Interpolação, aproximação e afins (embalagem de algibe) - página 7

 
Yousufkhodja Sultonov:

Isto é melhor servido pela minha URMhttps://www.mql5.com/ru/articles/250

lido diagonalmente, não vi palavras semelhantes. É mais como https://www.mql5.com/ru/articles/412

mas não consigo entender.

Применение метода собственных координат к анализу структуры неэкстенсивных статистических распределений
Применение метода собственных координат к анализу структуры неэкстенсивных статистических распределений
  • www.mql5.com
В 1988 году Константино Тсаллис (Constantino Tsallis) предложил обобщение статистической механики Больцмана-Гиббса-Шеннона (Boltzmann-Gibbs-Shannon) [1], в котором было введено понятие неэкстенсивной энтропии (nonextensive entropy). Важным следствием обобщения энтропии оказалось существование новых типов распределений [2], играющих ключевую...
 
Yousufkhodja Sultonov:

Meu URMhttps://www.mql5.com/ru/articles/250 seria mais adequado para isso, embora eu não seja a favor de redes neurais.

Isso não é um fato. Ainda ninguém descobriu qual é o problema e você já tem uma solução.

 
Dmitry Fedoseev:

Isso não é um fato. Ainda ninguém descobriu qual é o problema, e você já tem uma solução.

Sim, todos já descobriram, eles simplesmente não sabem como fazer

Transformação aleatória de características para uma rede neural, na forma de uma função de saída, para que novos dados possam ser substituídos

 
Maxim Dmitrievsky:

Todos já descobriram, só não sabem como fazer

uma transformação aleatória de características para a rede neural, como função de saída, de modo que novos dados possam ser substituídos

Mm-hmm. Todos entendem, mas não podem dizer.

 
Dmitry Fedoseev:

Você não parece ter praticamente resolvido o problema da interpolação, não é mesmo? Sim? Na interpolação, não se fala em simplificar uma função. O objetivo da interpolação não é simplificar. Alguém colocou interpolação e aproximação sob um título em um livro didático e lá vai você...

Por que especificar o domínio de uma função que já está definida do infinito negativo ao infinito positivo?

Como os gurus matemáticos escrevem livros didáticos - uma lixeira de todos em um capítulo, assim nesses livros didáticos os professores seniores dão palestras e a mesma lixeira vai para os chefes dos alunos, alguns dos quais mais tarde se tornam professores e o ciclo se encerra. Depois, algumas delas, em vez de explicar o significado das definições estabelecidas, introduzem novas definições. em vez de uma função, é um mapeamento e é um beco sem saída. Alguns estão carregados com toda essa terminologia e pensam que se tornaram matemáticos... algum tipo de doença de esquerdismo no comunismo.

Uma tarefa prática, onde eu tinha que definir os nós de interpolação ( área de definição de funções) e simplificar uma função definida por uma fórmula explícita: exibir parte ou toda uma elipse com eixos inclinados. O motorista do egavga.bgi não tinha comandos para desenhar uma elipse com eixos inclinados na tela. Tive que substituir a curva por pedaços de círculos, que já estavam sendo produzidos em uma velocidade normal. Acho que em ferramentas modernas de saída de tela isto já é feito mais facilmente, em termos de hardware. Mas naquela época... ...eu tive que fazer muita torção. E o método conhecido em geometria descritiva de substituir a elipse por uma oval de 4 peças de círculos deu um quadro muito áspero, fizemos 8 peças.

E suas idéias "originais" sobre estudantes e docentes são melhor respondidas do que eu pelo texto citado no livro de Raymond M. Smallian "Qual é o nome deste livro?":

"Há uma lacuna entre as fronteiras alcançadas pela matemática moderna e os cursos de matemática tradicionalmente 'estabelecidos' que tem sido descrita coloridamente pelo notável representante dessa ciência, o educador e popularizador Hugo Steingauz: 'Na matemática, incomparavelmente mais claramente do que em outras disciplinas, sente-se como se estende a marcha da humanidade. Há aqueles de nossos contemporâneos cujos conhecimentos de matemática remontam a uma época mais antiga do que as pirâmides egípcias, e eles estão em grande maioria. O conhecimento matemático de uma pequena parte das pessoas atingiu a Idade Média, e o nível de matemática do século XVIII não atinge nem um em mil... Mas a distância entre aqueles que estão na vanguarda, e a massa sem limites de viajantes está crescendo, a procissão é esticada, e caminhar na frente deles se distancia cada vez mais. Eles estão fora de vista, poucos são conhecidos, as histórias sobre eles são espantosas. Há aqueles que simplesmente não acreditam em sua existência.

