Algoritmos e sistemas comerciais baseados em estratégias de jogo de xadrez - página 5

 
laplacianlab:

Não estou claro sobre seu número de pontos

3) Não esqueça que o principal resultado aqui deve ser táticas de xadrez e idéias de estratégia que podemos codificar

Laplacianlab, concordo plenamente com você que não podemos perder o foco da conversa sobre tática de xadrez e conceitos abstratos de estratégia em geral. Portanto, vá em frente com isso.

Por que impossível? Podemos testar e inverter as táticas e estratégias de xadrez para criar tais algoritmos (como a regra 3 afirma), se tivermos um sistema completo, ou apenas criar um a partir de um conceito abstrato (as coisas de trabalho que você está pedindo que não percamos).

Em meu ponto de vista, a idéia do sistema é uma forma complementar de construir algo mais realista e automático, que unirá tudo isso.

E a frase "jogar contra o mercado" é apenas uma metáfora, todos nós sabemos que este é um jogo fictício e que estamos longe de algum dia ter ROI por este caminho.

Mas o sonho é livre ;-)

 
figurelli:
Laplacianlab, concordo plenamente com você que não podemos perder o foco da conversa sobre tática de xadrez e conceitos abstratos de estratégia em geral. Portanto, vá em frente com isso.

Por que impossível? Podemos testar e inverter as táticas e estratégias de xadrez para criar tais algoritmos (como a regra 3 afirma), se tivermos um sistema completo, ou apenas criar um a partir de um conceito abstrato (as coisas de trabalho que você está pedindo que não percamos).

Em meu ponto de vista, a idéia do sistema é uma forma complementar de construir algo mais realista e automático, que unirá tudo isso.

E a frase "jogar contra o mercado" é apenas uma metáfora, todos nós sabemos que este é um jogo fictício e que estamos longe de algum dia ter ROI por este caminho.

Mas o sonho é livre ;-)

Ok,

Não tenho idéia de como os verdadeiros algoritmos de xadrez são programados, então, por enquanto, eu começaria a modelar os seguintes conceitos (classes UML, ou o que quer que seja) para este EA fundamental baseado em eventos:

Peças

Eventos econômicos de longo prazo (estes são os respiros de longo prazo dos mercados)

  1. O colapso econômico
  2. A crise da dívida pública nos países ocidentais
  3. O crescimento da China nos próximos anos
  4. Movimentos sociais nos países ocidentais
  5. A próxima mini era do gelo
  6. A influência nas pessoas das próximas idéias das escolas austríacas
  7. ...

Eventos econômicos de curto prazo (estas são as notícias)

  1. EEUU
  2. Europa
  3. China
  4. ... Austrália
  5. ...

Todos os itens acima devem mover moedas, mercadorias, etc.

As Habilidades Cognitivas da EA

Estratégia

  1. Paciência
  2. Iniciativa
  3. OpportunityCost
  4. ...

O acima determina como a EA se comporta em relação ao que está acontecendo no mercado.

 
Laplacianlab, eu gosto desta abordagem, mas você pode explicar melhor sua idéia?

Por exemplo, como este modelo se tornará um algoritmo para o comércio real?
 

O xadrez é um jogo de informações completas, ambos os jogadores podem ver todos os movimentos e peças dos outros jogadores, ao contrário do que acontece num mercado. O Xadrez tem uma quantidade limitada de possibilidades onde um mercado é infinito. Eu estaria mais inclinado a comparar um mercado com um jogo de pôquer. Embora o Pôquer também seja bastante diferente de uma negociação, há uma sensação adicional de aleatoriedade que tanto a negociação como o pôquer têm, assim como ambos são jogos de informações incompletas.

Uma coisa que aprendi na escola foi (na época) que o computador não podia resolver o jogo de xadrez, pois existem muitas possibilidades, em vez disso, o computador deve olhar à frente para todas as possibilidades que puder para o maior número possível de jogadas e então marcar o resultado de todas essas possibilidades e escolher a jogada com a pontuação mais alta do pior cenário possível daquela jogada em particular naquele cenário particular. Eu derivo uma das minhas técnicas de programação MQL do que aprendi na escola sobre programação de um computador de xadrez, a saber, a técnica de marcar possíveis entradas ou saídas (ou outras ações) e só entrar ou sair quando o limite é atingido na pontuação.

