Série Histórica: Volume inexistente em dia de rolagem mesmo

 

Pessoal, mais uma vez venho consultar os experts do fórum para sanar uma dúvida. Mesmo usando a séries históricas, o comportamento é o mesmo. Veja os indicadores de volume abaixo no gráfico. No dia de rolagem eles ficam zerados. Alguém sabe explicar o motivo disso acontecer?

Eu tentei praticamente todos eles: WIN$N, WIN@N, WIN$D, WIN@D, etc. Acredito que para leitura mais correta em análise técnica, pelo que entendi na documentação, eu devo usar sempre o WIN$N (série história, por liquidez, sem ajustes), inclusive em backtests que tenham operações de swing, com médias, etc.


 
Aprendiz de Trader:

Pessoal, mais uma vez venho consultar os experts do fórum para sanar uma dúvida. Mesmo usando a séries históricas, o comportamento é o mesmo. Veja os indicadores de volume abaixo no gráfico. No dia de rolagem eles ficam zerados. Alguém sabe explicar o motivo disso acontecer?

Eu tentei praticamente todos eles: WIN$N, WIN@N, WIN$D, WIN@D, etc. Acredito que para leitura mais correta em análise técnica, pelo que entendi na documentação, eu devo usar sempre o WIN$N (série história, por liquidez, sem ajustes), inclusive em backtests que tenham operações de swing, com médias, etc.


Para operações no mercado real considere somente o volume do ativo e não do ativo histórico. O histórico é muito dependente de corretoras e tem vezes que os volumes so valem por muito pouco tempo até ser "ajustado". Se quiser descobrir o ativo corrente, tu pode pegar o WIN correspondente ao por vencimento e recuperar da descrição do mesmo o nome ou ainda bater pelo código ISIN. Note que se for pegar pelo mais liquido daí tem vezes que essa descrição mesmo o atual sendo um mes X aparece como sendo um mes Y, então cuidado se for usar essa forma de detectar.

 
Não tem como criar uma séria histórica mesclando os volumes dos dois ativos no dia da rolagem?