Iniciante

 

Boa Noite na Geral, tudo bem com vocês? Espero que Sim !

Então galera, a um tempo atrás tive meu primeiro contato com o "MUNDO TRADER" a partir do bonus de 50 dólares da XM. A partir dele conseguir obter um lucro de 55 dólares, saquei e nunca mais operei...

Estou cogitando a possibilidade de me especializar na área para poder dizer que sou TRADER em 2024, claro com a ciência que os TRADERS tem momentos de GAIN de LOSS, só não sei como começar e estou de todas as formas buscando orientação para não trabalhar aas cegas, poderiam me ajudar ?

 
Yuri Santos:

Boa Noite na Geral, tudo bem com vocês? Espero que Sim !

Então galera, a um tempo atrás tive meu primeiro contato com o "MUNDO TRADER" a partir do bonus de 50 dólares da XM. A partir dele conseguir obter um lucro de 55 dólares, saquei e nunca mais operei...

Estou cogitando a possibilidade de me especializar na área para poder dizer que sou TRADER em 2024, claro com a ciência que os TRADERS tem momentos de GAIN de LOSS, só não sei como começar e estou de todas as formas buscando orientação para não trabalhar aas cegas, poderiam me ajudar ?

Atualmente, a palavra TRADER é meio desvirtuada. Tem gente que diria que o TRADER tem que operar todo dia e não é verdade. Tu poderia fazer uma única operação no mês e ainda assim ser trader. Uma das coisas só pra falar seria não aceitar bonus de deposito de corretoras já que normalmente tem regras de saque envolvendo quantidade de giro (tem que ler o contrato pra ver as regras). Eu sou muito mais a favor de falar de investidor ou trader que segura operação por mais de semanas. Nesse sentido eu pensaria no seguinte:

1) Trabalhe em algo que gosta e foque em fazer dinheiro ali. Ou seja um empreendendor e ganhe dinheiro com seu negocio.

2) More em casa propria, já quitada. Isso tem a finalidade de não te gerar uma preocupação com coisa a mais pra pagar. Além disso, se estiver endividado pode ser avaliado hipotecar a casa para pagar as dividas (o juros seria teoricamente mais baixo), a desvantagem disso é que tu esta definindo o local que vai morar (coisa que quem vive alugando não tem isso definido).

3) Defina antes da estrategia sua filosofia. Vai comprar baixo e vender alto? Vai comprar caro e vender mais alto? Parece a mesma coisa, mas voce vera que isso delimita a forma de pensar de muitas estrategias e não tem certo ou errado.

4) Ache sua própria estrategia de investimento antes de começar a investir. Lembre-se que a finalidade não é ganhar dinheiro e sim sobreviver no mercado. O mais dificil aqui seria depois bateu o martelo, não deveria olhar outras estrategias para não prejudicar a pratica. Vale mais ser mestre em uma única coisa do que dominar porcamente várias.

5) Se for operar todos os dias, tenha em mente um limite de operações e ideia geral do quanto cada operação irá custar. A finalidade é saber o seu break-even, assim que entrou. Na maior parte dos casos com 1 tick a favor já cobre os custos. Quando isso não ocorre, muitas vezes ao operar maior a quantidade de ticks exigidos diminui. Por exemplo, em ações pode ser que pra entrar e sair o break-even seja 10 centavos com 100 ações, se entrar com 500 ações pode ser que o valor caia para 6 centavos.

 
Certissimo Ricardo, Concordo em tudo.
 
Yuri Santos:

Boa Noite na Geral, tudo bem com vocês? Espero que Sim !

Então galera, a um tempo atrás tive meu primeiro contato com o "MUNDO TRADER" a partir do bonus de 50 dólares da XM. A partir dele conseguir obter um lucro de 55 dólares, saquei e nunca mais operei...

Estou cogitando a possibilidade de me especializar na área para poder dizer que sou TRADER em 2024, claro com a ciência que os TRADERS tem momentos de GAIN de LOSS, só não sei como começar e estou de todas as formas buscando orientação para não trabalhar aas cegas, poderiam me ajudar ?


Estude:

  1. O mercado financeiro:
    1. O que é o mercado financeiro?
    2. Quais tipos de mercados existem?
    3. Motivos de existirem?
    4. Quem são os participantes?
    5. Quais as formas de atuação?
    6. Regras
    7. Imposto de renda
    8. ... um universo só aí
  2. Estatística e probabilidade:
    1. O mercado financeiro é um ambiente de incertezas, e a estatística e probabilidade são a ciência da redução da incerteza. Logo, eu diria que um conhecimento mínimo desses assuntos é obrigatório.
  3. Programação:
    1. Aprenda programação, isso vai acelerar muito seus testes e validação de sistemas e métodos operacionais.
  4. Fuja dos vendedores de ilusão, não tome nada como certo, valide por si mesmo.
 
Comentários que não dizem respeito a este tema, foram transferidos para "Perguntas de Iniciantes MQL4 MT4 MetaTrader 4".
 
Yuri Santos:

Boa Noite na Geral, tudo bem com vocês? Espero que Sim !

Então galera, a um tempo atrás tive meu primeiro contato com o "MUNDO TRADER" a partir do bonus de 50 dólares da XM. A partir dele conseguir obter um lucro de 55 dólares, saquei e nunca mais operei...

