Discussão do artigo "Fatorando Matrizes — O Básico"

 

Novo artigo Fatorando Matrizes — O Básico foi publicado:

Como o intuito aqui é ser didático. Vou manter a coisa no seu padrão mais simples. Ou seja, iremos implementar apenas e somente o que será preciso. A multiplicação de matrizes. E você verá que isto será o suficiente para simular a multiplicação de uma matriz por um escalar. A grande dificuldade que muita gente tem em implementar um código usando fatoração de matrizes, é que diferente de uma fatoração escalar, onde em quase todos os casos a ordem dos fatores não altera o resultado. Quando se usa matrizes, a coisa não é bem assim.

Olá pessoal, e sejam bem-vindos a mais um de meus artigos, voltado a ter um conteúdo didático.

Neste artigo falaremos sobre cálculos matriciais. Antes que você, meu caro leitor, desista de se quer ler o artigo. Imaginando que vamos falar de algo extremamente complicado e que só existe para sacanear estudantes em aulas de matemática. Quero que você entenda uma coisa. Diferente do que muitos dizem, pregam e afirmam. Um bom programador, não é aquele que escreve um programa gigantesco e que somente ele consegue entender. Ou aquele, que programa a linguagem da moda. O verdadeiro e bom programador, é aquele que entende que um computador, nada mais é do que uma calculadora, que podemos dizer como o cálculo deverá ser feito. Não importa se você está criando isto ou aquilo. Pode ser um simples editor de texto, que aparentemente nada tem de matemática sendo colocada ali. Dentro do código. Mas isto é uma ilusão. Mesmo um editor de texto, tem em seu código bastante matemática. Ainda mais se ele contiver um corretor ortográfico.

Autor: Daniel Jose