MetaTrader 5 - Grupo de usuários de Python

 

Olá pessoal,

Estou abrindo essa thread para iniciarmos discussões voltadas para a integração do MetaTrader 5 com a linguagem de programação Python3.

Não sei se vocês estão sabendo, mas a própria MetaQuotes lançou um package oficial de Python para o MT5.

Para instalar via pip, basta digitar:

pip install MetaTrader5

Agora sim podemos suprir praticamente todas as deficiências do MT5 com a linguagem de programação Python!

Abraços,
Malacarne

 
👏🏻
 

Pra quem é usuário do Ubuntu 18.04 (como eu) e quer fazer o upgrade do Python 3.6 para o 3.7, basta seguir os seguintes passos:

1) Instale a versão 3.7 do Python:

sudo apt-get install python3.7

2) Adicione as versões 3.6 e 3.7 às alternativas de atualização:

sudo update-alternatives --install /usr/bin/python3 python3 /usr/bin/python3.6 1
sudo update-alternatives --install /usr/bin/python3 python3 /usr/bin/python3.7 2

3) Atualize o comando python3 para apontar para a versão 3.7:

sudo update-alternatives --config python3

Pressione "2" para a versão 3.7.

4) Teste a versão do Python:

python3 -V

=> Python 3.7.1

Fonte: https://jcutrer.com/linux/upgrade-python37-ubuntu1810

Abraços,
Malacarne

 
Olá Malacarne,
Parabéns pela ótima iniciativa.
Eu já acompanhava pelo fórum em inglês no link https://www.mql5.com/en/forum/306742 que tem um bom conteúdo inicial, e recomendo a todos interessados no assunto.
Sugiro abrir o escopo da thread para Python/R, uma vez que R também está cada vez mais integrada ao MT5, com expertise e viés mais forte na área financeira.
Sds.,
Rogério Figurelli

MetaTrader 5 Python User Group - the summary
MetaTrader 5 Python User Group - the summary
  • 2019.03.14
  • www.mql5.com
The Main StudyPython Releases for Windows - website, MetaTrader5 : Python Package - website ---------------- The Article...
 

Bom dia a todos,
Recomendo o novo artigo "Por que integrar o MQL5 e o Python?" em https://www.mql5.com/pt/articles/5691
Um dos pontos levantados no final do artigo é a incompatibilidade com o Strategy Tester.
Acredito que esse é um dos grandes problemas a serem endereçados pela equipe de desenvolvimento do MT5 e uma boa discussão para essa thread.
Meus dois centavos são que, na prática, existem algumas soluções de contorno para superar isso, sendo várias delas proprietárias, e portanto o ideal era ter essa integração nativa.
Sds.,
Rogério Figurelli

Integração da MetaTrader 5 e Python: recebendo e enviando dados
Integração da MetaTrader 5 e Python: recebendo e enviando dados
  • www.mql5.com
Um socket de rede é o ponto final da comunicação entre processos através de uma rede de computadores. A biblioteca padrão MQL5 inclui um grupo de funções Socket, que fornecem uma interface de baixo nível para trabalhar na Internet. Esta é uma interface comum para diferentes linguagens de programação, já ela que usa chamadas do sistema no nível...
 
Parabens, ótimo tópico. Que tenha vida longa assim como o "Voce tem alguma dúvida..." https://www.mql5.com/pt/forum/21837  , anos e anos no ar...
 
Gloria a Deus! Obrigado gente!!!
 
Algum de vcs já fizeram os testes? o python funciona bem com mt5? da para baixar as informações em real time com python?
 

A priori, para efeito de comparação, quais pontos/tópicos positivos e negativos tem cada linguagem, Python, . . . , R e MQL 5? Inclusive, nesse contexto, segue mais 2 perguntas: Se Python se demonstra melhor, talvez, perda o sentido usar MQL 5? Portanto é melhor usar plataforma toda em Python e abandonar o MQL 5 do que integrar MQL 5 com Python?. Acho que Python e R estão "na moda" e MQL 5 também é respeitável, no entanto, MQL 5 por ser focado em Trade System deve inovar e demonstrar diferenciais nos próximos anos, caso, contrario, Python vai engolir também o MQL 5. Algum caminho alternativo? Não defendo linguagens, que usemos a melhor. Obrigado, pela, atenção.

 
LordVinicius:

A priori, para efeito de comparação, quais pontos/tópicos positivos e negativos tem cada linguagem, Python, . . . , R e MQL 5? Inclusive, nesse contexto, segue mais 2 perguntas: Se Python se demonstra melhor, talvez, perda o sentido usar MQL 5? Portanto é melhor usar plataforma toda em Python e abandonar o MQL 5 do que integrar MQL 5 com Python?. Acho que Python e R estão "na moda" e MQL 5 também é respeitável, no entanto, MQL 5 por ser focado em Trade System deve inovar e demonstrar diferenciais nos próximos anos, caso, contrario, Python vai engolir também o MQL 5. Algum caminho alternativo? Não defendo linguagens, que usemos a melhor. Obrigado, pela, atenção.

Python engolir MQL5 ?? Nao sei de onde você tirou isso, mas demonstra saber pouco quando quer mostrar entender muito. Sugiro que estude bastante antes de escrever tais afirmações. Sequer entende minimamente o que cada linguagem representa.

 
LordVinicius:

Acho que Python e R estão "na moda" e MQL 5 também é respeitável, no entanto, MQL 5 por ser focado em Trade System deve inovar e demonstrar diferenciais nos próximos anos, caso, contrario, Python vai engolir também o MQL 5. Algum caminho alternativo? Não defendo linguagens, que usemos a melhor. Obrigado, pela, atenção.

Não vejo sentido em se comparar mérito entre Python e MQL5, nem em se pensar que haja algum tipo de "disputa" entre essas duas linguagens. 

São linguagens que têm características e objetivos completamente diferentes (vale lembrar que uma é interpretada e a outra é compilada!).

Cada uma tem o seu nicho de aplicação.

É como perguntar qual tipo de veículo é melhor: um ônibus ou uma motocicleta?

Se o objetivo for transportar 40 passageiros com suas bagagens, a resposta é uma.

Se o objetivo for transportar 1 pessoa chegando no destino o mais rápido possível e com mínimo consumo de combustível, a resposta é outra.

O que me parece fazer sentido é INTEGRAR as duas linguagens, aplicando cada uma naquilo que faz melhor.

Para quem trabalha com Machine Learning, faz bastante sentido treinar, validar e testar os modelos preditivos usando Python ou R e usar MQL5 para construir um robô de negociação que toma decisões com base no modelo preditivo treinado (pelo menos é assim que eu faço).