[Arquivo c 17.03.2008] Humor [Arquivo até 28.04.2012] - página 239

 
 
 
Integer:
Dim. De férias ou apenas aborrecido. Você simplesmente não está no Skype? Você não tem que responder.
 
Vinin:
Dim. De férias ou apenas aborrecido. Você simplesmente não está no Skype? Você não tem que responder.

Estou vivo, estou bem, estou até os meus ouvidos no trabalho. O Skype é uma dor.
 
Mestres chineses




Lao Tzu

Se não se reverenciar os sábios, não haverá brigas entre o povo. Se não se valorizam objetos raros, não haverá ladrões entre o povo. Se você não mostrar coisas que possam causar inveja, não haverá perturbação do coração do povo.

O céu e a terra são de longa duração. O céu e a terra são duráveis porque não existem para si mesmos. É por isso que eles podem ser de longa duração.

O melhor governante é aquele sobre o qual o povo só sabe que ele existe. Pior ainda são aqueles governantes que exigem que o povo os ame e os exalte. Pior ainda são os governantes que o povo teme e o pior são os governantes que o povo despreza.

Glorificar-se na vitória é regozijar-se em matar pessoas. Aquele que se alegra em matar não pode ganhar simpatia no país. O bem-estar é criado pelo respeito, e a miséria vem da violência.

Aquele que conhece os homens é prudente, aquele que se conhece a si mesmo é iluminado. Aquele que vence os homens é forte. Aquele que se conquista é poderoso. Aquele que sabe que a prosperidade é rica. Aquele que age com perseverança, possui a vontade. Aquele que não perde sua natureza, tem vida longa. Aquele que está morto, mas não esquecido, é imortal.

A caminhada supera o frio, a paz supera o calor. A tranqüilidade cria ordem no mundo.

Ouvi dizer que aquele que não sabe dominar a vida, caminhando no chão não teme o rinoceronte e o tigre, entrando em batalha, não teme os soldados armados. O rinoceronte não tem onde lhe espetar o chifre, o tigre não tem onde lhe espetar as garras e os soldados não têm onde atacá-lo com sua espada. Qual é a razão? Ela existe porque não há morte para ele.

O conhecimento da harmonia é chamado de permanência. O conhecimento da permanência é chamado de sabedoria. Enriquecimento da vida é chamado de felicidade. O esforço para controlar os sentidos é chamado de persistência.

O homem está há muito tempo em ilusão.

Superar o difícil começa com o fácil, perceber o grande começa com o pequeno, pois no mundo o difícil se forma a partir do fácil, e o grande a partir do pequeno.

Quem agir falhará. Aquele que possui alguma coisa, perdê-la-á. É por isso que o homem perfeito é ocioso e não falha. Ele não tem nada e, portanto, não perde nada. Aqueles que, enquanto fazem as coisas, estão com pressa de alcançar o sucesso, fracassarão. Aquele que tem o cuidado de terminar seu negócio tal como o iniciou, sempre terá prosperidade.

Aquele que é corajoso sem humanidade, generoso sem frugalidade, estando na frente, repulsa aqueles que estão atrás - ele perecerá. Aquele que faz guerra com a humanidade é vitorioso e suas defesas são inexpugnáveis.

Um guerreiro inteligente não é guerreiro. Um guerreiro hábil não está zangado. Capaz de derrotar o inimigo, não ataca. Aquele que sabe administrar as pessoas não se coloca em posição inferior. Este é o poder de governar as pessoas. Significa seguir a natureza e o antigo começo.

Aquele que, tendo conhecimento, finge não saber, é superior. Aquele que, não tendo conhecimento, finge saber, está doente. Aquele que, estando doente, se julga doente, não está doente.

O homem é tenro e fraco ao nascer, mas firme e forte ao morrer. Todas as criaturas e plantas são tenras e fracas ao nascer e secas e podres ao morrer. Duro e forte é o que perece, e terno e fraco é o que começa a viver. Portanto, o poderoso exército não é derrotado e a árvore forte perece. Os fortes e poderosos não têm a vantagem que os gentis e fracos têm.

