Discussão do artigo "Como se tornar um bom programador (Parte 7): como se tornar um desenvolvedor freelancer de sucesso"

 

Novo artigo Como se tornar um bom programador (Parte 7): como se tornar um desenvolvedor freelancer de sucesso foi publicado:

Quer se tornar um desenvolvedor de sucesso no Freelance da MQL5.Community? Então recomendo a leitura das dicas deste artigo.

Não solicite realizar um trabalho que você não tem certeza de como deverá executar, só porque o preço é alto. Todos gostam de dinheiro, e esta é provavelmente uma das principais razões pelas quais você decidiu se tornar um desenvolvedor no Freelance. Para ganhar dinheiro, às vezes esperamos realizar o trabalho encomendado à medida que avançamos, se ele for bem pago. Pela minha experiência, esta mentalidade não funciona no freelance, especialmente para clientes sérios que sabem exatamente o que estão procurando e para pedidos com prazos apertados.

Ainda assim, a maioria das áreas na programação requer muito trabalho e esforço para aprender a dominá-las, por isso, pensar que você vai adquirir conhecimentos e ser capaz de implementá-los efetivamente após várias horas é revoltante.

O segundo trabalho encomendado que executei no Freelance foi um projeto para criar vários indicadores, converter alguns de MQL4 para MQL5 e criar um Expert Advisor que utilizasse todos eles. O trabalho era de apenas 30 dólares, mas eu decidi aceitá-lo. Honestamente, eu sabia que os indicadores que o cliente queria seriam difíceis para mim de criar depois que me explicasse completamente toda a lógica e o que queria na seção de discussão do pedido, porque eu era um novato no assunto de indicadores (até hoje), porque eu não os estudo, não os codifico ou não os uso. No final, como resultado de eu ter aceito esse pedido, acabei executando o trabalho em 81 dias.

Execução demorada de um pedido no Freelance MQL5

Vamos calcular quanto eu recebi por dia durante este período.

30 / 81  = $0.37

Eu ganhava 37 centavos por dia durante todo esse tempo. Que perda de tempo! Sei que 81 dias parece muito tempo, mas confie em mim quando digo que você não vai fazer isso todos os dias. Há algumas semanas que não fiz nada porque foi difícil e chato e não era algo que eu quisesse fazer. Por outro lado, eu não precisava de arbitragem, porque cometi um erro ao aceitar o trabalho e queria terminá-lo não importa o que fosse.

Se você vê um trabalho sobre um determinado assunto que desconhece e quer aprender, tome nota dele e aprenda fazendo-o fora do trabalho em suas rotinas normais de aprendizagem. O mesmo trabalho provavelmente aparecerá no futuro.

Autor: Omega J Msigwa