P.S. Um dos tópicos mais populares deste fórum (Da Teoria à Prática) é dedicado à criação de um sistema comercial, em particular através da solução da equação diferencial integral Fokker-Planck. Trata-se de um caso especial (para processos Markovianos) da equação Kolmogorov - Chapman onde estamos lidando com operadores lineares que representam funções de distribuição de probabilidade. Estes mapeamentos não são funções de forma alguma, pois os conjuntos A e B contêm distribuições, não números.

Fonte: Wikipedia, a enciclopédia livre.
A equação de Kolmogorov-Chepman para a família de operadores lineares contínuos P(t), t>0 no espaço vetorial topológico, expressa uma propriedade semigrupo:
P (t+s) = P(t) P(s).
Este termo é mais comumente usado na teoria dos processos aleatórios homogêneos de Markov, onde P(t), t>=0 é um operador que converte a distribuição de probabilidade no tempo inicial para a distribuição de probabilidade no tempo t (P(0) = 1).

 
Maxim Dmitrievsky:

Preciso interpolar uma função com ajustes arbitrários, por isso escolhi estrias.

Entendo corretamente que obterei interpolantes diferentes pelo número de pontos de nodo, o que mais posso variar?

E a segunda pergunta, o que é melhor escolher para interpolação a partir da lista, se eu preciso apenas construir muitas interpolações diferentes da série original (a variação é importante)?

Se você precisar de "variação", os métodos exatos de interpolação não funcionarão para você, apenas ANC e similares.

Como entendi de seus cargos subseqüentes, você quer usar um método de interpolação para resolver o problema de extrapolação. O único método viável é a tendência, todo o resto é lixo.

 

Vladimir, desculpe-me. Eu sou apenas um pensador mais lento.

Você sabe o que quero dizer.

 
Ainda bem que você encontrou um interlocutor digno.
 
Nikolai Semko:

Para um comerciante, a extrapolação, não a interpolação ou aproximação, é a mais valiosa.

As estrias não são adequadas para extrapolação.

Tenho grande experiência e compreensão em polinomial aproximação-extrapolação. Menos experiência - Fourier.
Extrapolação por métodos polinomiais e Fourier são completamente diferentes na natureza. A extrapolação de Fourier só pode ser aplicada ao mercado plano devido à sua natureza periódica (esta linha é uma soma de sinusóides de diferentes freqüências, fases e amplitudes), e tende sempre a voltar atrás,enquanto a extrapolação polinomial, ao contrário, é boa para a tendência, pois sempre tenta "voar para cima" ou para baixo devido à sua natureza de grau.
Portanto, faz sentido combinar estes dois métodos para obter bons resultados de extrapolação.

A aproximação polinomial é de particular interesse para os programadores porque este tipo de aproximação é muito bem otimizada e pode ser calculada muito rapidamente. Consegui sair dos ciclos para o cálculo dos coeficientes.
Também é importante lembrar que todos os tipos de aproximação criam linhas redesenháveis a cada novo ponto. Somente o traçador da linha aproximada não é redesenhado.

Uma aproximação polinomial tem apenas uma solução, em oposição a uma aproximação de Fourier. Isto permite a criação de slides únicos não redesenháveis:

Fourier não é adequado para extrapolação. Não há nada/ nenhuma razão para extrapolar uma função periódica: basta pegar os valores da margem esquerda - que é o que você teoricamente obterá se o erro de extrapolação tender a zero, ou seja, se você pegar todos os harmônicos para o cálculo, não os selecionados.
É por isso que sua aplicação a um apartamento dá um resultado mais plausível - a presença de uma gama estreita de flutuações de preços. Portanto, o erro de extrapolação não é crucial lá (no apartamento).

 
Vladyslav Goshkov:

Fourier não é adequado para extrapolação. Não há nada/ nenhuma razão para extrapolar uma função periódica: basta pegar os valores da margem esquerda - que é o que você teoricamente obterá se o erro de extrapolação tender a zero, ou seja, se você pegar todos os harmônicos para o cálculo, não os selecionados.
É por isso que sua aplicação a um apartamento dá um resultado mais plausível - a presença de uma gama estreita de flutuações de preços. Portanto, o erro de extrapolação não é crucial ali (no apartamento).

Sinto muito, não consigo entender o que você quer dizer. Provavelmente devido à minha limitação. Mas eu tentei.
Mas dê uma olhada e veja este exemplo:
https://www.mql5.com/ru/forum/216298/page5#comment_6484839