Mesmo no cenário de programação de uma ea, não se poderia/poderia pontuar o pior cenário de uma determinada ação, em vez disso, se daria notas mais altas a coisas que aumentam a probabilidade de resultados positivos.

"Pensar à frente" no xadrez pode ser comparado ao teste de retaguarda, embora, é claro, eles sejam bastante diferentes em todos os casos.

 
bendex77: O xadrez é um jogo de informações completas, ambos os jogadores podem ver todos os movimentos e peças dos outros jogadores, ao contrário do que acontece num mercado. O xadrez tem uma quantidade limitada de possibilidades onde um mercado é infinito. Eu estaria mais inclinado a comparar um mercado com um jogo de pôquer.

Eu concordo totalmente com este cara. Fio interessante tho. Eu não disse nada porque não queria ser um assassino_de_ambiente, mas esses foram exatamente os meus ensinamentos.

Eu gostei de jogar xadrez quando era criança, principalmente porque meu pai sempre jogava com seus amigos. Eles às vezes falavam sobre o quão profunda era a percepção de movimento de alguém. Significando quantas jogadas no futuro essa pessoa poderia prever uma boa jogada. Os computadores modernos podem fazer uma percepção de profundidade_ bastante longa em comparação com os humanos; mas Super-Computador vs. outro Super-Computador sempre terminará em um empate. Eles sempre jogarão as jogadas mais eficientes que levam a um empate.

O mais próximo que estive de relacionar o Forex com o xadrez foi em meus primeiros_dias, quando aprendi sobre velas. Ensinei por que não equiparar diferentes padrões de castiçais a diferentes classificações de peças em um tabuleiro de xadrez, mas isso foi até onde eu fui. Mais tarde, não foi surpresa que eu igualasse a troca a um jogo de pôquer, apesar dos meus esforços para tentar igualar a troca ao Blackjack pelas mesmas razões acima. O Blackjack tem uma quantidade limitada de resultados possíveis como apenas 52 cartas vão sair daquele baralho e se apenas 4_cartas restam e nenhum A foi jogado, então todas as cartas restantes devem ser A's. O mercado Forex não tem tal coisa e eu gosto da maneira como Alain descreveu isso antes.

angevoyageur: Em cada jogada há dezenas de possibilidades de movimento no Xadrez. A cada vez, são apenas duas possibilidades para que o mercado se mova para cima ou para baixo.

É verdade que o mercado também pode ir para o lado. Ou um preço pode não mudar necessariamente na próxima barra. Mas a simplicidade e a complexidade do mercado pode se aproximar ainda mais de outro jogo .... virar moeda. <- E isto, muita gente não quer aceitar ... nem mesmo eu :)

 
angevoyageur:Em cada jogada, há dezenas de possibilidades de movimentação no Xadrez. A cada vez são apenas 2 possibilidades de movimentação para cima ou para baixo no mercado.
Não tão simples. Mesmo se você considerar um simples tick como uma "volta", o mercado tem outras dimensões a considerar, tais como: tempo (quando ele vai subir ou descer?), quantidade ou preço (até onde ele vai subir ou descer?). Mesmo apenas estas duas dimensões dão infinitas possibilidades....
 
figurelli:
Laplacianlab, eu gosto desta abordagem, entretanto, você pode explicar melhor sua idéia?

Por exemplo, como este modelo se tornará um algoritmo para o comércio real?

Obrigado por seu interesse nesta idéia. Acho que não vou conseguir codificar nada sobre ela, por enquanto, mas posso desenvolvê-la um pouco mais porque o sonho é livre e isto é um brainstorming, não é?

Peças

Vamos supor que tenhamos sido capazes de identificar as notícias de longo prazo que movem o mercado (crescimento da China, previsões dos gurus, crise da dívida, etc.) e que sejamos capazes de fazer perguntas como as seguintes

  1. O que as pessoas pensam sobre o Ouro em 2014?
  2. Quando a China vai parar de crescer?
  3. ...

Como dissemos, finalmente fomos capazes de codificar uma Ontologia RDF chamada Intuição Coletiva, então agora mesmo nossa MQL5 EAs pode realizar consultas como as acima, graças ao SPARQL. O conhecimento necessário para construir esta Ontologia foi extraído de uma série de fontes diferentes.

