Filtro FIR com fase mínima - página 4

 
gara:

Obrigado por apontar isto, eu definitivamente vou tentar. A segunda variante de decomposição, pelo que entendo, é a discreta transformação de Fourier, e não haverá nenhum atraso, certo?

PF não é um filtro, mas faz a mesma coisa (análise -> síntese) na primeira parte. Ou seja, só faz análise. Não adequado para processos não estacionários.

Tudo tem que ser feito com filtros seletivos ou de passagem de faixa.

==================

Há mais uma nuança. Se você fizer um filtro passa-banda para um determinado filtro por meio do mesmo mapeador, as fatias serão diferentes. Não haverá nenhuma compensação. Haverá distorções adicionais nas junções.

Portanto, a fatia oposta deve ser feita por subtração. Trata-se dos filtros IIR. Para os filtros FIR, tudo parece ser possível, mas é mais fácil por subtração. Os filtros FIR são pesados e fazem a mesma coisa que os filtros IIR.

 
Zhunko:

PF não é um filtro, mas faz a mesma coisa (análise -> síntese) na primeira parte. Ou seja, só faz análise. Não adequado para processos não estacionários.

Tudo tem que ser feito com filtros seletivos ou de passagem de faixa.

==================

Há mais uma nuança. Se você fizer um filtro passa-banda para um determinado filtro por meio de um mapeador, as fatias serão diferentes. Não haverá nenhuma compensação. Haverá distorções adicionais nas junções.

Portanto, a fatia oposta deve ser feita por subtração. Trata-se dos filtros IIR. Para os filtros FIR, tudo parece ser possível, mas é mais fácil por subtração. Os filtros FIR são pesados e fazem a mesma coisa que os filtros IIR.


Não sei muito sobre os bifiltros, mas entendo que com a mesma dor, o bifiltro terá muito menos atraso...
 
gara:

Não sei muito sobre os bifiltros, mas entendo que com a mesma dor, o bifiltro terá muito menos atraso...
Por quê?
Eis o que... Não o tenho à mão, mas você pode encontrá-lo. Sobre a descrição matricial dos filtros. Portanto, não é preciso fazer perguntas estranhas.
 
gara:

Eu não sei muito sobre filtros FIR, mas como eu o entendo, com o mesmo ahp o filtro FIR terá muito menos atraso?

O filtro FIR pode ser feito da maneira que você quiser. O pay-off é o tempo de cálculo.

Os parâmetros do filtro FIR estão, grosso modo, vinculados uns aos outros. Por exemplo, você melhora um, o outro se deteriora.

A diferença mais importante entre eles é que um filtro IIR é um filtro real. É aqui e agora. Tem uma contraparte física.

O filtro FIR utiliza dados históricos acumulados. Não existe tal coisa na natureza. O homem inventou estas coisas. Eles se tornaram possíveis com o desenvolvimento dos computadores.

 

Oh, Vadim! Quase filosófico. Eu quase concordo. Continue, por favor.

===
Não se esqueça do Nyquist. O velho ficará ofendido...

 
Zhunko:

O filtro FIR pode ser feito da maneira que você quiser. O pay-off é o tempo de cálculo.

Os parâmetros do filtro FIR estão, grosso modo, vinculados uns aos outros. Por exemplo, você melhora um, o outro se deteriora.

A diferença mais importante entre eles é que um filtro IIR é um filtro real. É aqui e agora. Tem uma contrapartida física.

O filtro FIR utiliza dados históricos acumulados. Não existe tal coisa na natureza. O homem inventou estas coisas. Eles se tornaram possíveis com o desenvolvimento dos computadores.


Vamos ser específicos:

No gráfico principal a linha verde é o preço fechado, a linha vermelha é a soma aritmética do sinal passado através do filtro passa-banda com ordem 128 e o sinal passado através da FNF com ordem 128, na janela adicional a linha vermelha é o sinal através do filtro passa-banda (nós o usamos na soma), a linha azul claro é o mesmo sinal com um componente constante suprimido, o deslocamento corresponde à metade de 128, uma pergunta: que métodos para reduzir o atraso você conhece?

 

Os filtros sem demora não existem. Esta conclusão pode ser alcançada considerando o seguinte exemplo simples. Suponha que um espigão seja aplicado à entrada do filtro. Sabemos que a saída do filtro retardado implementado só começa a aumentar após o pico de entrada. Se houvesse um hipotético filtro não retardado, sua saída começaria a aumentar antes do pico de entrada. Portanto, o princípio da causalidade seria violado. O que não é de forma alguma possível na vida.

 

É um exercício vazio em palavras.

O que todos nós estamos fazendo aqui? Tentando prever o comportamento futuro do kotir. Só estamos interessados na análise na medida em que ela seja útil para prever esse futuro.

E todos estes exercícios a la DSP são bons para escolher o sinal que foi no passado.

Finalidades totalmente diferentes para as quais os filtros são utilizados.

Sim, os filtros são aplicados no mercado. Mas estes filtros são estimados por outros critérios e muito poucos filtros são usados e não há necessidade de construir novos, já que os problemas de mercado estão em outra área.

E assim você mastiga a mesma coisa e então onde você vai com ela?

 
gara:

Vamos ser específicos:

No gráfico principal a linha verde é o preço fechado, a linha vermelha é a soma aritmética do sinal passado através do filtro passa-banda com ordem 128 e o sinal passado através da FNF com ordem 128 é a linha azul claro, na janela adicional a linha vermelha é o sinal através do filtro passa-banda (nós o usamos na soma), a linha azul claro é o mesmo sinal com um componente constante suprimido, o deslocamento corresponde à metade de 128, pergunta-se que maneiras de reduzir o atraso você sabe?

Sobre o atraso, Vladimir explicou-o muito bem.

Mais uma vez, recomendo que você ignore o atraso. Usar análise de espectro. Isto é, vários filtros iguais com configurações diferentes.

Eu concordo com Alexander. O que você quer dos filtros? Você começou com a decomposição. Refiro-me à análise. O que você costuma fazer após a análise? Síntese, talvez? Então, o que você tem a seguir?

 
Zhunko:

Vladimir explicou maravilhosamente o atraso.

Mais uma vez, eu recomendaria que você ignorasse o atraso. Usar análise de espectro. Isto é, vários filtros idênticos com configurações diferentes.

Eu concordo com Alexander. O que você quer dos filtros? Você começou com a decomposição. Refiro-me à análise. O que você costuma fazer após a análise? Síntese, talvez? Então, o que você quer fazer a seguir?


Eu quero construir um banco de filtros passa-banda:

https://www.mql4.com/go?http://belisa.org.by/pdf/Publ/Art7_i17.pdf

https://www.mql4.com/go?http://belisa.org.by/pdf/Publ/Art4_i18.pdf

descrito em detalhes suficientes com exemplos de uso possível, tudo parecia muito lógico, mas o próprio autor, como penso agora, calculou mal sem dizer uma palavra sobre o atraso, porque se no filtro de freqüência mais baixa a freqüência central do filtro é da ordem de 1/MN1 então o atraso mesmo em algumas amostras será muito grande, então penso que determinar ao escolher um filtro deve ser o atraso mínimo