Stop loss: perto ou longe?

 

Alguém aqui já obteve resultados reais usando a clássica estratégia de risco/retorno de 1:2 / 1:3 / 1:5 ou similares?

Pessoalmente, de todos os testes que realizei ao longo dos anos, estou constatando que a melhor estratégia não é necessariamente definir o TP com um retorno que seja pelo menos o dobro do SL, mas pensar de uma maneira completamente diferente, ou seja, colocar o SL muito longe e o TP mais perto.

Eu opero com EUR/GBP e GBP/USD, colocando o SL em 1500 pips para EUR/GBP e em 2500 pips para GBP/USD. Depois, após alcançar cerca de 80 pips de lucro, ativo um trailing stop.

A estratégia, combinada com outras medidas de risco, está se mostrando lucrativa.

A que escola você pertence? SL perto e TP longe? Ou SL longe e TP perto?

 
Alessandro Riggi:

Alguém aqui já obteve resultados reais usando a clássica estratégia de risco/retorno de 1:2 / 1:3 / 1:5 ou similares?

Pessoalmente, de todos os testes que realizei ao longo dos anos, estou constatando que a melhor estratégia não é necessariamente definir o TP com um retorno que seja pelo menos o dobro do SL, mas pensar de uma maneira completamente diferente, ou seja, colocar o SL muito longe e o TP mais perto.

Eu opero com EUR/GBP e GBP/USD, colocando o SL em 1500 pips para EUR/GBP e em 2500 pips para GBP/USD. Depois, após alcançar cerca de 80 pips de lucro, ativo um trailing stop.

A estratégia, combinada com outras medidas de risco, está se mostrando lucrativa.

A que escola você pertence? SL perto e TP longe? Ou SL longe e TP perto?

Acredito que essa é uma discursão bem complexa, até porque depende muito do ativo, da volatilidade. Eu paritularmente acredito em stoploss e takeprofit dinâmicos. Em mercados extremamente voláteis como o de ativos futuros aqui na B3 pelo menos nos meus testes, alvos dinâmicos de acordo com a situação atual do mercado se mostrou mais eficiente. Sempre opto pela abordagem de manter o EA o mais dinâmico possivel, quanto menos engessado melhor, verificar volatilidade, volume, horários e tudo mais, existem diversos indicadores que possibilitam o ajuste do TP e SL de forma dinâmica.


Mas de modo geral, um TP mais curto sempre trará resultados positivos mais rápido, a questão é se a longo prazo os ganhos irão ser suficientes pra aguentar períodos de drawdown já que o EA perde mais do que ganha. Você testou essa abordagem por quanto tempo ? 

 
HENRIQUE ARAUJO #:

Acredito que essa é uma discursão bem complexa, até porque depende muito do ativo, da volatilidade. Eu paritularmente acredito em stoploss e takeprofit dinâmicos. Em mercados extremamente voláteis como o de ativos futuros aqui na B3 pelo menos nos meus testes, alvos dinâmicos de acordo com a situação atual do mercado se mostrou mais eficiente. Sempre opto pela abordagem de manter o EA o mais dinâmico possivel, quanto menos engessado melhor, verificar volatilidade, volume, horários e tudo mais, existem diversos indicadores que possibilitam o ajuste do TP e SL de forma dinâmica.


Mas de modo geral, um TP mais curto sempre trará resultados positivos mais rápido, a questão é se a longo prazo os ganhos irão ser suficientes pra aguentar períodos de drawdown já que o EA perde mais do que ganha. Você testou essa abordagem por quanto tempo ? 

Trabalho nesta estratégia há quase um ano e, depois de realizar vários testes, posso confirmar que concordo com você sobre a necessidade de ter SL e TP dinâmicos. Eu uso um expert desenvolvido com meu irmão que abre as ordens automaticamente. No entanto, aumentei muito os resultados aplicando ferramentas adicionais para avaliar melhor esses aspectos. Especificamente, aplico Fibonacci, bandas de Bollinger, pontos de pivô, RSI e MACD. Utilizando essas ferramentas, passei de um algo trading 100% para um algo trading de 30%, mas reduzi muito o risco de drawdown e aumentei os lucros. Este mês, alcancei quase 5%.