A água é o ser mais mole e mais fraco do mundo, mas ao superar o duro e forte é invencível e não há igual no mundo. O fraco supera o forte, o suave supera o duro. Todos sabem disso, mas as pessoas não são capazes de implementá-lo....

Os bons lutam pelo acordo e os indelicados pela extorsão.

As palavras verdadeiras não são graciosas. Palavras bonitas não são dignas de confiança. O bem não é eloquente. Eloquente não pode ser gentil. O saber não prova, a prova não sabe.
 
Mestres Chineses




Confúcio

Estudar e, quando chegar a hora, aplicar o que foi aprendido aos negócios - não é maravilhoso! Conversar com um amigo que veio de longe - não é alegre! Não ser apreciado pelo mundo e não guardar rancor - isso não é sublime!

Aquele que fala lindamente e tem uma aparência atraente raramente é verdadeiramente humano.

Um marido nobre não se esforça para comer bem e viver ricamente. Ele se apressa nas ações, mas desacelera nos discursos. Associando-se a pessoas virtuosas, ele se corrige. Pode-se dizer de tal pessoa que ele é dedicado ao ensino.

Um filho respeitoso é aquele que entristece seu pai e sua mãe, exceto talvez com sua doença.

O professor disse: "Um homem nobre não é uma ferramenta."

Aquele que, voltando-se para o velho, é capaz de descobrir o novo, é digno de ser professor.

Aquele que aprende sem pensar cairá no erro. Aquele que medita sem querer aprender estará em dificuldade.

Um homem privado de humanidade não ficará muito tempo em circunstâncias apertadas, nem ficará muito tempo na ociosidade.

Somente uma pessoa verdadeiramente humana é capaz de amar e odiar.

Um estudioso que busca a verdade, mas tem vergonha de roupas pobres e comida grosseira! O que há para falar!

Não se preocupe que você não tem uma classificação alta. Preocupe-se se você é digno de ter um alto escalão. Não se preocupe em não ser conhecido. Preocupe-se se você é digno de ser conhecido.

Conhecendo a verdade pela manhã, você pode morrer à noite.

Um marido nobre pensa no complexo. Uma pessoa baixa pensa no que é lucrativo.

Ao conhecer uma pessoa digna, pense em como igualá-la. Ao se encontrar com uma pessoa inferior, olhe atentamente para si mesmo e julgue a si mesmo.

Ao servir seu pai e sua mãe, exorte-os o mais gentilmente possível. Se o seu conselho não funcionar, seja respeitoso e humilde. Mesmo que você esteja com raiva em sua alma, não expresse seu desagrado.

As pessoas nos tempos antigos não gostavam de falar muito. Eles consideravam uma vergonha para si mesmos não acompanhar suas próprias palavras.

A virtude não será deixada sozinha. Ela deve ter vizinhos.

O Mestre disse: “Meu caso parece sem esperança. Ainda não encontrei uma pessoa que, sabendo de seus erros, admitisse sua culpa para si mesma”.

O professor disse: "Em qualquer aldeia de dez casas há uma pessoa que não se rende a mim em virtude. Mas ninguém pode se comparar a mim no amor ao aprendizado."

Se você for muito zeloso no serviço, perderá o favor do soberano. Se você for excessivamente cordial na amizade, perderá o favor de seus amigos.

Se a natureza ofusca a educação em uma pessoa, você terminará como um selvagem, e se a educação ofusca a natureza, você obterá um conhecedor das escrituras. Somente aquele em quem a natureza e a boa criação estão em equilíbrio pode ser considerado um marido digno.

Um marido verdadeiramente humano consegue tudo por seus próprios esforços.

A professora disse: "Eu transmito, não componho. Acredito na antiguidade e a amo".

Expandir o conhecimento sem se exibir para os outros; estudar diligentemente sem se sentir cansado; instruir os outros sem conhecer a decepção - tudo isso me é dado sem dificuldade.

