A recessão global no final da Lei de Moore - página 2

 

O consumo de energia do elemento lógico do circuito é calculado usando a fórmula:

P = f*C*V^2

onde f é a freqüência, C é a capacidade de carga (capacidade de entrada do próximo elemento + capacitância da conexão metálica), V é a tensão de alimentação. A freqüência parou de aumentar nos últimos 5-10 anos, 2-3GHz. O tamanho menor do transistor levou a uma menor capacidade de carga (menor capacidade de transistor de entrada e conexões mais curtas entre transistores) e menor tensão de alimentação. Quando comecei na indústria a tensão de alimentação era de 5V, depois 3V, 1,5V, 1V e agora 0,5V. Cada nova geração de tecnologia de silício agora leva a uma redução de tensão de 0,1-0,2V. Quando a lei de Moore pára, a energia deixa de diminuir e o número de núcleos deixa de crescer.

Poucas pessoas estão cientes do fato de que toda a tecnologia de circuitos integrados foi desenvolvida pela Intel. Todas as empresas do mundo estão copiando a Intel. Eles inventaram o FinFET há 10 anos e passaram todos esses 10 anos para implementá-lo na produção. Meus amigos da Intel me dizem que não têm mais nenhuma idéia. Nossa empresa está financiando pesquisas em várias universidades, mas até agora não houve resposta. O mundo está à beira de algumas conseqüências bastante terríveis do fim da lei de Moore. Em tempos econômicos difíceis, as guerras mundiais geralmente ocorrem, levando a uma onda de investimentos dos Estados em novas tecnologias e o subseqüente desenvolvimento dessas tecnologias para fins pacíficos. Este foi o caso durante a Segunda Guerra Mundial - Alan Turing inventou o computador para decodificar as mensagens militares alemãs. Há 25-30 anos, como conseqüência da revolução informática, havia a necessidade de computadores em rede e nasceu a internet. Nos últimos 10 anos, a Internet mudou muito pouco. Hoje os smartphones podem se conectar à Internet quase na mesma velocidade que um computador doméstico. Não consigo imaginar que nova tecnologia tomará o lugar dos computadores e da Internet e permitirá que o crescimento econômico mundial continue.

 
Alexandr Murzin:
O limite virá quando um análogo cerebral for desenvolvido, mas enquanto isso há espaço para melhorias.
Nossa empresa também tem trabalhado neste sentido. Acreditem, estamos a cerca de 20-30 anos de ter um análogo cerebral. As Redes Deep Belief são as mesmas redes neurais antigas, abandonadas nos anos 80, e reanimadas há 10 anos com um novo método de treiná-las. A IBM tentou criar um novo processador baseado em redes de espigões, mas não funcionou. O que é necessário é um novo Alan Turing com uma nova idéia de computador inteligente (computador de inteligência artificial). Quando tal computador for criado, então falaremos sobre robôs e uma nova direção tecnológica.
 
Alexey Volchanskiy:

Concordo 100%, eu ainda, antes de qualquer forex, escrevi no rsdn.ru por volta de 2002, pessoal, preparem-se para a programação multi-tarefa, não haverá mais aumento de velocidade. A Intel estava enviando roteiros na época em que iria quebrar 15GHz, e eu sei que o consumo é o quadrado da velocidade no caso geral.

Agora o número de núcleos também está no limite, embora a maioria dos programadores nunca tenha aprendido a pensar em paralelo.

Tem que haver uma mudança qualitativa, o silício está esgotado

Li em algum lugar que um instituto americano criou um processador com 1000 núcleos, mas sem interação com a memória.
 
Alexey Busygin:
Li em algum lugar que um instituto americano criou um processador com 1000 núcleos, mas sem interação com a memória.
novamente sem nenhuma referência... Alexei, isso não é interessante.
 
Yuriy Zaytsev:
novamente sem um link... Alexei, isso não é interessante.
Não estou acostumado a coletar links para arquivos de conteúdo temporário
 
Alexey Busygin:
Eu não estou acostumado a coletar links para arquivos temporários.

nada é eterno, a vida é temporária - todos nós vamos morrer um dia

 

No final dos anos 60 eu traduzi um artigo para a revista TIIER sobre o super computador Illiot-4: 256 quadrantes, cada quadrante de 256 processadores, cada um com sua própria memória. Naquela época, este projeto ainda não havia sido totalmente implementado. Não sei se foi implementado de forma alguma.

Comecei a correr por aí tentando descobrir que tarefas este computador poderia realizar além daquela mencionada no artigo - previsão do tempo.

Encontrei-o no Instituto de Problemas de Controle da Academia de Ciências da URSS - um colega meu fez lá o seu estágio. O problema é o seguinte. Uma cúpula de pé com sua borda sobre a fundação. As forças sobre a fundação são conhecidas. Haverá forças em qualquer ponto da cúpula. É um sistema de difur. Rapidamente ficou claro que este super computador não poderia resolver este problema de valor prático em um tempo razoável.

No instituto em questão, resolver este problema era uma tarefa árdua. O tempo de solução foi de alguns segundos. O computador era analógico.

PS.

Quando eu era estudante, havia um curso de informática digital e um curso de informática analógica. Comparar estes dois dispositivos de computação qualitativamente diferentes em termos de velocidade é, em princípio, impossível. No computador analógico, o tempo para resolver um problema de qualquer complexidade computacional é o tempo do transiente elétrico. Mas um computador assim é especializado, ao contrário de um computador digital.

PSPC.

Moore está apenas anunciando sua criação e não entende nada do progresso da ciência, deve ser.

 

СанСаныч Фоменко:

Moore está apenas anunciando sua criação e não entende nada sobre o progresso da ciência.

Eh, Moore não tem SanSanych como amigo, ninguém para explicar o quanto ele está errado, ninguém para lhe dizer como o mundo funciona
 
Vladimir:
O mundo está à beira das conseqüências bastante terríveis do fim da Lei de Moore. Em tempos econômicos difíceis, as guerras mundiais geralmente ocorrem, levando a uma onda de investimentos dos Estados em novas tecnologias e o subseqüente desenvolvimento dessas tecnologias para fins pacíficos.
Pessimista injustificadamente pessimista. Além dos computadores, há muitos outros componentes da economia, tanto os baseados em novas tecnologias como os tradicionais, como a produção de alimentos, vestuário, mineração. Parar o desenvolvimento de um segmento não vai derrubar a economia mundial. Somente estas empresas de informática estariam em apuros. É ainda melhor para os outros - acionistas e investidores transferirão suas finanças para outros mercados.
 
Комбинатор:
Eh, Moore não tem SanSanych como amigo, ninguém para explicar o quanto ele está errado, ninguém para lhe dizer como o mundo funciona

Sim, e quanto a mim?

Meus colegas de classe foram para a escola de artilharia depois da escola ('65). Seus computadores eram muito mais poderosos do que aqueles com os quais eu estava lidando. E eles resolveram problemas com os quais eu nunca sonhei.

E Moore está falando de uma coisa específica: uma máquina digital, e mesmo com um ônibus comum, ela se tornou muito difundida na população. Mas o mundo é um lugar muito mais diversificado. E os computadores na indústria, no setor militar...?