Se você quiser dar uma olhada, aqui está o meu sinal:

 
Alessandro Riggi:

Alguém aqui já obteve resultados reais usando a clássica estratégia de risco/retorno de 1:2 / 1:3 / 1:5 ou similares?

Pessoalmente, de todos os testes que realizei ao longo dos anos, estou constatando que a melhor estratégia não é necessariamente definir o TP com um retorno que seja pelo menos o dobro do SL, mas pensar de uma maneira completamente diferente, ou seja, colocar o SL muito longe e o TP mais perto.

Eu opero com EUR/GBP e GBP/USD, colocando o SL em 1500 pips para EUR/GBP e em 2500 pips para GBP/USD. Depois, após alcançar cerca de 80 pips de lucro, ativo um trailing stop.

A estratégia, combinada com outras medidas de risco, está se mostrando lucrativa.

A que escola você pertence? SL perto e TP longe? Ou SL longe e TP perto?

Boa noite Alessandro !

Eu estou desenvolvendo um EA com dois tipos de abertura de ordens ,por cruzamento de media (4/96) no M30 e RSI > 75 compra e < vende , o stop estou usando longo 1500 pt com TP de 300 , mas nunca alcança pois o trailing esta em 80 com caminhar de 5 ou 10, fechamento das ordens só ocorrem abaixo ou acima da linha de 96 , uso também um fechamento usando RSI ( quando esta sobre comprado ou vendido , mas somente se for < ou > que o valor de compra) , usando esse SL/TP  obtive uma margem de 39,13% bruto , com 44,18 de flutuação , tecnicamente seria -6% , mas estou apurando o desempenho do EA.

Acredito que se trabalhar com stop curto não teria esse resultado .

 
Edson Roberto Safra #:

Boa noite Alessandro !

Eu estou desenvolvendo um EA com dois tipos de abertura de ordens ,por cruzamento de media (4/96) no M30 e RSI > 75 compra e < vende , o stop estou usando longo 1500 pt com TP de 300 , mas nunca alcança pois o trailing esta em 80 com caminhar de 5 ou 10, fechamento das ordens só ocorrem abaixo ou acima da linha de 96 , uso também um fechamento usando RSI ( quando esta sobre comprado ou vendido , mas somente se for < ou > que o valor de compra) , usando esse SL/TP  obtive uma margem de 39,13% bruto , com 44,18 de flutuação , tecnicamente seria -6% , mas estou apurando o desempenho do EA.

Acredito que se trabalhar com stop curto não teria esse resultado .

Muito interessante! Apesar dos princípios por trás da abertura da ordem serem diferentes dos seus, meu EA opera de maneira semelhante ao seu.

O conselho que eu te daria não é tanto reduzir o SL, mas modificar as configurações do Trailing stop. Você já tentou fazer um backtest genético para ver qual configuração de Trailing stop poderia render melhor?

Além disso, outro conselho que eu te daria é aplicar o cálculo de suportes e resistências baseados nos pontos de Pivot e no RSI. Aplicando também essas ferramentas em EUR/GBP e GBP/USD, eu melhorei muito os resultados.

<...>
 
Alessandro Riggi #:
Muito interessante! Apesar dos princípios por trás da abertura da ordem serem diferentes dos seus, meu EA opera de maneira semelhante ao seu.

O conselho que eu te daria não é tanto reduzir o SL, mas modificar as configurações do Trailing stop. Você já tentou fazer um backtest genético para ver qual configuração de Trailing stop poderia render melhor?

Além disso, outro conselho que eu te daria é aplicar o cálculo de suportes e resistências baseados nos pontos de Pivot e no RSI. Aplicando também essas ferramentas em EUR/GBP e GBP/USD, eu melhorei muito os resultados.

<...>

Obrigado pela dica , vou estudar mais a respeito do "cálculo de suportes e resistências baseados nos pontos de Pivot e no RSI" , hoje me deparei com DIFUSOR DE FLUXO , achei interessante e vou tentar entender como aplica-lo a meu robo , estou operando apenas na demo stopei em fevereiro e fiquei meio desanimado .

