Discussão do artigo "Aprendendo a construindo um Expert Advisor que opera de forma automática (Parte 10): Automação (II)"

 

Novo artigo Aprendendo a construindo um Expert Advisor que opera de forma automática (Parte 10): Automação (II) foi publicado:

Automação não é nada sem que você consiga controlar o horário. Nenhum trabalhador consegue ser eficiente trabalhando 24 horas. No entanto, muitos acreditam que um sistema automático deva trabalhar 24 horas. Mas é sempre bom que você tenha meios de configurar um range de horário para o Expert Advisor. Neste artigo iremos tratar disto. Como adicionar adequadamente uma faixa de horário.

Neste caso, e em grande maioria das vezes, este será um fato muito mais comum, do que possa parecer. Assim podemos fazer algo um pouco melhor, e até mesmo algo que nos permite ficar em um meio termo. Já que a plataforma MetaTrader 5, nos permite salvar e carregar as configurações, que desejamos em arquivos. Então bastaria você criar uma configuração, para um dado período. Como por exemplo: Pode-se ter uma configuração a ser usada na parte da manhã, e outra para a parte da tarde. Onde assim que o EA for bloqueado pelo sistema de controle de faixa horária, seja por conta que o operador irá descansar um pouco, ele, operador, poderá quando for colocar o EA novamente em funcionamento, carregar diretamente na plataforma MetaTrader 5, um arquivo de configuração, que será mantido pela própria plataforma. Isto ao meu ver é de grande ajuda, já que nos poupa o trabalho, de criar arquivos de configuração, apenas para este proposito.

Figura 03

Autor: Daniel Jose

 


Parabéns Daniel, 


Mais um excelente artigo.

Seus códigos são muito bem feitos.

 
Guilherme Mendonca #:


Parabéns Daniel, 


Mais um excelente artigo.

Seus códigos são muito bem feitos.

Obrigado pelo elogio, 😁👍. Espero que a explicação dos mesmos esteja sendo satisfatória, já que a ideia dos artigos é ensinar a explorar a linguagem MQL5 de uma forma mais avançada, e não ficar naquela de que não dá ou não é possível fazer algumas coisas. Mas mesmo assim agradeço o elogio, e por você estar acompanhando os artigos ... E se prepare, está vindo chumbo grosso na próxima sequencia de artigos ... lá o será um diluvio em termos de complicação, vou começar devagar, mas a régua irá subir rapidamente ... e muitos irão se afogar ... 🤣😂😁👍

 

Boa noite prezados!

Após alguns cursos em vídeos sobre programação MQL5 e bastante leitura da documentação estou no artigo dois da série. Vi que é bem completo. Espero que receba tudo de bom pelo empenho na digitação. A explicação prática de poo me fará muito bem. Agora as 01:46 do dia 29/12/2022 vou continuar no aprendizado. Espero voltar aqui em breve com as estratégias prontas!

 
filipetagli #:

Boa noite prezados!

Após alguns cursos em vídeos sobre programação MQL5 e bastante leitura da documentação estou no artigo dois da série. Vi que é bem completo. Espero que receba tudo de bom pelo empenho na digitação. A explicação prática de poo me fará muito bem. Agora as 01:46 do dia 29/12/2022 vou continuar no aprendizado. Espero voltar aqui em breve com as estratégias prontas!

Obrigado pelo FEEDBACK ... 😁👍

 

Olá Daniel,

Poxa, em primeiro lugar gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho.

não tinha visto nada tão bem detalhado e principalmente não com o foco de apenas fazer algo mas de fazer o melhor,

sempre buscando atualizar cada detalhe para um melhor funcionamento, não importa funcionar mas da melhor forma que visualizou naquele momento.

tudo organizado com orientação a objeto. realmente estou achando demais. Parabéns mesmo e que você receba em dobro tudo que tem nos dado em ferramentas e conhecimento.


cheguei em seus artigos ontem, rsrs estou lendo sem parar ia testar mas queria usar já a ferramenta no dia a dia. quero vir fazendo cada cada um para ver na pratica e assimilar cada item.

mas quando cheguei no artigo 31 do Desenvolvendo um EA de negociação do zero achei que tinha encerrado e vi que começou outro. minha duvida é se é sequencia? ou é outro. 

conheço um pouco de programação .net mas de mql nada. comecei a olhar e tive a sorte de já achar seus artigos.


minha duvida é bem simples e de leigo. quando eu compilar o código ele já vai colocar todas as pastas no locais. ou eu devo já colocar essa pasta num lugar especifico.

poderia me auxiliar nesse inicio? ou me mostrar algum artigo que possa me ajudar nisso.

de qualquer forma gostaria muito de agradecer pelo conhecimento que estou aprendendo com você.


