Avaliação de núcleos de CPU para otimização - página 20

 
Maxim Romanov:

Favor publicar os resultados da comparação entre 3950 e 5950, ajudará a entender se faz sentido atualizar ou não. De preferência com a mesma freqüência de memória. Ambos têm estoque 3200. Por exemplo, meu 3700x não quer funcionar com freqüência de memória superior a 3200, embora a memória e a placa-mãe a suportem. É por isso que eu me pergunto se a CPU de estoque

não faz sentido mexer com Zen2

eles estão quase estupidamente elevados em tdp

overclock seu Zen3 e você terá o mesmo resultado.


que tipo de memória é esta 3200 máximo) 3600C16 quase qualquer memória deve funcionar

eu tenho hyperix para meu nettop porque ele tem jec 15 timings em vez de 19, alguns fabricantes reivindicam 17 e depois ele vai com o perfil,

e laptops não necessariamente suportam perfis, aqui está a memória que eu tenho, eles respeitam 15 sem o perfil, em qualquer laptop. +1000r a 8g tablete)

 
Fast235:

não há sentido em mexer com Zen2

é quase um estúpido impulso da tdp.

overclock seu zen3 e você terá o mesmo.


que tipo de memória é esta 3200 máximo) 3600C16 quase qualquer memória deve funcionar

no meu nettop eu comprei hyperix porque tem jec 15 timings em vez de 19, alguns fabricantes reivindicam 17 e depois vai com o perfil,

e laptops não necessariamente suportam perfis, aqui está a memória que eu tenho, eles respeitam 15 sem o perfil, em qualquer laptop. +1000r a 8g tablete)

kingston huperx predador com perfil xmp 3333 2*16. e placa-mãe x570 que suporta esta memória particular. Usei a tabela de compatibilidade do fabricante no site para escolher a tabela correta. A memória em si funciona, mas minha CPU só tem inicialização com freqüência superior a 3200. Se o computador for inicializado, ele está funcionando normalmente a 3466, mas está inicializando de forma estável apenas a 3200. A placa-mãe está exibindo erro de CPU quando o computador não inicia. E nenhuma manipulação de horários ajuda em nada. Portanto, há algumas pedras que não querem sobre-relógios de freqüência de memória.

 
Maxim Romanov:

O predador huperx Kingston com perfil xmp 3333 2*16. e uma placa-mãe x570 que suporta esta memória particular. Usei especificamente a tabela de compatibilidade no website do fabricante para garantir que tudo se encaixasse. A memória em si funciona, mas minha CPU só tem inicialização com freqüência superior a 3200. Se o computador for inicializado, ele está funcionando normalmente a 3466, mas está inicializando de forma estável apenas a 3200. A placa-mãe está exibindo erro de CPU quando o computador não inicia. E nenhuma manipulação de horários ajuda em nada. Por isso, tenho algumas pedras que não querem sobre-relógios de freqüência de memória.

3800C16 deve funcionar

Todos os pré-amplificadores são projetados para isso, no mínimo
 

Há um ano e meio atrás não havia escolha para 32GB de memória, então eu peguei o que estava disponível. Agora há muito mais escolha, mas afinal as placas-mãe não são amigáveis com nenhuma memória 32x4, é útil olhar para as tabelas de compatibilidade...

3950X configuração:

CPU: AMD Ryzen 9 3950X

RAM: G.SKILL F4-3200C16-32GVK 4x31.8GB

MBD: MSI MEG X570 ACE (MS-7C35)


Configuração para 5950X:

CPU: AMD Ryzen 9 5950X

RAM: G.SKILL F4-4000C18-32GVK 4x31.8GB

MBD: Gigabyte X570 AORUS ELITE

Infelizmente, os computadores estão em lados diferentes do planeta, então pudemos fazer um teste completo, movendo o equipamento

 
Denis Sotnikov:

Testado até agora apenas em dados históricos, e o teste foi relativo a duas CPUs diferentes.

Aconteceu que o XMP 4000 não se tornou no 5950X e ainda não se tornou... Assim, os testes foram feitos na velocidade de 2666 RAM. Isto é, haverá uma atualização. Até agora, podemos concluir que a 3950X RAM3200 é idêntica em velocidade à 5950X RAM2666.

E o que é a mídia com as citações, talvez um gargalo ali?

 
Denis Sotnikov:

acontece que as placas-mãe não são compatíveis com todas as memórias 32x4, é útil ver as tabelas de compatibilidade...

A placa-mãe pode não ser compatível com nenhum tamanho de memória. Verifique a tabela de compatibilidade no site do fabricante. Recentemente encontrei um 1x8Gb, tive que mudar a memória.
 
Aleksey Vyazmikin:

E o que é a mídia com as citações, talvez um gargalo ali?

Em 3950X -Samsung 970 Evo Plus NVMe PCIe M.2 500GB
Em 5950X -Force MP600 500GB
Este último deveria ser um pouco melhor, mas na minha opinião só afeta o momento em que a RAM se enche de carrapatos, ou seja, quando a otimização começa. Os resultados dos testes são sempre limpos, não levando em conta o tempo de sincronização dos carrapatos.

O suporte técnico da Gigabyte respondeu que para tal tamanho de memória é necessário aumentar a voltagem sobre ela.... tolices de algum tipo.

