Resultados diferentes repentinamente, nas mesmas condições. [Resolvido]

 

Olá, tenho alguns parâmetros salvos e tenho os resultados deles guardados em uma planilha, todos realizados no dia 16/06/2022, há uma semana.

Hoje fui refazer os backtests e os resultados estão totalmente diferentes, como se fossem outro parâmetro, ou outro EA.

Tudo na mesma conta, mesmo servidor, mesmo EA, mesmo gráfico, etcetcetc....


O que pode estar gerando isto?

Já deletei o histórico e baixei novamente.


Obrigado.


Obs: Conta Forex. Exness.



[ resolvido, era problema com a versão da BUILD do mt5.]

Using spreadsheets to build trading strategies
Using spreadsheets to build trading strategies
  • www.mql5.com
The article describes the basic principles and methods that allow you to analyze any strategy using spreadsheets (Excel, Calc, Google). The obtained results are compared with MetaTrader 5 tester.
 
Lucas Tavares: Olá, tenho alguns parâmetros salvos e tenho os resultados deles guardados em uma planilha, todos realizados no dia 16/06/2022, há uma semana. Hoje fui refazer os backtests e os resultados estão totalmente diferentes, como se fossem outro parâmetro, ou outro EA. Tudo na mesma conta, mesmo servidor, mesmo EA, mesmo gráfico, etcetcetc....O que pode estar gerando isto? Já deletei o histórico e baixei novamente.

MT4 ou MT5? Do que me lembro, essa correctora só tem MT4 mas posso estar enganado.

Tem o período de teste fixo ou desligado?

No caso de MT4, o spread está com um valor fixo ou actual?

Se quer resultados consistentes, terá de usar um período fixo (igual para todos os testes) e um spread fixo (só no caso de MT4).

 

Obrigado pela ajuda Fernando.


Uso MT5.

Eu faço testes de 2016 até hoje, sempre. E os resultados são sempre os mesmo, até que tenha entrada nova e some a ultima entrada, como é de se esperar.

Hoje fui refazer os testes e passou de 300 entradas para 60 em um caso, o mesmo parâmetro salvo. Mudou tudo sem eu ter mudado nada... Já recompilei o EA e permanece diferente.

Já revisei todos os parâmetros, não tem nenhum diferente do que era antes.

 
Passei o EA e os parâmetros para meu note que não ligo há meses (versão 5.00 build 3300), ele tem o histórico dos ativos até final do ano passado, como GBPUSD por exemplo, e fiz os backtests, nele os resultados estão como eram até semana passada, com muitas entradas e lucrativas.

O que pode se concluir disto? o que posso analisar neste notebook para entender melhor o que está acontecendo?
 

Fiz o backtest visual e notei que no Note está fazendo correto(ea recompilado), e no pc com tudo atualizado por algum motivo não está carregando as informações corretamente do parâmetro, tá em 14 o que deveria estar 6, tá em 250 o que deveria ser 160.... Tem 2 indicadores a menos. Tá tudo estranho.

Você sabe o que pode estar ocasionando esta mudança abrupta do comportamento do EA sem nada ter acontecido com o código dele? Pode ser por conta de alguma atualização?

Obrigado!

 
Lucas Tavares #: Fiz o backtest visual e notei que no Note está fazendo correto(ea recompilado), e no pc com tudo atualizado por algum motivo não está carregando as informações corretamente do parâmetro, tá em 14 o que deveria estar 6, tá em 250 o que deveria ser 160.... Tem 2 indicadores a menos. Tá tudo estranho. Você sabe o que pode estar ocasionando esta mudança abrupta do comportamento do EA sem nada ter acontecido com o código dele? Pode ser por conta de alguma atualização? Obrigado!

Com tantas diferenças nos parâmetros e Indicadores, parece-me que há corrupção de dados. Limpe os ficheiros de " .\Tester\cache" e actualize os parâmetros novamente para que sejam salvos novamente.

Já agora, verifique que o "build" do MT5 é igual em ambos os computadores.

 

No note está na 3300 e no pc 3326.

Limpei o cache e continua com erro. Testei até em outro mt5 que tenho no pc pra Ibovespa.

No programador do robô ele rodou o teste e funcionou como deveria. Parece ser algo no meu PC mesmo. O que mais posso fazer para tentar consertar?

 

Parece que as alterações nos parâmetros não altera os parâmetros de teste.
Não importa o valor que colocar no período de um indicador X, ele fará o teste com valor "14".

 
Lucas Tavares #: No note está na 3300 e no pc 3326. Limpei o cache e continua com erro. Testei até em outro mt5 que tenho no pc pra Ibovespa. No programador do robô ele rodou o teste e funcionou como deveria. Parece ser algo no meu PC mesmo. O que mais posso fazer para tentar consertar?

O build 3326 é "beta" e tem imensos bugs já reportados no fórum. Reponha o build 3320 no PC que é o build oficial.

 
Obrigado!!
Você pode me informar como reverto para 3320?

O site do metatrader não está baixando mais, e a ultima que baixei lá já estava na 3325.
 
Lucas Tavares #: Você pode me informar como reverto para 3320? O site do metatrader não está baixando mais, e a ultima que baixei lá já estava na 3325.

É só fechar o MetTrader, MetaEditor e MetaTester e repor os ficheiros que já tem vindo do seu notebook ("terminal64.exe", "metaeditor64.exe", "metatester64.exe").

Alternativamente está disponível todos os builds no seguinte local ... https://drive.google.com/drive/folders/1YSUVehcElTpLxCLPMsdlDfFu4Y61yrcc