Discussão do artigo "Aprendendo a construindo um EA que opera de forma automática (Parte 05): Gatilhos manuais (II)"

 

Novo artigo Aprendendo a construindo um EA que opera de forma automática (Parte 05): Gatilhos manuais (II) foi publicado:

Aprenda como criar um EA que opera de forma automática, isto de forma simples e o mais seguro possível. No final daquele artigo, pensei que seria adequado permitir o uso do EA, de uma maneira manual, pelo menos por um tempo.

Bem, para que o nosso EA, possa trabalhar de forma mais cômoda, no modo manual, precisamos fazer algumas coisas. Para quem é programador, a coisa é super simples, e fácil de fazer, podendo então ir direto ao ponto. Que é criar as linhas, que indicam, onde estará os limites da ordem, que será lançada no servidor de negociação.

Estes limites, são mais apropriados de serem visualizados, quando estamos usando o mouse para posicionar as ordens, ou seja, quando estivermos fazendo a criação de uma ordem pendente. Uma vez que a ordem já esteja no servidor, a indicação passa a ser gerenciada pela plataforma MetaTrader 5. Mas antes que isto de fato aconteça, precisamos mostrar ao usuário, onde possivelmente, a ordem e seus limites serão colocados, e posicionados. Isto é feito por nos, programadores. Já que o único suporte, que de fato o MetaTrader 5 nos dará, é a possibilidade de usar linhas horizontais no gráfico. Fora isto, todo o trabalho deverá ser feito via programação do EA.

Para fazer isto, precisamos simplesmente programar algum código, que lance tais linhas no gráfico, nas posições corretas. Mas não queremos fazer isto de qualquer maneira. Queremos fazer isto de uma forma controlada. Já que não desejamos comprometer o código, que já foi criado. E não queremos ter trabalho, caso precisamos e iremos no futuro, retirar a classe C_Mouse, e o tratador de eventos OnChartEvent do nosso EA. Isto por que um EA automático, não precisa de tais coisas, mas um EA manual sim. Ele precisa de tais coisas, para ficar minimamente usável. 

Autor: Daniel Jose

 

Prezado Daniel, inicialmente quero agradecer o seu trabalho.

Eu estou iniciando na automatização de estratégias no MetaTrader e seus artigos estão muito didáticos, me ajudando nessa fase.

Já estou aguardando o próximo artigo, que deve tratar da automatização das ordens.

Eu tenho uma estratégia simples que foi implementada apenas em linguagem R para testar o desempenho da lucratividade.

Com seu material, pretendo codificar para MQL5.


Mais uma vez, parabéns ;-)