Pergunta interessante... - página 8

 
Choomazik >> :

Os balões sobem em um desfile. E na festa de aniversário de uma criança, também. (Se estiverem cheios de hélio, é claro, não de fumaça dos pais).

Eles estão entrando.

Você me deixou confuso.

e ainda acho que o balão está andando para trás na carruagem.

>> ONDE ESTÁ ANDREW?

 

Sugiro que você apague todos os postes divagantes.

Você não tem um desejo insistente de parar de vibrar? Era um tema normal, Lecha levantou uma questão real. E agora você já arrastou a contracepção para dentro dela.

Vamos zadachki em outro fio. Talvez até mesmo em outro fórum.

 
sayfuji >> :

Sugiro que você apague todos os postes divagantes.

Você não tem um desejo insistente de parar de vibrar? Era um tema normal, Lecha levantou uma questão real. E agora você já arrastou a contracepção para dentro dela.

Vamos zadachki em outro fio. Talvez até mesmo em outro fórum.

Bem - nada mal - a temperatura geral do hospital é clara, além disso, enquanto eu estava chegando em casa e o pequeno pc de minha esposa encontrou o DDFedor. Três pessoas interessadas. Progresso. :) Podemos discutir mais em particular.

 
Sobre o balão: a declaração do problema diz que ele dançou. É para lá que ele dança, é para lá que ele vai. Físicos de merda :) Se o balão estiver pendurado no ar, ele não tem flutuabilidade positiva e não voará para frente. Se o balão atingir o teto, ele não voará, mas rolará. E não há como dizer onde.
 

Em um problema deste tipo, é necessário anotar cuidadosamente todas as forças que atuam sobre a bola. Não há muitos deles, veja fig:

A força arquimédica é dirigida contra a força da gravidade e a força resultante é totalmente compensada pela resistência do teto. Portanto, a bola é estacionária no eixo vertical.

No plano horizontal, duas forças opostas atuam sobre a bola - a força inercial F=ma e a força arquimedeana decorrente do gradiente de densidade do meio ao longo da direção do carro. Essas forças não são compensadas e farão com que a bola role ao longo do teto em direção a uma força maior. Esta parte não compensada é igual em valor absoluto ao produto da aceleração do carro pela diferença V(densidade do ar - densidade do hélio)-m0, onde V é o volume do balão, m0 é a massa de sua carcaça. Para entender o sinal desta expressão e conseqüentemente a direção do movimento da bola, basta olhar a expressão para a força arquimedeana no plano vertical. Eles coincidem exatamente! E a bola, se não fosse pelo teto, se moveria contra a direção da aceleração da queda livre (ver fig.). Assim, no caso do trem se mover da direita para a esquerda, a aceleração do carro será na direção oposta (quando o carro decola, você é jogado para trás), e a força arquimédica horizontal será direcionada pelo movimento do carro, ou seja, da direita para a esquerda, que é onde a bola vai rolar.

A bola vai rolar através do teto na direção do trem!

 

Neutron, não seria a força de reação de apoio N

não funcionaria?

 
Como não poderia? - Será! Foi o que eu disse acima - "...e a força resultante é totalmente compensada pela resistência do teto".
 
Neutron >> :

O balão irá rolar através do teto na direção do trem!

Exatamente! A explicação é exaustiva. Agora podemos falar de volatilidade.

Desculpe por ter distraído o público :) .

 

Algo não está bem aqui.

Por exemplo, por que a aceleração do WAGON é dirigida na direção oposta à do movimento do vagão?

 
A terceira lei de Newton, F=-F a força da ação, é igual à força da ação contrária com sinal oposto! Portanto, a força que atua sobre a carroceria do carro está na direção oposta à força aplicada ao carro (dirigida por U) e acelerando-o. Por outro lado, de acordo com a segunda lei F=ma de Newton, a direção da aceleração a sempre coincide com a direção da força F.