Como resultado, agora podemos combinar esse conhecimento com um calendário de notícias, a fim de colocar pedidos em mercados. Este é um robôfundamental, baseado no porquê das coisas.


As Habilidades Cognitivas da EA

Carlsen, Polgar e Karpov são simplesmente pessoas diferentes. Tenho certeza de que eles não jogarão o mesmo jogo de xadrez contra o Deep Blue.

Talvez eles possam ser modelados desta forma (não sei):

Carlsen

  1. Paciência = 35%
  2. Iniciativa = 80%
  3. OportunidadeCusto = 55%
  4. ...

... Karpov

  1. Paciência = 65%
  2. Iniciativa = 70%
  3. OportunidadeCusto = 85%
  4. ...

Então,por que não tentamos quantificar as habilidades cognitivas de nossa EAassim para que ela aja de forma diferente em diversas situações diferentes? Isso pode ser feito muito facilmente com um conjunto de parâmetros!

Depois, podemos começar a registrar asoperações da EA.Se virmos que os resultados não são muito bons, então podemos mudar a estratégia inicial.

 
Then later we can start recording the EA's operations. If we see that results are not very good, then we can change the initial strategy.
Entretanto, como um consultor especializado como esse poderia auto-regulamentar sua visão estratégica? Talvez isto seja um paradoxo, ou não, mas não se preocupe... há o termo auto-referência para explicar isto. Clique aqui para saber um pouco mais sobre a auto-referência.
 
Ubzen:

Eu concordo totalmente com este cara. Fio interessante tho. Eu não disse nada porque não queria ser um assassino_de_ambiente, mas esses foram exatamente os meus ensinamentos.

Oi Ubzen, obrigado por compartilhar, acho que você tem muito a contribuir aqui e acabou de começar a fazer isso.

Na verdade,Victor Allis estimou a complexidade do xadrez por árvore de jogo"em pelo menos10123, com base em um fator de ramificação médio de 35 e uma duração média de jogo de 80". Como comparação, onúmero de átomos no universo observ ável, ao qual é frequentemente comparado, é estimado entre 4×1079 e1081".Alguém pode afirmar que o número de átomos no universo observável é finito. De fato, mas provavelmente todos nós concordamos que é um número impressionante.

Portanto, a tarefa fácil aqui é associar táticas do xadrez ao comércio, já que podemos codificá-lo como conceitos.E a difícil (que eu chamo de sonho) é criar um modelo e um sistema para fazer isso 100% automaticamente.

Eu gostei muito do que você disse sobre suas idéias de xadrez/ vela, pois esta pode ser também uma forma de abordar o sonho, como idéias de Jordi (laplacianlab) também. A propósito, eu pude ver há uma semana uma imagem conectando todos os pontos para tornar este sonho uma realidade.

Mas acredito que a solução e a arquitetura que comecei a mostrar é apenas um caminho, e a idéia principal aqui é explorar vários conceitos. Neste sentido, decidi não contaminar outras idéias e críticos, passando minhas idéias passo a passo, é o que estou fazendo agora.

 
laplacianlab:

Então, por que não tentamos quantificar as habilidades cognitivas de nossa EA desta forma para que ela aja de forma diferente em várias situações diferentes? Isso pode ser feito muito facilmente com um conjunto de parâmetros!

Depois, podemos começar a registrar asoperações da EA.Se virmos que os resultados não são muito bons, então podemos mudar a estratégia inicial.

Obrigado, agora eu vejo melhor, mas ainda não consigo conectar os pontos.

Talvez para ajudar nisso, pense nas seguintes etapas:

  • Sonho Passo 1: Imagine uma combinação VOCÊ x Mercado (apenas EUR/USD, por exemplo, qualquer prazo)
  • Sonho Passo2: Como você decide que peça se move (e onde) usando o gráfico EUR/USD/novos/etc.?
  • Sonho Passo3: Como o gráfico EUR/USD/novidades/etc. indicará o movimento do mercado virtual (que peça e onde)?

Se você puder escrever um código para estes 3 passos, e explicar os algoritmos para endereçá-lo, você também tem um Eureka, comona minha opinião, qualquer modelo de sonho deve endereçar estes 3 passos, se realmente quisermos emular este jogo e não apenas usar modelos de táticas conceituais.

A propósito, escrevi estes passos dos sonhos como regra no primeiro post, para que possamos melhorá-los.