Fraude de codificação EA - página 3

 

Poderia ser pior. Eles poderiam ter vindo aqui pedir ajuda gratuita para consertar seu código livre antes de vendê-lo em

 
honest_knave:

Poderia ser pior. Eles poderiam ter vindo aqui pedir ajuda gratuita para consertar seu código livre antes de vendê-lo em

Sim, é por isso que eu nunca dou 'o segredo' HAHAHAHA
 
Michalis Phylactou:

Você está pagando pelo tempo e conhecimento que alguém coloca no desenvolvimento do trabalho "PERSONALIZADO EM SEUS PEDIDOS".

Se você pedir a um advogado para preparar um contrato ou uma carta para você e o que o advogado faz é gastar 5 minutos para obter um modelo existente que ele/ela encontrou, mudar alguns nomes e cláusulas, mas cobre o que você pediu, você ainda chamaria o advogado de fraude e exigiria seu dinheiro de volta? A pessoa tem experiência suficiente para encontrar uma maneira de fazer o trabalho rapidamente e essa experiência é parte do custo.

A menos que você esteja comprando um produto/serviço específico que não seja personalizado, será que realmente importa se a pessoa fez todo o trabalho por conta própria ou levou pedaços e peças de outros locais, se ela faz o que você pediu.

Caso contrário, você teria pesquisado na Internet por conta própria para encontrar essa solução e gastaria muito mais tempo do que o que teria sido necessário.

Devido a uma situação recente, decidi despertar este fio condutor para expressar uma opinião que me é muito cara!

Todo o código disponível no CodeBase, ou em Artigos, ou mesmo em trechos de código colocados no Fórum são inerentemente considerados "código aberto" para o qual todos os direitos são reservados pelo autor, incluindo mas não limitados aos direitos autorais. De fato, é prática comum iniciar uma EA, Script ou Indicador completo com um bloco de comentários que inclui o Copyright e os detalhes dos autores. O mesmo se aplica até mesmo para códigos obtidos em outros sites também.

Com isto dito, o código "open source" só pode ser usado para as seguintes condições (e mesmo isto depende de quais direitos o autor está concedendo):

  • Seu uso para uso pessoal, privado e não-comercial!
  • Seu uso em outros projetos ou códigos "open source". Entretanto, neste caso, espera-se também que seja dado crédito ao autor, referenciando seus detalhes para as seções utilizadas.

No entanto, é antiético e ilegal usar tal código para uso ou ganho comercial, seja "código aberto" ou não, sem a autorização expressa do autor, como por exemplo, em Produtos de Mercado sendo vendidos aqui ou quando usados nos projetos Freelance. Este é o significado da frase comum utilizada, ou seja,"Todos os Direitos Reservados".

Portanto, se alguém quiser usar qualquer código, seja ele na íntegra ou até mesmo apenas em parte, sem autorização expressa do autor, então você não está apenas sendo antiético, mas também violando a lei em muitos países. E se você se envolver em tais práticas antiéticas e ilegais, eu acho justo, que os moderadores o banam deste site permanentemente.

 
Fernando Carreiro:
...

No entanto, é antiético e ilegal usar tal código para uso ou ganho comercial, seja "open source" ou não, sem a autorização expressa do autor, como por exemplo, em Produtos de Mercado sendo vendidos aqui ou quando usados nos projetos Freelance. Este é o significado da frase comum utilizada, ou seja,"Todos os Direitos Reservados".

Portanto, se alguém quiser usar qualquer código, seja na íntegra ou até mesmo apenas em parte, sem autorização expressa do autor, então você não está apenas sendo antiético, mas também violando a lei em muitos países. E se você se envolver em tais práticas antiéticas e ilegais, eu acho justo que os moderadores o banam deste site permanentemente.

Eu concordo plenamente.

E, a menos que explicitamente acordado entre as partes, considero antiético e enganoso tomar tal código para cumprir um trabalho como freelancer. Portanto, concordo com a OP que é uma fraude de codificação, e eu relataria esta prática a Metaquotes.

 
Fernando Carreiro:

... Dito isto, o código "open source" só pode ser usado para as seguintes condições (e mesmo isto depende de quais direitos o autor está concedendo):

  • Seu uso para uso pessoal, privado e não comercial!
  • Seu uso em outros projetos ou códigos "open source". Entretanto, neste caso, espera-se também que seja dado crédito ao autor, referenciando seus detalhes para as seções utilizadas.

