AÇÕES notícias, previsões, expectativas 2022 - página 142

 
Vitalii Ananev #:

Em geral, tudo foi esclarecido com gás. Foi assinado um decreto, as contas de rublo nos bancos russos serão utilizadas para pagamento.

http://kremlin.ru/acts/news/68094

Para ser mais preciso, por um banco:

- "Joint Stock Company Gazprombank, que é um banco autorizado para os fins deste Decreto" .

e imediatamente uma notícia sobre o assunto - https://www.banki.ru/news/lenta/?id=10963829


Mas este interessante parágrafo chamou minha atenção:

- "Autorizar a Comissão Governamental de Controle de Investimentos Estrangeiros na Federação Russa a emitir autorizações para que compradores estrangeiros cumpram suas obrigações para com os fornecedores russos de pagar pelo fornecimento de gás natural sem seguir o procedimento estabelecido por este Decreto".


Taki Sber parece que vai crescer. <- eu fiz a conclusão certa?

СМИ: Евросоюз не планирует вводить санкции против Газпромбанка и СберБанка
  • www.banki.ru
Страны ЕС на данном этапе не планируют вводить санкции против Газпромбанка и СберБанка. Об этом написало издание Wall Street Journal со ссылкой на европейских дипломатов и чиновников, знакомых с обсуждениями санкций. «На данный момент нет планов вносить Газпромбанк или СберБанк, которые проводят банковские операции с европейскими фирмами по...
 
Mikhail Makhovskii #:


Então o Sber parece que vai subir. <- estou certo em supor isso?

Não sei, vamos ver. Sber e Gazprombank estão sob sanções, mas não tão duras quanto a VTB. O mais provável é que as sanções não sejam mais rigorosas contra esses bancos.

 

Moscou. 31 de março. INTERFAX - O mercado mundial de gás está respirando um suspiro de alívio: o plano anunciado para mudar os pagamentos do gás russo para rublos russos não exigiu nem uma longa e dolorosa reescrita dos contratos, nem movimentos bruscos da válvula de gás.

Os compradores de gás natural russo de duas dúzias de países da União Européia na lista "não amigável" terão que pagar por ele de acordo com um novo princípio a partir de 1º de abril. O pagamento dos contratos será alongado por uma pequena etapa técnica: a conversão da moeda recebida dos importadores em rublos pela Gazprombank.

Os contratos da Gazprom com contratantes europeus (tanto para o transporte como para o fornecimento de gás) foram renovados e alterados dezenas de vezes ao longo da história da cooperação. A base para tais revisões foram tanto as negociações entre as partes quanto as mudanças no marco regulatório europeu. Agora a legislação da Federação Russa está mudando.

A decisão do Presidente Vladimir Putin, há uma semana, de converter o pagamento do fornecimento de gás para a UE em rublos causou um alvoroço entre os políticos europeus e inundou as manchetes das notícias com declarações de que eles não aceitariam seus termos. Por exemplo, o ministro francês da economia Bruno Le Maire acrescentou ao pânico na quinta-feira: "Pode surgir uma situação em que, dadas certas circunstâncias, não haverá gás da Rússia amanhã. Temos que nos preparar para tais cenários, e é exatamente isso que estamos fazendo".

Os preços do gás na Europa conseguiram aumentar em um terço em uma semana - mas a razão para isso não é a intervenção verbal, mas o inesperado resfriamento da primavera e o fracasso da geração eólica européia.

Moscou prometeu que o esquema será simples e claro. A surpresa foi como seria realmente simples. Os líderes europeus repetiram que suas empresas continuariam a pagar em euros - e eles também estavam certos. Os contratos de fornecimento se revelariam inalterados.

 

😁😂🤣

sem comentários

 
E o inevitável colapso do dólar como conseqüência do pagamento do gás em rublos? Está sendo adiado novamente?
 

Biden anuncia que os EUA liberarão 1m de barris de petróleo dos estoques todos os dias

sobre o futuro do petróleo, é hora de ir mais rápido.



 

O decreto de Putin sobre o procedimento de pagamento por compradores estrangeiros de gás russo. Texto completo

p.s.

parece valer a pena estudar - para entender qual o caminho a seguir.


p.s.

é a parte chave, o resto é a amarração.

- Estabelecer que a partir de 1 de abril de 2022:

(a) pagamento por fornecimentos de gás natural em estado gasoso (doravante referido como gás natural) feitos após 1 de abril de 2022 por residentes - participantes em atividades econômicas estrangeiras tendo, de acordo com a Lei Federal nº 117-FZ de 18 de julho de 2006 "Sobre Exportação de Gás", o direito exclusivo de exportar gás natural em estado gasoso (doravante referido como fornecedores russos), deverá ser feito em rublos:

 

A UE segue o G7 na rejeição da demanda para pagar o gás em rublos

p.s.

Acontece que os futuros de gás valem a pena comprar por muito tempo.

Também pode fazer sentido comprar ações de empresas americanas envolvidas na produção e transporte de gás.

 
Yuriy Zaytsev #:

Tanto quanto eu entendo, o comprador terá que ir ao mercado interno russo e trocar a moeda lá por rublos, comprando rublos à taxa de câmbio do Banco Central.
Se o comprador comprar em eur, ele não irá ao mercado doméstico, mas pagará localmente em um banco de importação, que é onde reside o problema, esta conta pode ser facilmente bloqueada.
O risco de ter uma conta em moeda estrangeira da qual as sanções não permitem que você retire moeda. Em outras palavras, o dinheiro se acumulará em algum lugar em uma "conta não amigável" em um banco não amigável.

Grosseiramente falando, o dinheiro permanecerá no bolso do comprador após a transação.


Isso não acontecerá rapidamente.

Que diferença faz no momento se uma unidade de gás custa $1700 em EUR ou rublos?

e o transfere para o exportador em rublos. Em princípio, não há diferença.



A única diferença é o objeto da transação. Se minha contraparte bloqueou meu dinheiro, nada me impede de bloquear seus rublos.

 

As tarifas de trânsito do petróleo através da Ucrânia aumentarão 30% em 1 de abril

p.s.

cada vez mais - cada notícia é melhor do que a outra.

COMPRAR com gás