Correlação, alocação em um portfólio. Métodos de cálculo - página 8

 
Aleksey Nikolayev:

A probabilidade de haver uma coincidência é muito alta (o paradoxo do aniversário)

Há evidências para isso em amostras reais ou é pura teoria?

Por exemplo, nos alunos das classes escolares deve aparecer: a cada segunda classe (ainda mais frequentemente) deve haver alunos nascidos no mesmo dia. Fui para a escola, depois para a escola técnica, depois para a universidade. Éramos cerca de 30 na classe da escola, cerca de 25 no grupo da escola técnica, 20 no instituto. Não me lembro de uma situação com aniversários no mesmo dia em qualquer lugar.

 
PapaYozh:

Por exemplo, deve aparecer nos alunos das classes escolares: todas as outras classes (ainda mais frequentemente) devem ter alunos nascidos no mesmo dia.

Como é isso?

Duas classes são 40-50 pessoas?

"Deve ser" somente se houver 367 ou mais alunos em duas classes....

 
Dmytryi Nazarchuk:

Como assim?

Duas classes são 40-50 pessoas?

O que não deve ser entendido?

O paradoxo dos aniversários. Em um grupo de 23 ou mais pessoas, a probabilidade de pelo menos duas pessoas terem o mesmo aniversário (data e mês) excede 50%.

Uma classe escolar provavelmente se encaixa como "um grupo de 23 ou mais pessoas".

É o que estou dizendo, em todas as outras classes escolares deveria haver alunos nascidos no mesmo dia.

Mas isto, a partir de minhas observações, não é o caso.

 
Dmytryi Nazarchuk:


"Deve ser" somente se houver 367 ou mais alunos em duas classes....

Você deve ler sobre este "paradoxo".

ru.wikipedia.org/wiki/paradox_of_birthdays

 
PapaYozh:

O que não deve ser entendido?

O paradoxo dos aniversários. Em um grupo de 23 ou mais pessoas, a probabilidade de pelo menos duas pessoas terem o mesmo aniversário (data e mês) excede 50%.

Em uma classe escolar, provavelmente se encaixa como "um grupo de 23 ou mais pessoas".

É o que estou dizendo, em todas as outras classes escolares deveria haver alunos nascidos no mesmo dia.

Mas isso, em minha observação, não é o caso.

Deve haver alunos nascidos no mesmo dia em todas as outras classes escolares, com uma probabilidade de 50% de nascer no mesmo dia. É como atirar uma moeda ao ar.

Apenas "deve se reunir" é para um grupo de pelo menos 367

 
Não fique atolado em heresia.
Ninguém nunca deve a ninguém por causa de qualquer inferência, por mais lógica que seja.
E a aleatoriedade, enquanto estamos no assunto, existe se e somente se absolutamente todos os resultados dos eventos forem igualmente prováveis.
As chances de nascer em um
de qualquer dia do ano não são iguais. Daí o suposto paradoxo, que provavelmente não é nada paradoxo, pois 9 mulheres não darão à luz em um mês.
 
Renat Akhtyamov:

As probabilidades de nascer em qualquer dia do ano não são iguais.

Está bem, me dê um prouf.

 
Dmytryi Nazarchuk:

Muito bem, dê-me um prouf.

Bem, antes de tudo, nem todos os anos tem o mesmo número de dias que no ano anterior. Segundo, a terça-feira deste ano não é a terça-feira do ano anterior. Em terceiro lugar, não são exatamente 9 meses, mas mais/menos. O ditado "gato de março", finalmente.
Bem, então ligue seu cérebro e descubra as coincidências que influenciaram o aniversário na mesma data.
Quando você está completamente fora de si, ou é um paradoxo ou um acidente ;)
 
Renat Akhtyamov:
Bem, primeiramente não todos os anos tem o mesmo número de dias que no ano anterior. Em segundo lugar, a terça-feira deste ano não é a terça-feira do ano anterior. Em terceiro lugar, não são exatamente 9 meses, mas mais/menos. O ditado "gato de março", finalmente.
Bem, então ligue seu cérebro e descubra as coincidências que influenciaram seu aniversário na mesma data.
Quando você está completamente fora de si, ou é um paradoxo ou um acidente ;)

besteira.

Se você tirar amostras do mesmo tamanho, óbvio disparate.

 
Dmytryi Nazarchuk:

bobagem.

Se você tirar amostras do mesmo tamanho, óbvio disparate.

Tirar amostras?
Isso já é um absurdo.