Bem, tenho que admitir, como o código aberto é comumente usado em aplicações comerciais, dificilmente consigo imaginar nenhum dos projetos comerciais JAVA sem ele. Normalmente o autor fornece um documento com uma declaração de licença, que especifica as condições de reutilização. Praticamente não há limites para o uso comercial, muitas vezes a única exigência é anexar esse documento de licenciamento ao pacote do projeto.
 
Ovo Cz: Bem, tenho que admitir, como o código aberto é comumente usado em aplicações comerciais, dificilmente consigo imaginar nenhum dos projetos comerciais JAVA sem ele. Normalmente o autor fornece um documento com uma declaração de licença, que especifica as condições de reutilização. Praticamente não há limites para o uso comercial, muitas vezes a única exigência é anexar esse documento de licenciamento ao pacote do projeto.

A questão é exatamente essa! Uma vez que aqui, nenhum arquivo de "licença" é fornecido pelos autores, todos os direitos são, portanto, reservados até que se declare o contrário!

Obviamente, a maioria dos usuários aqui age de boa fé, como você mesmo, porque este site da MQL é principalmente sobre uma comunidade de código de compartilhamento e nosso amor pela negociação, porque é de onde a maioria quer obter sua renda (Forex e outros Mercados).

Entretanto, há alguns usuários "sorrateiros" que não sabem codificar muito bem, que abusam dessa "abertura" e pegam essas "obras" e depois as fazem passar como suas enquanto lucram com isso. Acho isso deplorável, pois eles essencialmente cometem fraudes alegando serem "codificadores" quando não o são!

 
Fernando Carreiro:

A questão é exatamente essa! Uma vez que aqui, nenhum arquivo de "licença" é fornecido pelos autores, todos os direitos são, portanto, reservados até que se declare o contrário!

Obviamente, a maioria dos usuários aqui age de boa fé, como você mesmo, porque este site da MQL é principalmente sobre uma comunidade de código de compartilhamento e nosso amor pela negociação, porque é de onde a maioria quer obter sua renda (Forex e outros Mercados).

Entretanto, há alguns usuários "sorrateiros" que não sabem codificar muito bem, que abusam dessa "abertura" e pegam essas "obras" e depois as fazem passar como suas enquanto lucram com isso. Acho isso deplorável, pois eles essencialmente cometem fraudes alegando ser "codificadores" quando não o são!


Sim, concordo, na maioria dos casos. Por outro lado, se não houver uma declaração de licença, eu esperaria condições muito frouxas para a reutilização.

E também, eu espero que tais "codificadores" sejam a maioria - veja os preços dos empregos. Não se pode obter renda a essas taxas quando se codifica a partir do zero.

 
Ovo Cz: Sim, concordo, na maioria dos casos. Por outro lado, se não houver uma declaração de licença, eu esperaria condições muito frouxas para a reutilização. E também, espero que tais "codificadores" sejam a maioria - veja os preços do trabalho. Não se pode obter renda a essas taxas quando se codifica a partir do zero.

Tanto quanto sei, na maioria dos países, a lei é que, por padrão, todos os direitos são reservados (ver abaixo), a menos que de outra forma indicado. Isto é para evitar o mau uso do código obtido por meios indiretos, como em espionagem corporativa, ou engenharia reversa, etc. em que uma licença ou direitos não acompanham o código obtido. Isto se aplica também a muitas outras formas, tais como Literatura, Música, Fotografia, etc. Portanto, dependendo do país, o mesmo se aplicará aqui!

Quanto à maioria dos "codificadores" que realizam estas práticas, só porque é a maioria, não a torna ética ou legal.

Antecedentes legais

O que são os direitos autorais e por que isso importa?

A lei de direitos autorais concede direitos exclusivos aos criadores de obras originais de autoria. As leis nacionais geralmente estendem proteções a tais obras automaticamente uma vez fixadas em um meio tangível, proibindo a realização de cópias sem a permissão do detentor dos direitos, entre outras coisas. Na internet, mesmo as atividades mais básicas envolvem a realização de cópias de conteúdo protegido por direitos autorais. Como o conteúdo é cada vez mais carregado, baixado e compartilhado on-line, a lei de direitos autorais está se tornando mais relevante para mais pessoas do que era há 20 anos. Infelizmente, a violação dos direitos autorais - mesmo que involuntária ou inconscientemente - pode levar à responsabilidade. A navegação bem sucedida na Internet requer algum entendimento da lei de direitos autorais. Os direitos autorais concedem aos criadores um pacote de direitos exclusivos sobre suas obras criativas, que geralmente incluem, no mínimo, o direito de reproduzir, distribuir, exibir e fazer adaptações. A frase "Todos os direitos reservados" é freqüentemente usada pelos proprietários para indicar que eles reservam todos os direitos concedidos a eles pela lei. Quando os direitos autorais expiram, a obra entra em domínio público, e o titular dos direitos não pode mais impedir que outros se envolvam nessas atividades sob direitos autorais, com exceção dos direitos morais reservados aos criadores em algumas jurisdições.

