e links não precisam ser descritos em código, especialmente - em diferentes idiomas. Eles podem ser montados no estúdio com um conjunto de ferramentas visuais e qualquer programa pode ser escrito dessa forma. Pergunto-me por que o desenvolvimento não foi por aqui...

Visual Basic , por exemplo, se baseia neste princípio.

Você pode criar programas literalmente sem nenhum conhecimento da língua.

 

há uma língua diferente de qualquer outra.

erlang

 
Реter Konow:

Mesmo movendo um cursor comum você pode criar as formas e processos dos objetos que você cria, simplesmente mudando o contexto dos valores de seus parâmetros x e y conforme você se move.

Por exemplo:

1. Criar uma instância do modelo do rótulo.

2. Pressione o botão de contexto do processo (representando os valores do cursor móvel como uma trajetória e economizando as proporções de tempo deste movimento).

3. Mova o cursor através do gráfico. Um manipulador especial grava os valores em uma matriz.

4. Combinar a trajetória registrada com a amostragem dos parâmetros de marca x e y (que podem ser encontrados em suas propriedades).

5. Fazemos com que a marca se mova ao longo da trajetória produzida.

Aqui substituímos um grande pedaço de código.

No máximo temos um construtor que tem algumas limitações

 
Uladzimir Izerski:

Visual Basic , por exemplo, se baseia neste princípio.

Você pode literalmente criar programas sem nenhum conhecimento da língua.

A propósito, o estúdio visual que eu estava prestes a criar é construído de acordo com este princípio:

Uma parte dos controles pertence ao estúdio e a outra parte ao projeto do usuário.

Os elementos de estúdio conectam seus parâmetros às propriedades dos elementos editáveis no projeto e mudam seus valores. A seguir, o manipulador os refaz e voilá!

O princípio da edição no estúdio visual é MUITO simples. Basta conectar os parâmetros do controle e o item que você deseja editar.

Tanto o estúdio quanto o projeto do usuário estão em um kernel comum, portanto a conexão é apenas um ponteiro para uma célula da matriz (kernel) localizada em outra célula da mesma matriz (no elemento de controle).

A idéia é bem simples e eu teria feito um estúdio há muito tempo se alguém precisasse de um).