Avaliando a eficácia dos filtros na construção de um ATC - página 2

 
-Aleks-:
Não realmente, tomei ATR para os dias 3 e 100 (tentei 50% e 61,8% deles) - 100 mostrou melhor, é claro, o que diz mais sobre desvio estático, mas este ATR(100) será diferente para pares diferentes, e o valor fixo de 90 pips para todos os pares se mostrou mais eficaz, o que me surpreendeu.
Foi uma coisa interessante de se ver.
 
Maxim Romanov:
Mas não se trata de adicionar médias, depois adicionar osciladores, verificar quais não funcionam e jogar fora os que não funcionam.

Ainda ninguém falou sobre esta abordagem, mas, por uma questão de princípio, não vejo nenhuma razão pela qual ela não possa funcionar. Se eu tivesse recursos suficientes, verificaria todos os indicadores padrão quanto à sua utilidade, mas eu não e só uso MAA e ATR, embora eu tenha meu próprio ATR que desenvolvi em 2010 sem saber da existência do ATR...

Entretanto, não se trata aqui de filtros e sua abordagem de seleção para otimização, mas de como determinar a eficiência de um filtro usando o método matemático (estatístico).

 
Maxim Romanov:
Isto é uma coisa interessante.
Se os 90 são mais eficientes, então há uma suposição sobre alguns participantes globais preguiçosos - cujos indicadores são simplesmente os mesmos em todos os pares, mas esta é uma suposição, mas até agora não encontrei uma explicação real.
 
-Aleks-:

Ainda ninguém falou sobre esta abordagem, mas, por uma questão de princípio, não vejo nenhuma razão pela qual ela não possa funcionar. Se eu tivesse recursos suficientes, verificaria todos os indicadores padrão quanto à sua utilidade, mas eu não e só uso MAA e ATR, embora eu tenha meu próprio ATR que desenvolvi em 2010 sem saber da existência do ATR...

Entretanto, não se trata aqui de filtros e sua abordagem de seleção para otimização, mas de como determinar a eficiência de um filtro usando o método matemático (estatístico).

Esta abordagem pode dar bons resultados, enumerar estratégias aleatórias é um tópico à parte e pode dar bons resultados, mas precisamos de uma máquina para fazer isso, é muito demorado.
 
-Aleks-:
Se sobre o fato de que 90 é mais eficaz, então há uma suposição sobre alguns participantes globais preguiçosos - cujos indicadores são simplesmente os mesmos em todos os pares, no entanto, esta é uma suposição, mas eu não encontrei uma explicação real.
Bem, sim, existem definitivamente peculiaridades globais que funcionam, sem dúvida alguma sobre isso. Há sempre um buraco no sistema. Na verdade, é uma regularidade interessante. E em que intervalo de tempo o valor estático funcionou melhor do que o dinâmico e qual era o sistema?
 
Maxim Romanov:
Esta abordagem pode dar bons resultados, o método de enumerar estratégias aleatórias é um tópico à parte e pode dar bons resultados, mas a máquina tem que enumerá-las, é muito demorada.

É claro que a máquina, o comércio manual só ajuda a formar uma hipótese.

Maxim Romanov:
Bem, sim, existem definitivamente características globais que funcionam, não se pode discutir com isso. Há sempre um buraco no sistema. Na verdade, é um padrão interessante. Mas os valores estáticos funcionaram melhor que os dinâmicos em que intervalo de tempo e o que era o sistema?

Levei um período de 3 anos, não o dividi menos - talvez tenha sido uma flutuação aleatória, mas então teria sido por um par, e aqui foi por 13:

