Discussão do artigo "Do básico ao intermediário: Variáveis (I)"

 

Novo artigo Do básico ao intermediário: Variáveis (I) foi publicado:

Muitos programadores em inicio tem muitas dificuldades em compreender, por que seus códigos não funcionam como eles esperam. Existem muitos detalhes que torna um código de fato funcional. Não é somente digitar toda uma série de funções e operação que faz um código funciona. Então que tão aprender da maneira correta, como se cria um código real. Ao invés de ficar copiando e colando partes de código encontrados aqui e ali? O conteúdo exposto aqui, visa e tem como objetivo, pura e simplesmente a didática. De modo algum deve ser encarado como sendo, uma aplicação cuja finalidade não venha a ser o aprendizado e estudo dos conceitos mostrados.

Muita gente acredita, de maneira errônea, que programas de computadores, são criados em cima de funções e procedimentos. Porém este tipo de coisa é um equívoco. Programas de computadores, são criados e pensados, visando basicamente as variáveis. Nenhum programa, por mais elaborado que venha a ser, é criado ou proposto, visando outro tipo de coisa. O objetivo sempre é fazer com que uma variável venha e possa ser conhecida.

Pode parecer estranho dizer isto. Ainda mais quando, em cursos e livros, todos procuram focar em funções e procedimentos. Dando a entender que aqueles são os princípios básicos envolvidos na programação. No entanto, não estou aqui para causar polemica ou desavença. Estou aqui para agregar. Sendo assim, apesar destes termos conhecidos como funções e procedimentos, serem de grande importância. Eles não passam de algum tipo de variável sendo computada. Isto irá ficar mais claro no decorrer dos próximos artigos.

Porém, neste artigo de agora, o objetivo é apresentar a você, meu caro leitor, o conceito de variáveis. E sim, existem diferenças entre variáveis. Saber o que cada tipo representa, e como podemos fazer o melhor uso de cada uma. É a diferença entre um programa bem escrito e um mero programa que efetua uma dada tarefa.

Autor: CODE X