Fiz da verdade meu objetivo, da virtude minha ajudante, encontrei meu apoio na humanidade e encontrei meu descanso nas artes.

Dê instruções apenas para aqueles que buscam conhecimento depois de descobrir sua ignorância. Ajude apenas aqueles que não sabem expressar claramente seus pensamentos queridos. Ensine apenas aqueles que são capazes, tendo aprendido sobre um canto do quadrado, a imaginar os outros três.

O professor disse: "Comer comida grosseira e beber água de nascente, dormir com a cabeça apoiada no próprio cotovelo - tudo isso tem sua própria alegria. E riqueza e nobreza adquiridas injustamente são como nuvens flutuantes para mim!"

Mesmo na companhia de duas pessoas, certamente encontrarei algo para aprender com elas. Tentarei imitar suas virtudes e eu mesmo aprenderei com suas deficiências.

O professor disse: "Meus discípulos! Vocês acham que estou escondendo algo de vocês? Não, não estou escondendo nada de vocês. Digo apenas o que vocês mesmos deveriam saber".

A verdadeira humanidade está longe de nós? Vale a pena cobiçá-la, e ela estará imediatamente lá!

A reverência sem saber o que é devido se transforma em autotortura. A cautela sem conhecimento deve se transformar em covardia. Coragem sem conhecimento adequado se transforma em imprudência. A franqueza sem o conhecimento do adequado se transforma em grosseria. Se o soberano honrar os pais, as pessoas comuns serão humanas. Se o mestre não esquecer velhos amigos, seus servos não serão sem alma.

Uma pessoa digna não pode deixar de possuir a amplitude do conhecimento e a firmeza de espírito. Seu fardo é pesado e sua jornada é longa. A humanidade é o fardo que ele carrega: não é pesado? Só a morte completa seu caminho: não é longo?

Não é fácil conhecer uma pessoa que, tendo dedicado três anos de sua vida ao ensino, não sonhava em ocupar um alto cargo.

A professora disse: "Ainda não conheci uma pessoa que ame a virtude como ama a beleza feminina".

De pé na margem do rio, o Mestre disse: "Tudo se vai, como estas águas, todos os dias e todas as noites".

De fato, há ervas no mundo que não dão flores e flores que não dão frutos!

Somente quando o frio chega, fica claro que os pinheiros e ciprestes são os últimos a perder o vestido.

O sábio não conhece preocupações, o humano não conhece preocupações, o bravo não conhece medo.

O discípulo Zi-Lu foi questionado sobre como honrar os espíritos. A professora disse: "Você ainda não sabe servir as pessoas, como pode servir os espíritos?" Em seguida, o aluno perguntou sobre o que é a morte. O professor disse: "Você ainda não sabe o que é a vida, como pode saber o que é a morte?"

Superar a si mesmo e retornar ao que é devido em si mesmo - isso é o que é a verdadeira humanidade. Ser humano ou não ser depende de nós.

Quando estiver fora de casa, comporte-se como se estivesse recebendo convidados de honra. Ao usar os serviços de pessoas, comporte-se como se estivesse realizando uma cerimônia solene. Não faça aos outros o que você não quer para você. Então não haverá descontentamento nem no estado, nem na família.

Um homem nobre ajuda as pessoas a verem o que há de bom nelas, e não ensina as pessoas a verem o que há de ruim nelas. E o homem baixo faz o oposto.

Ao lidar com os amigos, aconselhe-os a fazer apenas o que são capazes de fazer e conduza-os ao bem sem violar o decoro, mas não tente agir onde não há esperança de sucesso. Não se coloque em uma posição humilhante.

Se ele for direto, eles cumprirão tudo sem ordens. E se ele mesmo não for direto, eles não obedecerão, mesmo que sejam ordenados.

Se uma pessoa é firme, resoluta, simples e não faladora, ela já está próxima da humanidade.

Enviar pessoas para a guerra sem treinamento é traí-las.

