APRENDER A PROGRAMAR MQL4 !!!!

 
Bom dia, por favor onde posso aprender a programar MQL4 ? ja procurei em vários lugares nenhum possui uma clareza sobre o assunto !
se puderem recomendar algo daqui mesmo, ja li alguns artigos, mas quero aprender mesmo ! obrigado !
 
ENGENHEIRO LOTÉRICO:
Bom dia, por favor onde posso aprender a programar MQL4 ? ja procurei em vários lugares nenhum possui uma clareza sobre o assunto !
se puderem recomendar algo daqui mesmo, ja li alguns artigos, mas quero aprender mesmo ! obrigado !
Eu investiria tempo e esforço em MQL5 
 
Jonathan Pereira #:
Eu investiria tempo e esforço em MQL5 

ok, mas onde posso aprender mql5 ?? desde o básico ao avançado !! por favor tem algum lugar que venda curso ou que ministre curso gratuitamente ??

 
ENGENHEIRO LOTÉRICO #:

ok, mas onde posso aprender mql5 ?? desde o básico ao avançado !! por favor tem algum lugar que venda curso ou que ministre curso gratuitamente ??

A Documentação é rica, e os artigos também...partindo do principio que vc ja é um programador. Basta ler a documentação.

 
ENGENHEIRO LOTÉRICO #:

ok, mas onde posso aprender mql5 ?? desde o básico ao avançado !! por favor tem algum lugar que venda curso ou que ministre curso gratuitamente ??

Você sabe programar em quais Linguagens?

 
Flavio Jarabeck #:

Você sabe programar em quais Linguagens?

sei um pouco de c++

 
ENGENHEIRO LOTÉRICO #:

sei um pouco de c++

Se vc manja de Inglês, você está com sorte, do contrário, vai apanhar com o material escasso que existe no país.

Minha recomendação:

1- Comece programando indicadores, só depois parta para desenvolver EAs. O paradigma usado pelos arquitetos do MQL5 é bem esquisito e bem mala... O MQL5 deveria ser uma linguagem baseada em Eventos, mas não é, o que torna o código que criamos muito complexo, pois temos que tratar milhares de exceções...  E, aprenda OOP, do contrário seu código vai ficar ainda mais macarrônico.

2- Se você tem grana e uma estratégia bacana, contrate alguém.

3- Se você não tem o menor dom pra programar, contrate alguém.

4- Se você quer aprender a programar em MQL5 e tem TEMPO, vai fundo! Depois, quando você se ambientar na linguagem, compre este livro:

https://www.amazon.com/Expert-Advisor-Programming-MetaTrader-automated/dp/0982645953/ref=sr_1_1?dchild=1&keywords=mql5&qid=1631309530&sr=8-1

Jamais pense que vc vai criar um EA funcional para Conta Real em 2 semanas... Isto não existe.

Levei quase 2 anos para criar um Engine robusto que hoje gerenciam minhas estratégias (decoupling total), e hoje este engine tem quase 5.000 linhas de código...

Você precisa chegar a este nível de refinamento? NÃO!  Mas, não subestime o mercado e principalmente as corretoras brazucas.  Espere sempre o pior, e trate TODAS as exceções possíveis, do contrário você Não vai ficar tranquilo com um robô rodando solto por aí...

;)

 
E, esqueça MQL4.
 
ENGENHEIRO LOTÉRICO:
Bom dia, por favor onde posso aprender a programar MQL4 ? ja procurei em vários lugares nenhum possui uma clareza sobre o assunto !
se puderem recomendar algo daqui mesmo, ja li alguns artigos, mas quero aprender mesmo ! obrigado !

Tem vários artigos no site, primeiro você precisa definir o que quer fazer, programar indicador? Robo? Scripts? Se você souber o que quer
fica mais fácil. Sempre que vou aprender uma linguagem nova é isso, penso em um projeto toy, simples o suficiente pra eu achar algo
ja feito, procuro entender o que cada linha do código significa e quando finalmente entendo, tento algo um pouco mais dificil.

Por exemplo, você pode começar tentando programar o indicador da média móvel, um script que tenta fechar todas ordens abertas, etc...
São projetos fáceis para ir se acostumando com a linguagem.

E como o Flavio disse, tenta ir direto pro MQL5, existem muitos bugs e limitações no compilador do MQL4, só programe em MQL4 caso
precise mesmo.

 
ENGENHEIRO LOTÉRICO #:

sei um pouco de c++

Você pode começar por aqui, mas como dizia meu professor, o melhor jeito de aprender é fazendo, ler vai te dar uma noção mas só quando vc começar a fazer algo é que vai realmente aprender.

Estou estudando por conta e já consigo fazer tudo que quero, não é fácil como C# mas não tão difícil.

Comece tentando exibir um texto no log, depois um texto na tela e assim vai.

https://www.mql5.com/pt/docs

Referência MQL5 - Como usar um algorítimo/automatização para negociação na linguagem para MetaTrader 5
Referência MQL5 - Como usar um algorítimo/automatização para negociação na linguagem para MetaTrader 5
  • www.mql5.com
Referência MQL5 - Como usar um algorítimo/automatização para negociação na linguagem para MetaTrader 5
 

Eu to estudando atravez de cursos de mql4 e mql5 da udemy, to pra comprar o curso do delta trader de mql5 e pela propria documentacao... por mais que mql4 ainda seja utilizado, aconselho aprender ambos: tanto o 4 quanto o 5!


https://www.mql5.com/pt/docs

Referência MQL5 - Como usar um algorítimo/automatização para negociação na linguagem para MetaTrader 5
Referência MQL5 - Como usar um algorítimo/automatização para negociação na linguagem para MetaTrader 5
  • www.mql5.com
Referência MQL5 - Como usar um algorítimo/automatização para negociação na linguagem para MetaTrader 5