Estou cogitando a possibilidade de me especializar na área para poder dizer que sou TRADER em 2024, claro com a ciência que os TRADERS tem momentos de GAIN de LOSS, só não sei como começar e estou de todas as formas buscando orientação para não trabalhar aas cegas, poderiam me ajudar ?

Ola Yuri.

Uma coisa que você e qualquer um que está entrando nesse mundo agora é pensar como o mercado vai estar nos próximos anos.

A cada ano temos robôs mais sofisticados, alguns usando inteligência artificial, HFTS estão cada vez mais comuns etc.

Não sei se sua abordagem é manual, mas recomendo que você aprenda a programar robôs, fazer backtests, analisar o mercado de forma quantitativa

para a partir dai mensurar riscos e retornos.

Em minha opinião o trader do futuro é o trader quant, ou seja o trader que sabe programar. Então recomendo que você foque em estratégias quant.

Existem várias abordagens , mas para mim um quant precisa aprender uma liguagem de programação (recomendo pyhon e/ou mql5),

ter conhecimentos de como o mercado funciona,  um pouco de analise técnica, matemática e estatística.

O caminho é longo, assim como você estou nesta aventura. Boa Sorte.

 

Ola! Primeiramente você precisa gostar deste universo do mercado financeiro. Não entre apenas por falta de opções ou por que te disseram que isto pode ser rentável. Para tudo o que fizermos, só faremos bem se tivermos uma certa vontade (uma vocação) para isto.

Estude muito sobre o mercado financeiro em geral, os diversos ativos, para você definir quais serão o seu foco, e farão parte do seu portifólio.

Aprenda a manusear a plataforma que vai usar, seja profundo conhecedor dela.

Escolha uma boa operadora para abrir sua conta e investir o seu dinheiro, sugiro que mais à frente tenha mais de uma, por segurança e para comparar as qualidades atrativas de cada uma.

Não coloque dinheiro real no inicio, pois tudo é novidade e há uma grande probabilidade de perder tudo.

Comece com uma conta demo e opere por no mínimo seis meses, para ver o seu desempenho.

Opere moderadamente, deixando a razão falar mais alto do que a emoção.

tenha um alvo diário, semanal, mensal anual.

Boa sorte!

 
Procure no amazon por um livro chamado "como viver de forex" dali já dá para começar a ter um norte sobre o assunto, é para iniciante mesmo.
 
Mateus Cerqueira Lopes #:

Ola Yuri.

Uma coisa que você e qualquer um que está entrando nesse mundo agora é pensar como o mercado vai estar nos próximos anos.

A cada ano temos robôs mais sofisticados, alguns usando inteligência artificial, HFTS estão cada vez mais comuns etc.

Não sei se sua abordagem é manual, mas recomendo que você aprenda a programar robôs, fazer backtests, analisar o mercado de forma quantitativa

para a partir dai mensurar riscos e retornos.

Em minha opinião o trader do futuro é o trader quant, ou seja o trader que sabe programar. Então recomendo que você foque em estratégias quant.

Existem várias abordagens , mas para mim um quant precisa aprender uma liguagem de programação (recomendo pyhon e/ou mql5),

ter conhecimentos de como o mercado funciona,  um pouco de analise técnica, matemática e estatística.

O caminho é longo, assim como você estou nesta aventura. Boa Sorte.

Olá pessoal, sou MQL5, há uns bons anos, desde MQL4. Não tinha muito tempo para me dedicar a programação, e fui deixando de lado, tendo de cuidar de outras coisas, e agora, que houve uma mudança radical na minha vida, e me aposentei, estou querendo voltar a programar do ZERO, tenho alguma experiencia em C++, e tentei começar html (não foi pra frente), depois em MQL4 (que tbm não prosperou), e agora tbm voltei a investir, juntamente com algumas corretoras (Instaforex, Toro Invest, XP, XM, etc.), e gostaria de iniciar mesmo do ZERO, relembrar, desde quando eu começei a estudar. Como voltei a operar, qual seria uma linguagem top (ou não tem só uma?), para criação de robos (uso robos daqui do MT4 gratuitos, e está indo bem) e como tenho analisado, muitos robos, ainda não encontrei umque realmente seja aquele TOP, o maioral,o unico. Objetivo de chegar a 99% de eficiencia e dispor esse robo em uma comunidade livre, que qualquer menbro MetaTrader possa usar, modificar e retornar a publico, tipo opensource, quero ajudar a todos aqueles que precisam, e tem muita dificuldade em conseguir uma renda, para sustentar-se, ou com suas familias. Obrigado por ajudarem.

 
nissota #Olá pessoal, sou MQL5, há uns bons anos, desde MQL4. Não tinha muito tempo para me dedicar a programação, e fui deixando de lado, tendo de cuidar de outras coisas, e agora, que houve uma mudança radical na minha vida, e me aposentei, estou querendo voltar a programar do ZERO, tenho alguma experiencia em C++, e tentei começar html (não foi pra frente), depois em MQL4 (que tbm não prosperou), [ . . . ] e gostaria de iniciar mesmo do ZERO, relembrar, desde quando eu começei a estudar. Como voltei a operar, qual seria uma linguagem top (ou não tem só uma?), para criação de robos [ . . . ] Obrigado por ajudarem.

Olá, aproveite seu conhecimento em C++ e invista no aprendizado da linguagem de programação MQL5: