6° Grau Poli Ajuda!

 
Permitam-me que me apresente. Sou um arquiteto de banco de dados (ao contrário de um matemático) com habilidades de programação muito fortes em todas as coisas de banco de dados (sql, t-SQL, PL/SQL) e tenho habilidades suficientes em linguagens sem base de dados (C,C++,C#, VB/VBA) para fazer. Trabalhei dentro dos limites da indústria de Serviços Financeiros por muitos, muitos, muitos anos e sou muito bem versado em Excel (e realmente gosto de 2013, kudos!).

Tenho usado o Excel por muito tempo, sempre confiei nas funções e ferramentas gráficas embutidas (posso sempre cortar e colar a imagem de um gráfico), e nunca me passou pela cabeça que um dia, eu identificaria uma aplicação prática dos valores reais (não-visuais) e teria que cavar abaixo da superfície da apresentação para determinar "como". Até recentemente, a apresentação visual (e a lógica por trás dela) se vendia sozinha.

Aí reside o propósito de minha busca.

Dado o seguinte quadro, pode-se validar claramente a estabilidade das linhas de tendência polinomial do 6º grau. O polígrafo é substancialmente mais estável sobre uma gama maior oferecida pelo método SMA, e tudo isso com um grau nominal de latência! Simplificando: os polígonos não vacilam. Eu me apaixonei pelas linhas de tendência de polinomial de grau Excel desde o dia em que as usei para identificar o topo do mercado imobiliário em 2008 (a tendência identificou a mudança em maio-junho e o colapso ocorreu em agosto-junho, se bem me lembro), proporcionando-me a capacidade de fornecer sérias precauções às equipes de mitigação de riscos hipotecários que eu estava atendendo na época (embora, visualmente)!

Poly-Graph

Agora minha busca começa.