MetaTrader 5 em Intel Xeon Phi 7250 - 272 núcleos em um computador - página 3

 

Lembro-me que Renat escreveu sobre este dispositivo há alguns anos. Primeiro com entusiasmo, depois de forma crítica. Mas devo admitir que se trata de um grande brinquedo:

Fórum sobre comércio, sistemas automatizados de comércio e testes estratégicos

Estamos lançando a MQL5 Cloud Network!

Renat Fatkhullin, 2014.10.24 13:43

O que eu pessoalmente penso sobre Xeon Phi no mercado de massa - eles não têm nenhuma chance:

  1. Um par de CPUs de servidor com um total de 40 núcleos (20 núcleos cada) bate facilmente todas as versões de Xeon Phi em velocidade, freqüência (Phi é tudo 1Ghz lá), memória e consumo de energia

    Basta olhar para referências reais para ver 2,5x vantagem sobre um processador Xeon único e fraco

  2. Phi não tem uma chance em termos de simplicidade de escrita de código - não é o núcleo base e tem acesso especial a eles.

    Sim, em comparação com OpenCL/CUDA, é uma enorme diferença na facilidade de escrita. Mas não, não vai funcionar para as massas.

  3. Por potência especializada, processadores de GPU puros estão muito à frente da curva.

    Se uma tarefa exige estritamente poder computacional e tem a chance de ser vetorizada, ela pode ser espremida das placas de GPU.

  4. Preços totalmente maléficos.

    Poucas pessoas se atreveriam a pagar de US$ 2000 a US$ 3000 por uma peça de hardware completamente ilíquida, sem nenhuma chance de uso normal.


Mais importante ainda, não houve desenvolvimento de Xeon Phi nos últimos 2 anos. Tudo morreu nos bancos de ensaio e nos supercomputadores de teste.

Foi uma tentativa interessante, mas a Intel não a conseguiu. Não foi capaz de fazer um avanço, porque os prós habituais já se apanharam do fundo.


Por exemplo, temos uma lâmina de trabalho Dell M1000 tem 320 núcleos Xeon E5-2670v2 (2,5Ghz a 3,3Ghz) com 2 terabytes de RAM. Podemos calcular qualquer coisa sobre ele sem nenhuma tensão.


 
Aleksandr Volotko:

Não é interessante de se ver, é interessante de se usar. Mas é caro, só as pedras custam 10 mil dólares, mais a memória e outros equipamentos, e não só isso.

Mas eu a carregaria ao máximo, há algo para contar.

A pedra é de 2500 euros, o servidor em sua totalidade custa 5.500 euros no total.

No nível de um servidor Xeon comum.

 
Nikolay Moskalev:

parece que estamos falando de um rack de sala de servidores com 4 Intel Xeon Phi 7250

68 х 4 = 272

Não, estes não são slots PCIe, mas um chip na placa-mãe.

Parece ser um processador normal.

 
Vasiliy Sokolov:

Lembro-me que Renat escreveu sobre este dispositivo há alguns anos. Primeiro com entusiasmo, depois de forma crítica. Mas você tem que admitir que é realmente um grande brinquedo:

Tudo o que foi escrito acima para 2014 é verdade.

A Intel levou em conta a inadequação factual da primeira geração de processadores Phi (dispositivo separado, controle separado e esquema de programação) e lançou a próxima geração de Xeon Phi.

O Xeon Phi pode agora ser usado como um processador regular.

Sim, os núcleos ainda são fracos em freqüência, mas o resultado já é bom. Especialmente porque Xeon Phi continua a evoluir e já existem processadores mais interessantes da família x205: https://ark.intel.com/products/series/132784/Intel-Xeon-Phi-Processor-x205-Product-Family.

Eles também têm suporte de virtualização habilitado (nossa 7250 não o tem, a família x200) que melhorará drasticamente os sistemas de cluster e hipervisores.

Intel® Xeon Phi™ Processor x205 Product Family Product Specifications
Intel® Xeon Phi™ Processor x205 Product Family Product Specifications
  • ark.intel.com
Intel® Xeon Phi™ Processor x205 Product Family product listing with links to detailed product features and specifications.
 
Renat Fatkhullin:

A pedra é de 2.500 euros, o servidor em sua totalidade custa 5.500 euros no total.

No nível de um servidor Xeon comum.

Obrigado pela informação. E qual é o índice de desempenho dos agentes nesta pedra?

 

1,49 GHz, pequeno pelos padrões modernos, é claro, mas uma carga total de 272 núcleos, ou seja, o equivalente a 405,28 GHz, apenas um desempenho irreal. É ótimo que o MT5 possa tirar o máximo proveito de todos os núcleos.

Eu tenho um processador i5-5200U, 2 núcleos com 2 fios cada, ou seja, 4 núcleos lógicos. E um dos núcleos lógicos, por alguma razão, não funciona ao otimizar os EAs. Eu não sei por que isso acontece, mas mesmo assim a velocidade de otimização ainda é boa.

 
Renat Fatkhullin:

Muitas pessoas provavelmente estarão interessadas em dar uma olhada:

Se você tiver algum tempo livre e desejar, você pode tentar testar e otimizar seu Expert Advisor multi-symbol nesta máquina.

Será interessante ver os resultados:Análise dos resultados dos testes e otimização no testador de estratégia MetaTrader 5

 
Maxim Romanov:
272 fios é fantástico! Eu até sei com o que carregá-lo no futuro!

Já não rastejava por aqui há algum tempo. Volta para mim dos velhos tempos. Por volta de 2000, a Intel anunciou que lançaria uma CPU de 15GHz. Sendo um cara com experiência em desenvolvimento eletrônico, eu disse imediatamente que era uma besteira. O futuro eram os sistemas multi-core. Bem, eles não tinham multiprocessadores na época.

O engraçado é que eu estava certo. 15 gigahertz em silício é impossível de alcançar, apenas para microchips simples.

Renat, mas presumo que estes 272 ainda não são apoiados?

 
Alexey Volchanskiy:

Renat, mas eu entendo que estes 272 ainda não são apoiados?

A nova construção terá total suporte para os sistemas NUMA com plena utilização e equilíbrio adequado. Todos os núcleos estão sendo utilizados.

Tela da atual beta.

 
Alexey Volchanskiy:

Já não rastejava por aqui há algum tempo. Volta para mim dos velhos tempos. Por volta de 2000, a Intel anunciou que lançaria uma CPU de 15GHz. Sendo um cara com experiência em desenvolvimento eletrônico, eu disse imediatamente que era uma porcaria. O futuro eram os sistemas multi-core. Bem, eles não tinham multiprocessadores na época.

O engraçado é que eu estava certo. 15 gigahertz é impossível em silício, apenas para chips simples.

Renate, mas presumo que esses 272s ainda não são apoiados?

Exatamente.

Mas isto também perturbou as mentes inquiridoras no passado. Os sistemas operacionais multiprocessadores nasceram há muito tempo, antes da chegada da Intel Apple com a Microsoft.

Um dos primeiros desses sistemas foi o ILLIAC IV desenvolvido na Universidade de Illinois MBS, foi em algum lugar nos anos 70.

p.s.

Devo acrescentar que eu estava envolvido no desenvolvimento de sistemas multiprocessadores no final dos anos 80, para o sistema de controle, a Apple e a Microsoft já estavam lá, mas é claro que não olhavam nessa direção.