Discussão do artigo "Desenvolvendo um sistema de Replay - Simulação de mercado (Parte 25): Preparação para a próxima etapa"

 

Novo artigo Desenvolvendo um sistema de Replay - Simulação de mercado (Parte 25): Preparação para a próxima etapa foi publicado:

Aqui neste artigo iremos finalizar a primeira etapa do desenvolvimento do sistema de replay / simulador. Ao finalizar esta etapa, estou dizendo a você, caro leitor, que o sistema já estará em um estágio avançado o suficiente para que novas funcionalidades possam de fato serem implementadas. Isto a fim de tornar o sistema ainda mais elaborado e mais útil para efetuar estudos e desenvolver conceitos de analise de mercado.

Vamos começar criando algumas restrições no indicador de controle, de forma a impedir que o usuário possa voltar no tempo. E quando eu digo voltar no tempo, significa que uma vez ocorrido um determinado avanço, você não poderá utilizar o indicador de controle, de forma a retornar em uma posição anterior. Para fazer isto, você terá que encerrar o serviço de replay / simulação e iniciar todo o processo do inicio. Sei que isto soa muito desmotivador. Mas acreditem, é melhor fazer assim do que tentar resolver os problemas que irão aparecer no futuro, quando se tentar usar este recurso de retorno no tempo, irão ser gerados.

Gerar esta restrição não é complicado, mas é algo bastante chato de ser feito. Já que iremos precisar adicionar alguns testes no sistema. Estes tem que ser feitos, em pontos bastante específicos e de uma forma, a não gerar conflitos com outros pontos. Isto para não impedir, que o indicador possa fazer o seu trabalho. Vamos dividir esta tarefa em etapas. Isto para que a mudança e implementação, aconteça de maneira a conseguir cumprir o objetivo desejado.

Autor: Daniel Jose

 

Ei Daniel, boa noite !

Primeiramente muito obrigado por esta grande contribuição para todos que acessam seus conteúdos.

Posso dizer tranquilamente: "Você é o Cara !".

Daniel, gostaria de colocar um ponto que não sei se estou sendo apressado, mas que é de suma importancia para quem desenvolve um robo (EA) para operar em cima do seviço de Replay.

Tem como fazer o serviço disparar o evento OnTick do metatrader, para que o EA que estiver rodando possa receber cada tick processado ?

E o serviço esperar (não plotar outro tick) até que o evento ontick (caso exista) seja executado, assim poderiamos debugar o robo e o serviço respeitar esta parada (do degug).

Desde já obrigado !

 
fernandomsoares #:

Ei Daniel, boa noite !

Primeiramente muito obrigado por esta grande contribuição para todos que acessam seus conteúdos.

Posso dizer tranquilamente: "Você é o Cara !".

Daniel, gostaria de colocar um ponto que não sei se estou sendo apressado, mas que é de suma importancia para quem desenvolve um robo (EA) para operar em cima do seviço de Replay.

Tem como fazer o serviço disparar o evento OnTick do metatrader, para que o EA que estiver rodando possa receber cada tick processado ?

E o serviço esperar (não plotar outro tick) até que o evento ontick (caso exista) seja executado, assim poderiamos debugar o robo e o serviço respeitar esta parada (do degug).

Desde já obrigado !

Ok, vamos por partes 😁. Você não é a primeira pessoa a me perguntar tal coisa. O que de certa maneira me deixa bastante feliz. Pois vejo que muitos estão tendo a mesma ideia em particular. Cada um em um dado momento da implementação. Mas a resposta é um sim e um não. Mas por que desta ambiguidade ?!?! O motivo é que apesar de ser simples, não sei qual é exatamente seu nível de conhecimento sobre MQL5. Mas independente disto, você pode continuar a construir o seu Expert Advisor sem nenhum problema. Peço apenas que acompanhe atentamente e estude cada artigo que for postado. Pois para fazer o que você, e todos os demais estão querendo será necessário adicionar apenas uma única linha no seu Expert Advisor. Esta linha já poderia ser adicionada neste estagio de desenvolvimento do replay / simulador. Já que seu comentário está no artigo 25. Mas se você está perguntando isto, significa que você ainda não sabe que linha é esta a ser adicionada. Tenha calma. Em breve, os artigos começaram a explorar tal funcionalidade, onde o uso desta mesma linha será bastante frequente. Assim você e todos os demais compreenderão como fazer tal coisa. Ou seja, passarão a entender como criar suas próprias soluções. Isto com um mínimo de modificações, no sistema que estou mostrando como implementar.😁👍

PS: Obrigado pelo elogio. Estou aqui para mostrar que o MetaTrader 5 é muito mais do que parece. 😉👍