Média % melhor
Indicador/Filtro MAf_Pips MAf_3_3_3_3 MAf_3_4_3 MAf_3_3_3_3_100 MAf_3_4_100 MAf_Pips MAf_3_3_3_3 MAf_3_4_3 MAf_3_3_3_3_100 MAf_3_4_100
Lucro_procplus 70,26 65,34 65,04 67,19 67,54 38,67% 8,00% 10,67% 26,67% 16,00%
Lucro_AVR 1349,78 454,80 72,93 1397,64 1321,24 28,85% 7,69% 7,69% 44,23% 11,54%
PV_AVR 0,54 0,49 0,49 0,54 0,53 37,50% 1,79% 10,71% 30,36% 19,64%
Scor.coefficient RMS_AVR 15,20 25,08 23,35 23,56 23,13 33,96% 5,66% 13,21% 28,30% 18,87%
% de ganhos_AVR 63,11 61,92 61,93 62,34 62,40 63,46% 5,77% 3,85% 15,38% 11,54%
Saldo mínimo das transações,% Proc100 3,67 4,32 4,34 4,00 3,61 19,61% 19,61% 20,10% 21,08% 19,61%
Rentabilidade_AVR 2,44 2,33 2,38 2,42 2,40 64,15% 1,89% 11,32% 16,98% 5,66%


A "média" é uma média de todos os pares de moedas e a "melhor %" é a porcentagem que mostra quantos dos melhores pares de moedas existiam.
 
Infelizmente, não posso inserir dados do Excel corretamente - as tabelas estão sempre se afastando....
 
O filtro é de grande valor +- pips. A idéia é não ir contra a tendência cedo se a amplitude da correção for forte.
 

Para avaliar a eficácia da filtragem, eu comparo os seguintes indicadores:

Profit_procplus - mostra a porcentagem de variantes lucrativas de resultados de otimização;
Profit_AVR - mostra o lucro médio dos resultados de otimização;
PV_AVR - mostra o fator de recuperação médio dos resultados de otimização (lucro dividido pelo drawdown do saldo ou do patrimônio líquido, o que for maior);
RMS_AVR - mostra suavidade média de equilíbrio dos resultados de otimização - quanto menor é o indicador, mais suave é o crescimento do equilíbrio;
% de ganhos_AVR - mostra uma porcentagem média de negócios positivos de resultados de otimização;
Min.balance from trades, % Proc100 - mostra o percentual de resultados de otimização cujo saldo está no máximo de drawdown negativo no final do período de testes - um depósito potencialmente drenado;

Rentabilidade_AVR - mostra a rentabilidade média dos resultados da otimização.

Eu listei acima uma tabela com dados obtidos, mas duvido que as proporções possam ser comparadas igualmente, ou seja, duvido que a variante "MAf_3_3_100" tenha o maior valor do indicador "Profit_AVR" que é melhor que "MAf_Pips" ou igual valor do indicador "Profit_procplus".

Inicialmente decidi usar uma abordagem simples - encontrar os melhores valores para cada indicador e ver qual variante do filtro deu os melhores valores no total, com base nos resultados que o filtro recebeu um ponto para cada melhor indicador. Da mesma forma, usei uma tabela expressa em porcentagem, que mostra qual variante de filtro deu os melhores resultados considerando as estatísticas de cada par de moedas. Depois disso combinei as duas tabelas e calculei o número de pontos, a variante com o maior número de pontos foi reconhecida como a melhor variante de filtro.

No entanto, esta abordagem tem uma série de inconvenientes, dois dos quais são óbvios:

1. não leva em conta a importância relativa de um indicador para outros - ou seja, uma diferença de 1% e 10% é tratada igualmente

2. não leva em conta o significado dos indicadores - profit_AVR é equivalente a profit_procplus, mas é realmente assim?

Eu compro a primeira falha ao calcular o desvio do valor da média para pior - quanto mais desvios para cada indicador, maior a chance de exclusão da seleção.

Para resolver o segundo inconveniente, decidi usar pesos, mas há uma questão de como distribuí-los - tomo coeficientes de 1 a 7 - determino qual indicador é o mais significativo e já dou não um ponto para o melhor indicador, mas um ponto multiplicado pelo coeficiente.

Quais você acha que são os indicadores mais significativos dos que dei acima, que pesos devem ser dados a eles?

Estou descrevendo claramente minha abordagem de seleção de filtros, ou preciso de alguns dados de fundo para fazer sentido?
 

Como não há comentários após o último post, há duas suposições - o tópico não é interessante ou eu não entendo sobre o que estou escrevendo. Assim, decidi publicar um exemplo ao vivo em um arquivo, que mostra como os dados são comparados e as melhores opções são escolhidas.

Ficarei feliz se o tema for desenvolvido.

Arquivos anexados: