Redes neurais, qual sua opinião.

 

Caros colegas,

Acredito que praticamente todo trader quatitativo já ouviu falar e quis aplicar em suas estratégias; que sua utilização tornaria nossos EA super lucrativos - mito.

Particularmente é um assunto que estou começando a me dedicar por diversão praticamente. Temos neste MQL5.com vários artigos sobre o usa deste recurso, porém praticamente nenhuma opinião sobre as vantagens ou desvantagem que este recurso trouxe ao seus Expert Adivisors. E também os artigos que nunca nos ensinaram a aplicar em um expert adivisor (afffffffff)

Singelamente, a vocês colegas que já se aventuraram nesta aventura de redes neurais, qual sua opinião sobre as redes neurais? Elas realmente ajudaram a aprimorar (ou não) uma estratégia sua? O quanto atendeu à suas expectativas?

Conte algo mais que achar relevante. Não disponha da minha opinião por ainda não ter uma. Mas apreciarei as que vocês postarem aqui, até tratarei como pedagógico.

Abraços!!! 

 
ElmoDeMoraes:

Caros colegas,

Acredito que praticamente todo trader quatitativo já ouviu falar e quis aplicar em suas estratégias; que sua utilização tornaria nossos EA super lucrativos - mito.

Particularmente é um assunto que estou começando a me dedicar por diversão praticamente. Temos neste MQL5.com vários artigos sobre o usa deste recurso, porém praticamente nenhuma opinião sobre as vantagens ou desvantagem que este recurso trouxe ao seus Expert Adivisors. E também os artigos que nunca nos ensinaram a aplicar em um expert adivisor (afffffffff)

Singelamente, a vocês colegas que já se aventuraram nesta aventura de redes neurais, qual sua opinião sobre as redes neurais? Elas realmente ajudaram a aprimorar (ou não) uma estratégia sua? O quanto atendeu à suas expectativas?

Conte algo mais que achar relevante. Não disponha da minha opinião por ainda não ter uma. Mas apreciarei as que vocês postarem aqui, até tratarei como pedagógico.

Abraços!!! 

Olá Elmo, realmente o tema redes neurais está (mais do que nunca) em ascensão na área de trading quantitativo.

A própria MetaQuotes tem projetos para o desenvolvimento de ferramentas Open Source na área de redes neurais desde 2011.

O projeto andava meio esquecido, mas pelo que me consta a MetaQuotes parece que voltou a sondar o assunto recentemente...  

 
Bom dia a todos! Vejo que é um assunto interessante a ser falado, mas me parece complexo e inacessível para nós, meros mortais! Até para entender o funcionamento esta difícil para mim até o momento.
 
tcferreira:
Bom dia a todos! Vejo que é um assunto interessante a ser falado, mas me parece complexo e inacessível para nós, meros mortais! Até para entender o funcionamento esta difícil para mim até o momento.
Olá Thiago, recomendo começares por aqui (http://www.din.uem.br/ia/neurais/), para ter uma base inicial.
 

Elmo, ótimo tópico e iniciativa, vi que também estás com um tópico relacionado em inglês. Vou tentar contribuir um pouco com minhas crenças e pesquisas nessa área.

As redes neurais artificiais (ANN) são quase uma moda, que de tempo em tempo voltam ao mercado, mas com a evolução rápida da tecnologia hoje existe cada vez mais potencial para serem exploradas (como bem destacado no comentário anterior do Malacarne).

O princípio básico é buscar padrões, treinando neurônios artificias para isso, mas sabemos que o mercado evoluiu também em desafios e incertezas. Um exemplo que pode ser utilizado no MQL5 são os diversos EAs que modelam perceptrons e tentam de alguma forma identificar esses padrões. Lembro de um perceptron pioneiro lançado no MT4 (o MT5 ainda não existia) e que a base foi utilizada por um dos líderes do campeonato da MQ da época, que no final acabou entre os primeiros colocados e agradeceu o autor do artigo em sua entrevista aqui no site. Entretanto muitos traders não tiveram o mesmo resultado posteriormente, usando os mesmos princípios.

Pessoalmente, acredito bastante na utilização de redes neurais juntamente com ajustes dinâmicos, ou na prática, um treinamento em tempo real.

Para isso, vejo os algoritmos genéticos como um grande potencial de ter um treinamento evolutivo altamente competitivo no mercado de capitais, inclusive em alta frequência. Note que o próprio MT5 já utiliza um algoritmo genético muito eficaz para otimização.

Dessa forma, acredito que unindo redes neurais com algoritmos genéticos, principalmente com a capacidade computacional atual, seja possível criar robôs com inteligência cada vez mais próxima de gestores humanos.