Anderson

Desenvolvendo um EA de negociação do zero (Parte 29): Plataforma falante
Desenvolvendo um EA de negociação do zero (Parte 29): Plataforma falante
  • www.mql5.com
Neste artigo vamos aprender como fazer a plataforma MT5 falar. Que tal deixar o EA mais divertido? Operar mercados financeiros costuma ser uma atividade extremamente chata e monótona, mas podemos deixar as coisas um pouco menos monótonas, apesar de que isto pode ser perigoso caso você tenha algum problema que lhe faça ficar viciado, pode ser que a coisa fique um pouco menos chata.
 
napalermo #:

Olá Daniel,

Poxa, em primeiro lugar gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho.

não tinha visto nada tão bem detalhado e principalmente não com o foco de apenas fazer algo mas de fazer o melhor,

sempre buscando atualizar cada detalhe para um melhor funcionamento, não importa funcionar mas da melhor forma que visualizou naquele momento.

tudo organizado com orientação a objeto. realmente estou achando demais. Parabéns mesmo e que você receba em dobro tudo que tem nos dado em ferramentas e conhecimento.


cheguei em seus artigos ontem, rsrs estou lendo sem parar ia testar mas queria usar já a ferramenta no dia a dia. quero vir fazendo cada cada um para ver na pratica e assimilar cada item.

mas quando cheguei no artigo 31 do Desenvolvendo um EA de negociação do zero achei que tinha encerrado e vi que começou outro. minha duvida é se é sequencia? ou é outro. 

conheço um pouco de programação .net mas de mql nada. comecei a olhar e tive a sorte de já achar seus artigos.


minha duvida é bem simples e de leigo. quando eu compilar o código ele já vai colocar todas as pastas no locais. ou eu devo já colocar essa pasta num lugar especifico.

poderia me auxiliar nesse inicio? ou me mostrar algum artigo que possa me ajudar nisso.

de qualquer forma gostaria muito de agradecer pelo conhecimento que estou aprendendo com você.


Anderson

Já que você tem conhecimento em programação .NET a coisa será bem mais simples. Bem, se você usa C/C++ na programação .NET, já que ela não se resume apenas em C/C++ 😁👍 ... Mas nos artigos em que disponibilizo o código fonte no anexo, você deve apenas descompactar o anexo no diretório MQL5, que os arquivos serão colocados nos devidos lugares. Já com relação a compilação, fazer isto via MetaEditor é bem mais simples, pois você não precisa configurar todas aquelas coisas que normalmente são necessárias quando fazemos uso de um Compilador ou LinkEditor. Aqui o executável sempre será gerado na pasta onde o arquivo MQL se encontra, já os arquivos MQH você irá seguir as mesmas regras do C/C++, ou seja pode colocar eles em qualquer local, mas por organização, é preferível você os deixar junto de outros arquivos de cabeçalho, ou junto ao arquivo MQL principal, você é livre para fazer como queira 😁👍.

Os artigos antes desta sequência do EA 100% automático, são uma outra sequência. Lá o foco é mostrar como criar um sistema VISUAL de ordens e posições, assim como ter acesso a indicadores e construir indicadores ... material bem básico e simples ...👍

Agora um detalhe: Estou fazendo uma outra sequência de artigos, cujo conteúdo é muito mais avançado e complexo. Em um dado momento irá parar de colocar no anexo os códigos fontes, sendo estes colocados no meio do artigo. Neste caso você deverá conhecer de fato programação C/C++ a fim de conseguir compilar o código e o modificar. Estou fazendo isto, pois de fato a próxima sequência é de um material muito mais complicado e que envolve uso de coisas que não é voltada para o usuário final, e sim para programadores. No entanto, mesmo que você não tenha conhecimento em C/C++, não precisará se preocupar, pois irei de tempos em tempos disponibilizar o código já compilado, pronto para uso 😁👍.

PS: Obrigado pelo FEEDBACK ...

 

Obrigado mesmo vou seguir aqui então esses que já estão aqui. 

e ver esses indicadores de TapeReading fiquei muito curioso.

as pessoas diziam que não dava para ter volume real como nas plataformas da b3.

vou testar aqui. 

e tem material de estudo pra caramba..rsrsr

Bora estudar.

 
napalermo #:

Obrigado mesmo vou seguir aqui então esses que já estão aqui. 

e ver esses indicadores de TapeReading fiquei muito curioso.

as pessoas diziam que não dava para ter volume real como nas plataformas da b3.

vou testar aqui. 

e tem material de estudo pra caramba..rsrsr

Bora estudar.

Apesar da B3 fornecer 2 tipo de volume, algumas plataformas criam um terceiro. A B3 nos informa apenas e somente o volume negociado, não confunda isto com volume financeiro, pois são coisas totalmente diferentes, apesar de estarem correlacionados. E também o volume de ticks, este indica a quantidade de negócios executados em uma determinada faixa de tempo. Este tipo de coisa será melhor compreendido na próxima sequencia de artigos que irei postar em breve. Outras plataformas criam um terceiro tipo de volume, que é o volume financeiro, mas o volume financeiro, nada mais é do que você pegar o volume negociado e multiplicar pelo valor de cada negocio, algo trivial. Então o MetaTrader 5 não coloca este volume em seus indicadores ... Apesar de existir um discrepância no Times & Trade entre o MetaTrader e outras plataformas como o Profit Chart, esta discrepância se deve ao tipo de informação que outras plataformas fazem uso, já que o MetaTrader 5 ignora a informação referente a casa de origem. Esta informação é fornecida pela B3, no entanto a estrutura do MetaTrader 5 a ignora pois não tem utilidade para os operadores, então algumas plataformas fazem junção entre alguns dados, isto gera as tais discrepâncias na informação no Times & Trade, mas no grosso modo a informação base se mantem, podendo assim ser usada para negociar ... 😁👍