Discussão do artigo "Redes neurais de Maneira Fácil (Parte 6): Experimentos com a taxa de aprendizado da rede neural"

 

Novo artigo Redes neurais de Maneira Fácil (Parte 6): Experimentos com a taxa de aprendizado da rede neural foi publicado:

Anteriormente, nós consideramos vários tipos de redes neurais junto com suas implementações. Em todos os casos, as redes neurais foram treinadas usando o método gradiente descendente, para o qual nós precisamos escolher uma taxa de aprendizado. Neste artigo, eu quero mostrar a importância de uma taxa corretamente selecionada e o seu impacto no treinamento da rede neural, usando exemplos.

O terceiro experimento é um ligeiro desvio do tópico principal do artigo. Sua ideia surgiu durante os dois primeiros experimentos. Então, eu decidi compartilhar com você. Ao observar o treinamento da rede neural, eu percebi que a probabilidade da ausência de um fractal oscila em torno de 60-70% e raramente cai abaixo de 50%. A probabilidade de surgimento de um fractal, seja para comprar ou vender, é em torno de 20-30%. Isso é bastante natural, pois há bem menos fractais no gráfico do que velas dentro das tendências. Portanto, nossa rede neural está sobrecarregada e nós obtemos os resultados acima. Quase 100% dos fractais são perdidos e apenas em casos raros que eles podem ser detectados.  

Treinando o EA com a taxa de aprendizado de 0.01

Para resolver esse problema, eu decidi compensar um pouco a irregularidade da amostra: para a ausência de um fractal no valor de referência, eu especifiquei 0.5 em vez de 1 ao treinar a rede.

            TempData.Add((double)buy);
            TempData.Add((double)sell);
            TempData.Add((double)((!buy && !sell) ? 0.5 : 0));

Este passo produziu um bom efeito. O Expert Advisor rodando com uma taxa de aprendizado de 0.01 e uma matriz de peso obtida dos experimentos anteriores mostra a estabilização do erro de cerca de 0.34 após 5 épocas de treinamento. A percentagem de fractais perdidos diminuiu para 51% e a percentagem de acertos aumentou para 9.88%. Você pode ver no gráfico que o EA gera sinais em grupo e, portanto, ele mostra algumas zonas corretas. Obviamente, a ideia requer desenvolvimento e testes adicionais. Mas os resultados sugerem que essa abordagem é bastante promissora. 

taxa de aprendizado de 0.5 sem fractal

Autor: Dmitriy Gizlyk