Alteração de local para pasta de dados - página 2

 
Flavio Jarabeck #:

Tranquilo...

O que realmente acontece, e é o que eu tenho hoje é, um SSD que geralmente é pequeno, como drive C: principal, e se, o caboclo desavisado instalar o MT5 nesse drive ele está lascado, pois em processos de otimização, e, ainda mais, em longos períodos como eu uso, ele descompacta os arquivos de TICKS lá, atolando o HD.

É por isso que dedico um HDD diferente para isso. Por isso que coloquei as instruções nos posts anteriores, da instalação diferenciada...

Os ticks do MT5 são armazenados de maneira bem compactada, mas quando é necessário um backtest ou otimização, ele tem que descompactar a tralha toda, e se for otimização, o MT5 vai ter que distribuir pacotes de otimização por todas as máquinas na rede... É aí que dá merda com máquinas fracas, ou com instalações no C: de SSDs com pouco espaço.

Mas, resumindo, jamais podemos restringir os CORES do computador, do contrário vamos esperar ainda MAIS os resultados de otimização que já são lentos por natureza...

;)

Nossa, no primeiro momento que me deparei com essa situação foi um choque!

Mas, passado o susto, essa circunstância me levou, ao que deveria ter feito há um tempo na época, revisar meu código e entregar ao robô somente o que ele precisa saber, evitando desperdício.

Lá no início tinha o hábito de ir pegando o que via na cabeça e ir transformando em código sem pensar muito sobre como seria o consumo da cpu, quanto tempo gastaria etc, afinal de contas, a máquina resolvia o que eu não queria resolver...

Mais depois de um tempo o preço chega...

No final das contas sempre, falo por experiência, sempre valerá a pena, planejar a lógica, se esforçar para entregar somente o que é necessário e, quando necessário, além de refatorar todo o código sempre que for estabelecer uma nova versão.

No exemplo acima, testes que antes duravam 12 minutos caíram para menos 3 sem falar que houve também uma redução significativa no uso do HD.

Houve testes que chegaram a consumir 12gb de disco para conseguir serem feitos!

Eu nem acreditava no que via!

Agora mesmo, enquanto digito este texto estou realizando um teste com 64 etapas baseado em genética rápida, pequenino mesmo, num período de contrato cheio, tick a tick baseado em um tick real em 4 cores ;

- Apenas 1.5gb foi necessário para iniciar

- Os resultados estão sendo entregues em 2 a 3 min

- Tendo fim num prazo estimado (que deve aumentar um pouco) em 1 hora

Isso seria IMPOSSÍVEL se continuasse seguindo as pressas agindo como antigamente.

Eram loops rodando desnecessariamente, variáveis, struct, com valores além do que necessitavam, códigos repetidos em mais de um lugar, absurdos dos mais diversos! 

Hoje, apesar de toda a vontade e excitação que dá em ter uma ideia na cabeça e ir logo para as linhas de código, tento sempre iniciar no velho e bom caderno, quando não dá para segurar a vontade pois também pode atravancar o processo de raciocínio, deixo fluir, contudo, após confirmação de resultado, volto e refatoro e só paro quando está na melhor condição que eu consiga enxergar naquele momento.

A experiência deixa claro que a, aparente perda de tempo com planejamento inicial e contínuo é, sem sombra de dúvidas um ganho em muitas áreas, não só tempo e consumo de CPU mas na apuração do próprio raciocínio que, estará mais afiado dando ainda maior performance e assertividade em nossas estratégias. 

 

só para ajudar um pouquinho, no Windows tem uma ferramenta chamada mklink que permite criar links simbólicos de pastas e arquivos, você pode redirecionar uma pasta para outro driver. não testei com o metatrader, mas já fiz vários testes com outros softwares e funciona bem.


Para quem é do links funciona como o comando "ln -s"

 
Eu consegui fazer usando o mklink no cmd (modo administrador) do windows.
link de referencia da microsoft: https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/administration/windows-commands/mklink
mklink
mklink
  • 2022.04.02
  • JasonGerend
  • docs.microsoft.com
Artigo de referência para o comando mklink, que cria um diretório ou arquivo simbólico ou link rígido.
 
Flavio Jarabeck #:

Na primeira tela de instalação do MT5, escolha "Configurações". Mude a pasta de instalação e continue a instalação onde quiser.

Depois de tudo instalado, altere o LINK (SHORTCUT) no Windows, e edite-o para conter o parâmetro adicional "/portable".

O MT5 vai ser executado onde você instalou e todos os dados e suas pastas se localizarão agora na pasta MQL5 do seu diretório de instalação e não mais na pasta bizarra de letras e números aleatórios no ...AppData\Roaming\etc..etc...

;)


Tentei inserir o parâmetro /portable após o Atalho, mas continua criando a estrutura de arquivos em AppData/Roaming/MetaQuotes/Terminal...   Tem alguma forma de usar os mesmos arquivos de dados/indicadores/experts para vários Mt5 instalados na máquina ?

 

Vamos lá, consegui com o mklinks. Segue tutorial:

crie uma pasta no HD destino (ex.: d:\MQL5\CORRETORA

Ache a pasta onde está a instalação. (entra no metatrader e abre a pasta, depois FECHA o mt).

copia o caminho ex:

C:\Users\Casa\AppData\Roaming\MetaQuotes\Terminal\2191F4A3D14D7B4B1EBB84F924777883

renomeia a pasta para final "old" (importante)

C:\Users\Casa\AppData\Roaming\MetaQuotes\Terminal\2191F4A3D14D7B4B1EBB84F924777883 old

abre o CMD como administrador (botão direito, executar como administrador)

mklink /D C:\Users\Casa\AppData\Roaming\MetaQuotes\Terminal\2191F4A3D14D7B4B1EBB84F924777883  d:\MQL5\CORRETORA

agora, ANTES, observa bem, ANTES de abrir o Metatrader novamente copia o conteúdo da pasta antiga para a nova.

 
o metatredar 5 não consegue fazer essa mudança de pastas, para os programadores do sistema isso é impossível de ser feito elas ja desistiram por não serem capazes de fazer, se existir uma profecia que algum dia vai nascer um criatura que sera capaz. de criar a painstalação em outras pasta ou drive ou diretorio do  sistema metatrader 5.
 
Ney Borges #:
o metatredar 5 não consegue fazer essa mudança de pastas, para os programadores do sistema isso é impossível de ser feito elas ja desistiram por não serem capazes de fazer, se existir uma profecia que algum dia vai nascer um criatura que sera capaz. de criar a painstalação em outras pasta ou drive ou diretorio do  sistema metatrader 5.

Não é natural mas é completamente possível, inclusive hoje em uma das máquinas que eu opero funciona assim...


com o /portable...