Um marido nobre, apegado ao conforto do lar, não merece ser chamado assim.

Nos tempos antigos, as pessoas estudavam para melhorar a si mesmas. Hoje estudam para surpreender os outros.

Alguém perguntou: "É certo dizer que o mal deve ser retribuído com o bem?" O professor disse: "Então, como pagar o bem? O mal deve ser pago com justiça e o bem - com o bem".

Os homens mais dignos escaparam das cadeias do mundo inteiro, seguidos pelos que escaparam do apego a um determinado lugar, seguidos pelos que puderam evitar a calúnia.

Um homem nobre suporta a adversidade. E o homem baixo em apuros se dissolve.

O único erro é não corrigir seus erros do passado.

Não falar com uma pessoa que é digna de falar significa perder uma pessoa. E falar com uma pessoa que não é digna de uma conversa significa perder as palavras. O sábio não perde pessoas nem palavras.

Aqueles que não pensam em dificuldades distantes certamente enfrentarão problemas próximos.

Seja duro consigo mesmo e suave com os outros. Então você se protege da hostilidade humana.

Um marido nobre conhece sua superioridade, mas evita a competição. Ele se dá bem com todos, mas não conspira com ninguém.

Palavras sofisticadas destroem a virtude. A intemperança em ninharias arruinará uma grande causa.

O homem expande o Caminho, não o Caminho expande o homem.

Uma vez passei um dia inteiro sem comer e uma noite inteira sem dormir em meditação, mas não consegui nada. Seria melhor dedicar esse tempo ao ensino.

Basta que as palavras expressem o significado.

Um marido nobre em sua vida deve tomar cuidado com três coisas: na juventude, quando a vitalidade é abundante, cuidado para não se sentir atraído por mulheres; na maturidade, quando as forças vitais são poderosas, cuidado com a rivalidade; na velhice, quando as forças vitais são escassas, cuidado com a avareza.

O Mestre disse: "Quando vejo bondade à minha frente, corro para a frente como se tivesse medo de ser deixado para trás. Vendo o mal à minha frente, corro como se tivesse pisado em água fervente". Ouvi tais palavras e vi tais pessoas. "Vivo em reclusão para realizar minha verdade." Já ouvi essas palavras, mas nunca conheci uma pessoa assim.

Por suas inclinações naturais, as pessoas estão próximas umas das outras, mas por seus hábitos estão distantes umas das outras.

O favorito da aldeia é o inimigo da virtude.

Um homem nobre valoriza o dever acima de tudo. Um homem nobre, dotado de coragem, mas não conhecendo o dever, pode se tornar um rebelde. Um homem baixo, dotado de coragem, mas não conhecendo o dever, pode embarcar no roubo.

É mais difícil construir relacionamentos corretamente com mulheres e pessoas baixas. Se você os aproximar de você, eles se soltarão; se você os remover de você, eles o odiarão.

Céu e Terra são separados, mas fazem uma coisa.

O tiro com arco nos ensina a buscar a verdade. Quando o atirador erra, ele não culpa os outros, mas procura a culpa em si mesmo.

Tente ser ainda um pouco mais gentil e você verá que não será capaz de fazer outro ato.

Aprenda como se você constantemente sentisse que falta seu conhecimento e como se estivesse constantemente com medo de perder seu conhecimento.

Aquele que não pode instruir sua família para o bem não pode aprender por si mesmo.

Um homem nobre espera com dignidade os ditames do Céu. O homem baixo espera ansiosamente pela boa sorte.

Apenas os mais sábios e os mais estúpidos não podem ser ensinados.

As pessoas querem riqueza e fama para si mesmas; se ambos não puderem ser obtidos honestamente, devem ser evitados. As pessoas têm medo da pobreza e da obscuridade; se ambos não puderem ser evitados sem perda de honra, devem ser aceitos.

Um marido nobre não espera engano de ninguém, mas quando é enganado, é o primeiro a perceber.