 
Alessandro Riggi:

Alguém aqui já obteve resultados reais usando a clássica estratégia de risco/retorno de 1:2 / 1:3 / 1:5 ou similares?

Pessoalmente, de todos os testes que realizei ao longo dos anos, estou constatando que a melhor estratégia não é necessariamente definir o TP com um retorno que seja pelo menos o dobro do SL, mas pensar de uma maneira completamente diferente, ou seja, colocar o SL muito longe e o TP mais perto.

Eu opero com EUR/GBP e GBP/USD, colocando o SL em 1500 pips para EUR/GBP e em 2500 pips para GBP/USD. Depois, após alcançar cerca de 80 pips de lucro, ativo um trailing stop.

A estratégia, combinada com outras medidas de risco, está se mostrando lucrativa.

A que escola você pertence? SL perto e TP longe? Ou SL longe e TP perto?

Uma opção é você utilizar o ATR para gerar o stop loss e/ou TP

Cada ativo tem uma volatilidade, usar o mesmo stop para todos não me parece uma boa ideia

veja

https://www.youtube.com/watch?v=BLpggpKE6IY

How to Use ATR Indicator to Set Stoploss
How to Use ATR Indicator to Set Stoploss
  • 2014.12.09
  • www.youtube.com
Have you ever put on a trade only to watch the market hit your stop loss, and then continue moving in your expected direction?It sucks, right?And that’s beca...
 
Mateus Cerqueira Lopes #:

Uma opção é você utilizar o ATR para gerar o stop loss e/ou TP

Cada ativo tem uma volatilidade, usar o mesmo stop para todos não me parece uma boa ideia

veja

Mateus Cerqueira Lopes #:

Uma opção é você utilizar o ATR para gerar o stop loss e/ou TP

Cada ativo tem uma volatilidade, usar o mesmo stop para todos não me parece uma boa ideia

veja

Excelente consejo, intentaré aplicarlo.
 
Alessandro Riggi:

Alguém aqui já obteve resultados reais usando a clássica estratégia de risco/retorno de 1:2 / 1:3 / 1:5 ou similares?

Pessoalmente, de todos os testes que realizei ao longo dos anos, estou constatando que a melhor estratégia não é necessariamente definir o TP com um retorno que seja pelo menos o dobro do SL, mas pensar de uma maneira completamente diferente, ou seja, colocar o SL muito longe e o TP mais perto.

Eu opero com EUR/GBP e GBP/USD, colocando o SL em 1500 pips para EUR/GBP e em 2500 pips para GBP/USD. Depois, após alcançar cerca de 80 pips de lucro, ativo um trailing stop.

A estratégia, combinada com outras medidas de risco, está se mostrando lucrativa.

A que escola você pertence? SL perto e TP longe? Ou SL longe e TP perto?

Esse assunto é meio polemico. Eu gosto bastante das estrategia de renovacao dos stops (não lembro o nome direito e a finalidade eh pra detectar inversao de tendencia, [1]) e da estrategia de media movel com redução [2]. Já conhecia alguma delas? Tem regras de movimentação de stops?

A questão de TP longe ou perto, eu não uso TP. Meus dados dizem que TP perto eh prejudicial e operando de maneira lenta focando em pegar sempre pernas longas acredito que não faz muito sentido.


[1] Tu marca a vela atual, o rompimento pra baixo na vela pra esquerda conta 1, se esse um for rompido pra baixo pra vela da esquerda marca 2 e coloca o stop ali. Tem em um dos livros do Thomas Bulkowskis.

[2] Seria assim, tu vai seguir uma media de N periodos. Se no momento de abrir a ordem o preço esta perto da media tu pega as minimas ou as maximas de N periodos. So vai movimentar o stop quando o preço renovar uma extremidade a favor. Com o preço longe da média, o stop fica na média. Se a media estiver interagindo com a vela, a regra anterior de pegar as extremidades deve ser analisada. O stop vai ser reduzido quando uma outra media M estiver trocado de posicao com a N ou muito proxima (convergindo com a media N). Note que pode ser levado em consideração as extremidades e so vale pra primeira vela. Isso é para evitar ficar atualizando o stop aproximando cada vez mais do preço quando esta vindo contra.