Por que uma crise econômica é inevitável. - página 2

 
Igor Zakharov:
quem falou em ciclos, a resposta é: a questão não é se isso vai ou não acontecer (quem acredita no crescimento perpétuo?), mas quando e em que escala. o mundo inteiro é cíclico, todos sabem que o inverno virá, a questão é quando e se ele será severo.
Bem, agora não é tão simples assim. As crises passadas não podem explicar a iminente, as condições não são absolutamente comparáveis. Gosto da ironia da história, lutei pela globalização e me envolvi nela. A globalização é a principal causa da crise, eu acho.
 
QuantumBob:
Não, acho que tudo pode ser analisado, inclusive a economia.

Não acho que seja uma questão de previsibilidade, mas sim uma questão de suficiência (e mais importante, de credibilidade) dos dados de entrada. há alguns anos atrás (2013?) houve um escândalo sobre as estatísticas de fraude da China para algumas províncias, os mercados estavam um pouco abalados na época, mas se recuperaram... Portanto, acho que ninguém conhece a situação real e, portanto, é impossível fazer previsões com base em dados falsos, assim como construir um modelo.

 
Igor Zakharov:

Não acho que seja uma questão de previsibilidade, mas sim uma questão de suficiência (e mais importante, de confiabilidade) dos dados de entrada. há alguns anos atrás (2013?) houve um escândalo sobre as estatísticas de fraude da China para algumas províncias, os mercados estavam um pouco abalados na época, mas se recuperaram... Portanto, acho que ninguém conhece a situação real e, portanto, a previsão baseada em dados falsos é impossível, assim como a construção de um modelo.

Sim, você tem que trabalhar no nível macro aqui, a confusão de indicadores econômicos sempre foi e sempre será. Isso não importa. Basicamente, quem se importa em quem o dinheiro vai para o bolso, o que importa é que há algo para dividir.
 
Se estamos falando de modelagem matemática , então ohhhh, muito importante. se estamos falando de modelagem filosófica, então provavelmente isso não importa em nada.
 
Igor Zakharov:
O mundo inteiro é cíclico, todos sabem que o inverno virá, a questão é quando e se ele será duro.

A analogia do inverno não pára de vir à mente. Sabemos que está chegando e sabemos quando, porque a terra está girando constantemente. Mas a temperatura é muito instável. Não podemos dizer qual será a temperatura neste ou naquele dia ou neste inverno. Ou podemos? Mas sabemos que a temperatura média anual em uma determinada área é bastante estável, mas está flutuando um pouco, mas a temperatura média anual em todo o planeta é ainda mais estável. Então conhecendo a temperatura média anual do planeta e a área específica, mais as temperaturas de cada dia do último ano, não podemos calcular o que será o amanhã?

E a temperatura não se mantém estável. Ela é mantida devido ao fluxo constante de energia e, em seguida, à redistribuição dessa energia. Penso que um processo semelhante ocorre na economia. Há uma entrada estável (condicionalmente estável) de energia (emissão de dinheiro), e depois uma redistribuição.

 
Igor Zakharov:
Se estamos falando de modelagem matemática , então ohhhh, muito importante. se estamos falando de modelagem filosófica, então provavelmente isso não importa em nada.

Sim, tenho ponderado sobre este assunto, parece-me que os economistas estão apenas entrando na pista errada. É muito mais simples do que isso.

 
QuantumBob:

Sim, tenho pensado sobre isso, parece-me que os economistas estão apenas entrando na pista errada. É muito mais simples do que isso.

A idéia é que a velocidade do desenvolvimento deve ser a mais próxima possível da velocidade do fluxo de dinheiro. Se a velocidade do desenvolvimento for mais rápida, haverá um crescimento rápido, mas então haverá um retrocesso. Quanto mais uniforme for o desenvolvimento, menor será o retrocesso.

 
Maxim Romanov:

A idéia é que a velocidade do desenvolvimento deve ser a mais próxima possível da velocidade do fluxo de dinheiro. Se a velocidade do desenvolvimento for mais rápida, haverá um crescimento rápido, mas então haverá um retrocesso. Quanto mais uniforme for o desenvolvimento, menor será o retrocesso.

Concordo, mas não estamos falando de um revés agora, estamos falando de um colapso.
 
QuantumBob:

...

É claro que há muitas afirmações muito gerais como: é uma contradição entre a natureza pública da produção e a natureza privada da apropriação dos resultados dessa produção.

...

Uma contradição entre os objetivos e as tarefas do produtor e do consumidor.

Os produtores precisam vender, vender, vender. E o consumidor precisa comprar uma vez e esquecer, para relaxar o máximo de tempo possível.

Enquanto houver um progresso técnico real, o consumidor não poderá escapar. Mas quando não há, o fabricante cria uma ilusão e, mais cedo ou mais tarde, qualquer nevoeiro se dissipa.

 
QuantumBob:
Concordo, mas não estamos falando de um recuo agora, estamos falando de um colapso.

Não, não haverá um colapso. Haverá outra crise durante a qual haverá uma redistribuição de fundos/potência/controle. Alguns irão embora e outros tomarão seu lugar. Algumas empresas irão à falência, outras crescerão. Não importa quão forte seja a crise, tudo continuará exatamente como era. E o recuo pode não estar apenas no preço dos bens, o recuo pode acontecer na população e vai acontecer um dia. A estrutura não muda, apenas a escala muda, e a fome é apenas uma certa escala.