Sem conhecer o destino, não se pode tornar-se um homem nobre. Sem saber o que é devido, é impossível encontrar apoio na vida. Sem aprender a entender o verdadeiro significado das palavras, é impossível conhecer as pessoas.

Qualquer um que, tendo vivido quarenta anos, causa apenas hostilidade, é uma pessoa fracassada.

Uma pessoa digna não segue os passos de outras pessoas.

Avaliando os assuntos mundanos, um homem nobre não rejeita nem aprova nada, mas mede tudo com justiça.

Governar as pessoas com dignidade e as pessoas serão respeitosas. Trate as pessoas gentilmente, e as pessoas trabalharão duro. Exalte os virtuosos e instrua os indoutos, e as pessoas confiarão em você.

Todo mundo pode se tornar um homem nobre. Você só precisa decidir se tornar um.

O professor disse: "Eu não entendo como você pode lidar com alguém em quem não pode confiar? Se o carrinho não tem eixo, como você pode montá-lo?"

Se você tiver a oportunidade de mostrar misericórdia, não deixe nem mesmo o professor ir em frente.

Um homem nobre é sereno em sua alma. O homem baixo está sempre preocupado.

Um homem nobre pensa no caminho justo e não pensa em comida. Ele pode trabalhar no campo - e estar com fome. Ele pode se dedicar ao ensino - e receber recompensas generosas. Mas um homem nobre deve se preocupar com o caminho correto e não se preocupar com a pobreza.

Um homem nobre vive em harmonia com todos, e um homem baixo busca sua própria espécie.

Um homem nobre persevera na adversidade, mas um homem baixo em problemas é dispensado.

O segredo de um bom governante: que o governante seja o governante, o súdito seja o súdito, o pai seja o pai e o filho seja o filho.

Um homem nobre ajuda as pessoas a verem o bem em si mesmas e não ensina as pessoas a verem o mal em si mesmas. E o homem baixo faz o oposto.

Os jovens não devem ser tratados com condescendência. Pode muito bem ser que, tendo amadurecido, eles se tornem maridos notáveis. Só quem não conseguiu nada chegando aos quarenta ou cinquenta anos não merece respeito.

Em um país onde há ordem, seja ousado nas ações e nos discursos. Em um país onde não há ordem, seja ousado nas ações, mas cuidadoso no falar.

Não faça aos outros o que você não quer para você.

Observe o comportamento de uma pessoa, mergulhe nas razões de suas ações, olhe para ela em suas horas de lazer. Ele permanecerá então um mistério para você?
 

Aforismos Zen

não há mancha fria

em

um caldeirão de água fervente.

O sapo salta, mas não salta da cesta.

Uma boa conversa não diz tudo.

Um artesão habilidoso não deixa vestígios.

O que é inesgotável em palavras é inesgotável em ações.

Escorra a água e a lua está em suas mãos. Toque as flores e seu cheiro embeberá suas roupas.

Quando você procura por fogo, você o encontra junto com a fumaça. Quando você recolhe água de um poço, você leva a lua com você.

Quem sabe que muito além das ondas nebulosas existe um belo mundo de sonho?

Durante dez anos não consegui encontrar meu caminho de volta, e agora esqueci de onde vim.

O murmúrio do riacho durante a noite se torna mais audível. As cores das montanhas se tornam mais brilhantes ao pôr-do-sol.

Onde nem a luz nem a escuridão penetram, há uma bela vista por toda parte.

Eu derramei completamente minha pele. Resta uma verdadeira natureza.

Eu o conheço, mas não sei quem ele é. Falando com ele, mas não sei seu nome.

Estupidamente teimoso é teimosamente estúpido.

Falar direito é melhor do que um rosto ruborizado.

Um punho furioso não atinge um rosto sorridente.

Uma flauta sem buracos é a mais difícil de tocar.

Três pessoas certificam que uma tartaruga é uma tartaruga.

Um denso nevoeiro não esconde a fragrância das flores.

Um bom comerciante esconde sua riqueza e parece estar sem um tostão.