De qualquer forma, a bios mostra o XMP ativo no 4000 e o gerenciador de tarefas e o cpu-z mostra o 2666.

O 3950X está otimizando em 32 agentes com freqüência média de 4...4.2 GHz, o 5950X mantém em torno de 4.4...4.5. A diferença relativa no tempo de teste é agora a favor do 5950X em exatamente 10%. Ou seja, ao fazer um overclocking um pouco no primeiro, você pode obter os mesmos resultados. Mas eu acho que para uma diferença de 10% não faz sentido.

Assim, enquanto não descobrirmos a memória, não teremos uma comparação objetiva(((.

Foi corretamente observado que Zen3 e Zen2 não diferem em termos de arquitetura, mas apenas em termos de freqüências. Portanto, você não deve esperar nenhuma vantagem em particular.
 
Denis Sotnikov:

Em 3950X -Samsung 970 Evo Plus NVMe PCIe M.2 500GB
Em 5950X -Force MP600 500GB
Este último deveria ser um pouco melhor, mas na minha opinião só afeta quando a RAM está cheia de carrapatos, ou seja, quando a otimização começa. Os resultados dos testes são sempre limpos, não levando em conta o tempo de sincronização dos carrapatos.

O suporte técnico da Gigabyte respondeu que para tal tamanho de memória é necessário aumentar a voltagem sobre ela.... tolices de algum tipo.

De qualquer forma, a bios mostra o XMP ativo no 4000 e o gerenciador de tarefas e o cpu-z mostra o 2666.

O 3950X está otimizando em 32 agentes com freqüência média de 4...4.2 GHz, o 5950X mantém cerca de 4.4...4.5. A diferença relativa no tempo de teste é agora a favor do 5950X em exatamente 10%. Ou seja, ao fazer um overclocking um pouco no primeiro, você pode obter os mesmos resultados. Mas eu acho que para uma diferença de 10% não faz sentido.

Portanto, enquanto não descobrirmos a memória, uma comparação objetiva não funcionará(((.

Foi corretamente observado que Zen3 e Zen2 não diferem em termos de arquitetura, mas apenas em termos de freqüências. Portanto, você não deve esperar nenhuma vantagem em particular.

(( Você está certo, 4 slots de memória são piores que 2, ou seja, para a freqüência declarada é melhor aumentar a tensão, mas é para a estabilidade, não afetará a velocidade

3950 a freqüência de memória não deve exceder 3800mgz, caso contrário haverá um divisor por 2. Para 5950, eu não sei

e precisa aumentar não só a freqüência da memória, mas também a freqüência do IF(Infinity Fabric), se você não entender, você pode baixar o utilitário ZenTimings v1.2.1 (nas versões acima do drweb jurando no Trojan) e postar uma captura de tela, ficará imediatamente claro o que está errado nos ajustes

 
Maxim Romanov:

O predador huperx Kingston com perfil xmp 3333 2*16. e uma placa-mãe x570 que suporta esta memória particular. Usei especificamente a tabela de compatibilidade no website do fabricante para garantir que tudo se encaixasse. A memória em si funciona, mas minha CPU só tem inicialização com freqüência superior a 3200. Se o computador for inicializado, ele está funcionando normalmente a 3466, mas está inicializando de forma estável apenas a 3200. A placa-mãe está exibindo erro de CPU quando o computador não inicia. E nenhuma manipulação de horários ajuda em nada. Por isso, tenho pedras que não querem sobre-relógio de freqüência de memória.

Não é uma pedra, eu tive um problema semelhante com meu primeiro ryzen que comprei, o cartão 3200 começou apenas uma vez e apenas um cartão, troca o cartão e ele apenas funciona, o cartão é a parte mais problemática neste link - a fiação é o problema.

Retomar sob garantia.

-

É por isso que escrevi acima que se você usar 4 slots, no alto XMP (que na maioria dos casos é projetado para 2 slots) é aconselhável adicionar mais algumas tensões,

-

Em meu site 3700x não tomei a freqüência IF 3800 (ou seja, IF não funcionava, a memória podia ser ajustada para 3200). No fórum de perfil os moderadores mais inteligentes mencionaram que depende do processador, cópia infeliz, não funciona.

Um ano depois a atualização da bios saiu e 3800 trabalharam de uma só vez, são palhaços sentados ali, fingindo ser profissionais).

 
Fast235:

você está certo, 4 slots de memória são piores que 2, ou seja, para a freqüência declarada é melhor elevar a tensão, mas isto é para a estabilidade, não afetará a velocidade

Seu 3950 atrelado a 3950, a freqüência de memória não deve exceder 3800 mhz, caso contrário ele se dividirá por 2, eu não sei sobre isso a 5950

e precisa aumentar não só a freqüência da memória, mas também a freqüência do IF(Infinity Fabric), se você não entender isso, você pode baixar o utilitário ZenTimings v1.2.1 (nas versões acima do drweb jurando no Trojan) e postar uma captura de tela, ficará imediatamente claro o que está errado nos ajustes

Eis o que a ZenTimings mostra. Tentamos deixar duas cartas em ambos os slots A1, B1 e A2, B2. Nada muda