Erro no algotrading

 
Olá, meu cliente teve prejuizo com uma operação de contratos de café, ele alega que a plataforma mt5 enviou as ordens de venda do ativo sem o cadastro e autorização prévia dele, suspeitamos que foi algum erro do algotrading que gerou essas ordens indevidas. Como podemos realizar essa pericia para ter certeza de que foi erro da plataforma, e nesse caso quem deve ressarcimento a ele?
 
Vitor Israel:
Olá, meu cliente teve prejuizo com uma operação de contratos de café, ele alega que a plataforma mt5 enviou as ordens de venda do ativo sem o cadastro e autorização prévia dele, suspeitamos que foi algum erro do algotrading que gerou essas ordens indevidas. Como podemos realizar essa pericia para ter certeza de que foi erro da plataforma, e nesse caso quem deve ressarcimento a ele?

Não entendi nada!  Ativo sem cadastro? Sem autorização? Como sabe que foi o MT5?  e Que EA é esse, que você está se referindo?

 
Vitor Israel:
Olá, meu cliente teve prejuizo com uma operação de contratos de café, ele alega que a plataforma mt5 enviou as ordens de venda do ativo sem o cadastro e autorização prévia dele, suspeitamos que foi algum erro do algotrading que gerou essas ordens indevidas. Como podemos realizar essa pericia para ter certeza de que foi erro da plataforma, e nesse caso quem deve ressarcimento a ele?

Oi, comece por aqui ===>  Contrato de Licença para Usuário Final - MetaTrader 5 (metaquotes.net)

É importante entender também que o metatrader é unicast (se pesquisar no google pode se aprofundar melhor) e, isso basicamente quer dizer que, ele não visualizará modificações feitas nas ordens a partir de outras plataformas, por isso é recomendável ter sempre acesso ao home broker de investimento da corretora para acompanhar suas ordens. Seguindo o raciocínio acima, eu posso abrir uma ordem pela metatrader utilizando algotrading ou não e alterar ela numa plataforma concorrente que essa alteração não será percebida, sem algum tipo adicional de programação, pela plataforma do metatrader.

Solicite os logs da sua corretora das operações que foram realizadas no período que deseja fazer sua perícia.

Entenda também que algotrading é uma opção que realiza os algoritmos criados por um ser humano comum, passível de erros e se, este algoritmo não tiver sido criado para suportar as mais variadas situações que podem ocorrer durante uma negociação, haverá grandes chances dele cometer algum erro. 

Outra sugestão é buscar realizar "a mesma circunstância" em um ambiente de teste para perceber se não acontecerá a mesma situação.

Se tiver o código fonte, examinar áreas que tenham possível relação com o evento. Caso contrário, tente contatar o desenvolvedor deste EA e relatar o problema para vê se ele será capaz de lhe ajudar também. Ciente porém que se, o erro for do código dele, haverá pequenas chances dele se disponibilizar para isso e neste caso, pode tentar contratar um outro desenvolvedor e buscar junto a este, caso tenha o código fonte, um possível lugar que resulte neste erro.

Pode ainda contatar a plataforma pelos meios de comunicação disponíveis por eles no próprio site ===> https://www.mql5.com/pt/contact

Enfim, se entendi bem o que deseja, é como posso lhe ajudar. 

Boa sorte.

End-User License Agreement - MetaTrader 5
  • www.metaquotes.net
MetaQuotes Ltd
 

O meu advogado com certeza processaria a corretora, que tem vinculo contratual com o cliente.