O que eu preciso fazer para obter um direito autoral?

Osdireitos autorais na maioria das jurisdições são anexados automaticamente sem necessidade de qualquer formalidade uma vez que um trabalho criativo seja fixado de forma tangível (ou seja, no minuto em que você coloca a caneta no papel, tira uma foto ou pressiona o botão "salvar" em seu computador). Em algumas jurisdições, os criadores podem ser obrigados a se registrar em uma agência nacional a fim de fazer valer os direitos autorais em tribunal. Se você quiser mais informações, consulte a Convenção de Berna ou a lei de direitos autorais de sua jurisdição. Embora você não tenha que aplicar um aviso de direitos autorais para que sua obra seja protegida, pode ser uma ferramenta útil para sinalizar claramente às pessoas que a obra é sua. Ele também informa ao público a quem contatar sobre a obra.

EDIT: Por favor, note, entretanto, que ao postar código neste site, você está de fato concedendo alguns direitos às próprias MetaQuotes, mas não aos usuários e certamente não para uso comercial, e cito os Termos de Uso dos sites:

4.6. Ao submeter qualquer material às seções do www.mql5.com para uso público, o Usuário concede automaticamente (ou garante que o proprietário de tais materiais concedeu expressamente à MQL5 Ltd) a MQL5 Ltd, seus parceiros e Entidades Afiliadas o direito livre de royalties, perpétuo, irrevogável, não-exclusivo (licença não-exclusiva) de usar, postar, armazenar, reproduzir, modificar, criar trabalhos derivados de (como aqueles resultantes de traduções, adaptações ou outras otimizações), comunicar, publicar, executar publicamente, exibir publicamente e distribuir tais materiais, em todo o mundo, pelo prazo total de qualquer direito autoral que possa existir em tais materiais, conforme estipulado pelas leis locais.

Os direitos acima são utilizados para o propósito limitado de operar, promover e melhorar o website www.mql5.com. Nenhuma formalidade adicional, incluindo aquela por escrito, será exigida para que os direitos concedidos pelo Usuário sejam reconhecidos.

Esta licença continuará mesmo se Você deixar de usar o site www.mql5.com. Antes de Você submeter à MQL5 Ltd quaisquer materiais e assim conceder esta licença para seu uso, certifique-se de que Você tenha os direitos necessários para fazê-lo.

 
Fernando Carreiro:

Tanto quanto sei, na maioria dos países, a lei é que, por padrão, todos os direitos são reservados (ver abaixo), a menos que de outra forma indicado. Isto é para evitar o mau uso do código obtido por meios indiretos, como em espionagem corporativa, ou engenharia reversa, etc. em que uma licença ou direitos não acompanham o código obtido. Isto se aplica também a muitas outras formas, tais como Literatura, Música, Fotografia, etc. Portanto, dependendo do país, o mesmo se aplicará aqui!

Quanto à maioria dos "codificadores" que realizam essas práticas, só porque é a maioria, não a torna ética ou legal.

EDIT: Por favor, note, entretanto, que ao postar código neste site, você está de fato concedendo alguns direitos às próprias MetaQuotes, mas não aos usuários e certamente não para uso comercial, e cito os Termos de Uso dos sites:

Sim, mas se as Metaquotes permitem todos esses trabalhos de copiar e colar e os vendedores, não temos muita maneira de forçá-los a parar.
 
Alain Verleyen: Sim, mas se as Metaquotes permitem todos esses trabalhos de copiar e colar e os vendedores, não temos muita maneira de forçá-los a parar.

Eu concordo! Para MetaQuotes ou para os moderadores controlarem isso, seria muito difícil! Mas os moderadores podem pelo menos "punir" os usuários que tornam tão óbvio que estão cometendo tais atos!

Moderadores e usuários também podem "educar" outros usuários para estarem atentos a tais práticas e reclamar à MetaQuotes via "arbitragem" quando detectarem tais práticas, e ajudar a reduzi-las de alguma forma. Provavelmente será apenas uma gota no oceano, mas precisamos começar em algum lugar!