Campeonato de Otimização de Algoritmos. - página 8

 
Andrey Dik:

em geral, assim, e é claro que haverá um contador de tempo. esquema:

double GetFFvolue (double &param []); // передаём в ФФ оптимизируемые параметры, получаем результат ФФ 

Como você sabe o número de parâmetros de função?

Dê-me uma função de teste e nós praticaremos.

 
Sergey Chalyshev:

Como você sabe o número de parâmetros de função?

Dê-me uma função de teste e nós praticaremos.

O número de parâmetros FF está entre 100 e 500. Você deve ser guiado por isso, aproximadamente, a escala das tarefas no campeonato.

Exemplos de FF:

 
Igor Volodin:
E se você me adicionar uma terceira vez à lista, serão 8! ))

Obrigado por sua vigilância :)

Andrey Dik
Tag Konow
Igor Volodin
Dmitry Fedoseev
Sergey Chalyshev
Ghenadie Tumco
 

Eu não terei conhecimento do FF no campeonato.

Uma vez que o campeonato tenha começado e os participantes tenham publicado seus algoritmos, vamos começar a analisar as opções de FF dos participantes. Eventualmente criaremos uma "mistura" de características (isto é bastante fácil de fazer) e começaremos a testar. Ninguém saberá com antecedência o que os algoritmos terão que resolver.

 

Os exemplos acima são funções suaves (não é difícil chegar a um pico afiado em um declive suave) , bastante simples.

Faremos algumas partes dos FFs discretas, escalonadas. Isto tornará a "vida" muito mais difícil tanto para métodos de tipo GA (estocástico) quanto para métodos de base determinista.

 
Andrey Dik:

Os exemplos acima são funções suaves (não é difícil chegar a um pico afiado em um declive suave) , bastante simples.

Faremos algumas partes dos FFs discretas, escalonadas. Isto irá complicar consideravelmente a "vida" tanto dos métodos de tipo GA (estocástico) quanto dos determinísticos.

O que é mostrado na figura - esses exemplos de superfícies estão em questão?

Os picos são os valores máximos dos parâmetros que estão sendo pesquisados?

Então, para um número limitado de "sondagens", é necessário chegar o mais próximo possível do pico de cada vértice?

A altura de cada vértice não vai para fora do cubo. Isso significa que eles estão entre os valores máximo e mínimo (no plano). Isto é - dentro da faixa.

Conclusão: Há uma gama de valores numéricos. Dentro dele, os valores de "pico" estão ocultos. Cada valor deve ser encontrado, ou abordado.

O número de "relances" do algoritmo na "superfície" é limitado.

Para o número total de "aparência", você tem que "ver" toda a "superfície" e reproduzir seu análogo com valores de seus resultados de "pesquisa".

Precisamos de um algoritmo que encontre os próprios valores de "pico", ou seus "análogos" mais próximos, da maneira mais eficiente possível.


Ajude-me a descobrir, o que na figura da representação do meu problema está errado?

 

Sim, estes são os exemplos mais simples de ffs (o segundo é mais complicado, porque tem áreas planas sem nada a que se agarrar).

Você precisará encontrar o máximo global, ou seja, o 1º ponto. E, é claro, dentro dos limites dos parâmetros dados.

 
Haverá valores negativos na faixa também? O máximo global é o ponto mais alto de toda a superfície?
 
Реter Konow:
Haverá valores negativos na faixa também? O máximo global, é o ponto mais alto de toda a superfície?

O máximo global é o valor máximo do FF, e os pontos com este valor podem ser mais de 1.

A área de valor FF são todos os valores numéricos que a máquina pode processar.

 
Andrey Dik:

O máximo global é o valor máximo do FF, e os pontos com este valor podem ser mais de 1.

A área de valor FF são todos os valores numéricos que a máquina pode processar.

Portanto - a área de valor FF não é apenas um intervalo com dois limites, entre os quais há apenas vazios e picos solitários de vértices. É uma superfície completa com um relevo que precisa ser sondado até o fim?

O FF alimenta as "curvas de topografia de superfície" no algoritmo?

Portanto, o algoritmo tem que acessar o FF um grande número de vezes para obter uma "idéia" mínima da topografia "superficial".

Até agora, eu o imaginava em um espaço de matriz bidimensional, que simplesmente armazena alguns valores a serem encontrados em um número limitado de tentativas, mas a julgar pelas imagens, o espaço de busca é na verdade tridimensional...

Em outras palavras, o número de valores a serem pesquisados é várias ordens de grandeza maior. Assim, quanto mais vezes você acessar o FF (olhar a superfície) para fazer um "mapa em relevo", mais precisamente os vértices da superfície serão encontrados. Mas o número de referências deve ser reduzido pelas regras de concorrência. Algo que eu entendo... :)

Então, se você acessar a superfície (FF) um número máximo de vezes - você pode criar uma cópia perfeita do relevo?

Mas então, quanto menos vezes, pior o resultado?