Aquele que pensa possuir uma sabedoria gloriosa cavalga à frente do burro e atrás do cavalo.

Acima - não um pedaço de telha para cobrir sua cabeça. Debaixo dele, não há um grão de terra para colocar o pé.

Quando a boca quer contar, a fala morre. Quando a mente quer entender sua fonte, o pensamento morre.

Quando um bom homem prega uma falsa doutrina, ela se torna verdadeira. Quando um homem mau prega a verdadeira doutrina, ela se torna falsa.

O sol e a lua não podem iluminá-la completamente. O céu e a terra não podem cobri-la completamente.

Aquele que caça veados não vê a montanha. Aquele que caça ouro não pode ver pessoas.

Os ímpios que espalham flores não têm para onde ir. Os incrédulos, que querem espreitar, não têm nada para olhar.

A ameixa do ano passado, o salgueiro deste ano: suas cores e aromas ainda são os mesmos dos velhos tempos.

À beira do céu, o sol nasce e a lua se põe. Além da grade do terraço, as montanhas são profundas e as águas são frias.

Ele só vê o rio a correr e o caminho sinuoso, e não sabe que já está na terra de Peach Spring.

O ganso selvagem não tem a intenção de deixar uma trilha na água. A água não tem vontade de segurar o reflexo do ganso.

Quando as aves não estão cantando, a montanha fica ainda mais tranquila.

Uma árvore murcha, uma flor que floresce: tal é a primavera fora deste mundo.

Uma segunda tentativa não vale metade de um cobre.

Quando o ouro puro é abraçado pelo fogo, ele brilha ainda mais.

O rugido do meu riso abala o Céu e a Terra.

Um rato em um tubo de dinheiro não encontrará saída.

Uma eternidade de expansões sem limites: um dia de vento e lua.

Desde a antiguidade imemorial e para todo o sempre, ela se expõe a todos.

Quando um jarro de peixe salgado é desenrolado, as moscas zumbem em torno dele. Quando o jarro é esvaziado e lavado, ele repousa silenciosamente no frio.

Há aqueles que, enquanto estão na estrada, não saem de casa. E há aqueles que, tendo saído de casa, não estão na estrada.

Os patos bordados em um tapete podem ser mostrados a outros. Mas a agulha com a qual eles foram bordados desapareceu sem deixar vestígios do bordado.

Há sempre a mesma lua na frente da minha janela. Mas quando as ameixas florescem, a lua é diferente.

Não se precisa de montanhas ou água para a paz e a concentração. Quando a consciência está morta, até mesmo o fogo traz a frieza.

Quando você está inspirado, inspire ainda mais. Onde não há espiritismo - há espiritismo.

Na cesta da irreflexão repousa a lua clara. Na tigela da irreflexão se reúne um vento claro.

Não procure por cabelos em uma casca de tartaruga ou chifres na cabeça de uma lebre.

A verdade não esconde uma mentira. O tortuoso não irá obscurecer a reta.

Simpletons e homens sábios vivem juntos. Dragões e serpentes moram juntos.

Por lei, nenhuma agulha pode passar. Uma carruagem inteira passará em particular.

Não inveje os sábios. Não tenha orgulho de sua inteligência.

Para escrever tal poema, é preciso primeiro ter tal coração. Para pintar um retrato assim, é preciso primeiro compreender tal rosto.

Um grande homem sonha em elevar-se acima do céu. Ele não irá onde o Buda já passou.

Não aceitar o que é concedido pelo céu é punir-se a si mesmo. Não agir quando chega a hora é arruinar-se a si mesmo.

O discurso é calúnia. O silêncio é uma mentira. Além da fala e do silêncio, há uma saída.

Na espessura das nuvens brancas não há nuvens brancas a serem vistas. Na murmuração do riacho, não se pode ouvir o balbuciar do riacho.

Cegueira é clareza de visão, surdez é sensibilidade da audição, perigo é paz, boa sorte é infortúnio.

