Interpolação, aproximação e afins (embalagem de algibe) - página 2

 
Nikolai Semko:

Interpolação exata? Você tem certeza? Não é uma aproximação? E não é redesenhável?
Você estará interpolando cada carrapato.

Se você precisar de interpolação sobre nós intermediários (nós ZigZag, por exemplo) sem redesenhar, então todo o ponto é onde estará o próximo nó.

Você só pode criar um ZigZag transparente não redesenhável se você tiver uma máquina do tempo. Não há como determinar, sem uma máquina do tempo, que a barra atual é um extremo.

Há alguém no fórum periodicamente a quem eu chamo de "desenhista de rabo".

O objetivo é o rabo de cavalo.

É um clássico deste gênero - deslocar o SMA para a esquerda por meio período e terminar de desenhar esses meios períodos por um polinômio de algum grau. Aqui está um exemplo -https://www.mql5.com/ru/forum/224374. Certamente isto já foi visto antes.

Pode-se usar estrias para fazer uma interpolação muito agradável ao longo do ziguezague extrema, mas é preciso entender claramente que entre os últimos dois ou três nós haverá um redesenho. Não há como sem ele!

Se não for redesenhado, não é interpolação, mas o que eu chamo de traço da linha de aproximação (não interpolação!).
Além dos polinômios, não vejo nada compreensível até agora.
Aqui está um gif especialmente gravado para demonstrar um exemplo de polinômio de maior grau (10), a fim de entender o quanto é menos "bonito" do que eu gostaria :))
E para calcular polinômios de potências superiores a precisão do dobro não é suficiente. Será necessário utilizar bibliotecas especiais usando tipos de maior precisão. Mas pessoalmente eu não vejo o uso de polinômios de grau superior a 5.


Simplesmente através da interpolação, o gráfico pode ser alterado além do reconhecimento, enquanto a aproximação é apenas uma aproximação mais grosseira. E lá diz no pacote de algibeiras sobre o cubic spline, que você pode obter um valor interpolante a partir dos novos dados. Uma aproximação também é possível, mas seria a habitual regularização ou suavização dos dados originais. Preciso de um transformador de características muito bom para MO. Há também a interpolação multidimensional, que funciona no espaço multidimensional e também parece tentadora, à primeira vista... mas até que você tenha uma idéia, é difícil dizer.

 
Maxim Dmitrievsky:

É que através da interpolação você pode mudar o gráfico além do reconhecimento, e a aproximação é apenas uma aproximação mais grosseira. E diz no pacote de alglib sobre o cubic spline que você pode obter um valor interpolante sobre os novos dados. Uma aproximação também é possível, mas seria a habitual regularização ou suavização dos dados originais. Preciso de um transformador de características muito bom para MO. Há também a interpolação multidimensional inversa do peso da distância, que funciona no espaço multidimensional e também parece tentadora à primeira vista... mas até que você tenha uma idéia, é difícil dizer.

A linha de estrias ainda será redesenhada entre os últimos nós.

Pense sobre isso:

Não sabemos onde estará o próximo nó.

 
Nikolai Semko:

A linha de estrias ainda será redesenhada entre os últimos nós.
Pense sobre isso:

Não sabemos onde estará o próximo nó.

Acontece que sim... mas se o novo valor está no intervalo já conhecido sobre dados normalizados, então podemos obter o valor da estria. E não faz diferença para onde a curva vai a seguir.

Por outro lado, se houver outliers, é desejável ter caudas em ambas as extremidades. Em estrias, estes são limites à esquerda e à direita? Vou ler mais alguns artigos.

 
Maxim Dmitrievsky:

Acontece que sim... mas se o novo valor estiver em um intervalo já conhecido sobre os dados normalizados, então você pode obter o valor da estria. E não faz diferença para onde a curva vai a seguir.

Por outro lado, se houver espigões, é desejável ter caudas em ambas as extremidades. Em estrias, estes são limites à esquerda e à direita? Vou ler mais alguns artigos.

Tudo funciona bem quando não são adicionados novos pontos (nós). E para o comércio de ações, esse é o ponto - onde um novo ponto surgirá.

Naturalmente, todas estas são grandes ferramentas para encantar o público ingênuo.
Mas acredito que para um comerciante neste campo de interpolação de aproximação, somente o que faz uma previsão de extrapolação de qualidade pode ser de valor.

 
Nikolai Semko:

Tudo isso funciona bem quando não são adicionados novos pontos (nós). E para a negociação de ações, esse é o ponto - onde um novo ponto surgirá.

Naturalmente, todas estas são grandes ferramentas para encantar o público ingênuo.
Mas acredito que para um comerciante neste campo de interpolação de aproximação, somente aquele que faz uma previsão de extrapolação de qualidade pode ser de valor.

Talvez a tarefa em si não esteja definida corretamente, é um tipo de coisa criativa que precisa ser feita de alguma forma. Eu ficaria satisfeito com truques multivariados em vez de polinômios e estrias, mas não os encontrei em nenhum lugar e não posso escrevê-los eu mesmo.

Uma previsão de extrapolação qualitativa via polinômios em uma única BP também é, naturalmente, um disparate. Se mesmo as redes neurais em múltiplas características não funcionarem para todos.
 
Maxim Dmitrievsky:

Talvez a tarefa em si não esteja definida corretamente, como uma coisa criativa que precisa ser feita de alguma forma. Eu ficaria satisfeito com truques multivariados em vez de polinômios e estrias, mas não os encontrei em nenhum lugar

Concordo - este material merece ser estudado.
Na verdade, eu estava mentindo quando disse que apenas a extrapolação é importante.
A aplicação de vários métodos de aproximação e interpolação (em menor extensão), incluindo os multivariados, é a base matemática para resolver o problema do reconhecimento de padrões, que é a base da IA.

E os comerciantes modernos sem IA vão achar cada vez mais difícil no futuro.

 
Nikolai Semko:
E os comerciantes modernos sem IA no futuro encontrarão cada vez mais dificuldades.
É um mito: os comerciantes não podem passar sem cálculos complexos
 
A100:
É um mito: os comerciantes não podem passar sem cálculos complexos

é uma realidade.

 
Maxim Dmitrievsky:

esta é a realidade

Há resultados em US$? Ou apenas suposições teóricas na forma de discussões intermináveis?
 
Vladimir:

Ninguém o resolveu - errado.

O que ninguém resolveu? O problema da interpolação de uma função? O problema da interpolação de uma função - ninguém resolveu tal problema e ninguém jamais o resolverá.