Em um dia de primavera, uma noite de luar, o sapo coaxa ecoa pelo mundo inteiro e une todos em uma única família.

Há algo que existe antes do Céu e da Terra, sem forma, enterrado no silêncio. É o Senhor de todas as aparências e não está sujeito à mudança das estações do ano.

Quando a grande morte chegar, a grande vida se tornará realidade.

Onde há muita argila, os budas são ótimos. Nas grandes águas, os navios são altos.

Para atravessar este mundo agitado, é preciso conhecer o caminho. Para prescrever medicamentos, é preciso conhecer a causa da doença.

Sem um medidor de ângulo e uma bússola, não é possível determinar o quadrado e o redondo. Sem uma linha de prumo, não se pode determinar reto e curvo.

As fênixes de ouro circulam sobre galhos que não têm botões. Elefantes Jasper vagueiam debaixo de uma árvore que não projeta sombra.

Uma flecha faz cair uma águia. Duas flechas são demais.

Não há trilhas no Caminho. Aquele que a caminha está sozinho e em perigo.

Quando uma mancha de poeira sobe, ela contém a terra inteira. Quando uma única flor desabrocha, o mundo inteiro se desdobra.

Quando uma árvore seca, as folhas caem.

Quando você recebe os preceitos, você tem que entender a fonte deles. Não os meça por seus próprios padrões.

Quando os peixes passam a nadar, a água fica turva. Quando os pássaros voam, as penas caem.

Move-se e uma sombra aparece. Toma-se consciência e nasce o gelo. Mas se você não se mexer e não estiver consciente, inevitavelmente acabará na toca de uma raposa selvagem.

Aquele que, sentado no pescoço de um tigre, agarra a cauda de um tigre, não é sequer apto para ser um aprendiz. Quando a cabeça de um búfalo desaparece e aparece uma cabeça de cavalo, não é nenhuma surpresa.

Onde as estradas do pensamento terminam - aí você começa a prestar atenção. Onde as palavras deixam de ser expressas, começam a ser contempladas.

Pela afirmação nada pode ser afirmado. Nada pode ser rejeitado por negação.

Uma única frase, existente antes das palavras, não pode ser transmitida por mil homens sábios. Um fio diante de nossos olhos não será interrompido por toda a eternidade.

O Buda dourado não cruzará o caldeirão de fusão. O Buda de madeira não atravessará o fogo. Um Buda de barro não atravessará um rio.

O mundo inteiro não pode ser escondido, o próximo e o distante se revelam, o passado e o presente são claramente distinguíveis.

Em uma frase, vida e perdição, em um só ato, liberdade e escravidão.

No topo da montanha sagrada, a grama cresce sem raízes. Sem saber do vento da primavera, as flores flores desabrocham por si mesmas.

Nos dez limites da luz não há paredes. Nas quatro paredes da fortaleza não há portões.

Inspirando, ele não permanece no mundo das sombras. Expirando, ele não toca o mundo das coisas.

Toda voz é a voz de Buda. Toda forma é a forma do Buda.

Na árvore seca está o rugido do dragão. No crânio antigo, é um aluno claro.

Meu caminho fica além da borda do céu azul, onde as nuvens brancas flutuam imparáveis.

Quando as galinhas estão com frio, elas voam por uma árvore. Quando os patos estão frios, eles se jogam na água.

Um bom ferreiro tem montanhas de ferro bruto empilhadas. Na porta de um curandeiro habilidoso, uma multidão de pessoas doentes se reúne.

No topo de um penhasco solitário ele assobia na lua e sonha entre as nuvens. No abismo do grande oceano, ele levanta uma tempestade e desliza sobre as ondas.

Aceitar a cegueira para uma visão clara, e a surdez para uma audição aguçada. Assumir o perigo como uma promessa de paz e a boa sorte como um mensageiro de infortúnio.

Buscar sabedoria fora de si mesmo é o cúmulo da loucura.

Estar doente com mil doenças não é uma coisa tola a fazer. Se você nunca esteve doente com nada, é um infortúnio.