Discussão do artigo "Construindo uma Startup em Tecnologia Social, Parte I: Tuíte seus Sinais do MetaTrader 5"

 

Novo artigo Construindo uma Startup em Tecnologia Social, Parte I: Tuíte seus Sinais do MetaTrader 5 foi publicado:

Este artigo tem como objetivo ilustrar, através de um exemplo prático, como você pode comunicar um terminal MetaTrader 5 com um serviço web externo. Estaremos tuitando os sinais de negociação gerados por um Expert Advisor.

Essa idéia vem de um conceito específico da negociação automatizada chamada de negociação assistida por computador. Em suma, os computadores do século XXI não possuem habilidades cognitivas, mas eles são muito bons no processamento de informações e na execução de dados. Então, por que não construímos sistemas computacionais utilizando os cérebros humanos como filtros de tomadas de decisões? Esta abordagem é inspirada no paradigma da Computação Humana (HBC ou Human-based Computation), portanto, centra-se no desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão, em vez da codificação de algoritmos para tomadas de decisões.

Eu tinha pensado inicialmente em criar um feed RSS com os sinais de negociação gerados pelos meus EAs (presume-se que exista um sistema de negociação de médio ou a longo prazo, essa idéia não é válida para sistemas automáticos de escalpelamento). Uma pessoa com acesso ao feed deve validar meus sinais robóticos de acordo com as circunstâncias do momento, pouco antes de colocá-los ao mercado. No entanto, logo percebi que tudo poderia ser ainda mais sociável, e pensei comigo mesmo: 'Por que não publicar meus sinais de negociação no Twitter? Isso me levou a desenvolver este Sistema de Apoio à Decisões Sociais ou SDSS (em inglês).

Figura 1. Arquitetura SDSS

Figura 1. Arquitetura SDSS

A propósito, se você pretende criar uma startup de tecnologia relacionada à negociação FX, este artigo poderá ajudá-lo a tirar algumas idéias. Ele pode ser visto como um guia técnico para a construção de um SaaS comercial (Software as a Service) baseado em um SDSS.

Este texto é longo, então eu decidi dividi-lo em duas partes. A primeiro foca-se na arquitetura dos serviços web, o protocolo de comunicação utilizado entre o terminal MetaTrader 5 e o aplicativo do Twitter e, finalmente, a integração do aplicativo web com o Twitter. A segunda parte irá cobrir o diagrama da camada de rede MQL5, que foi mostrado acima e que se destina a consumir nosso serviço web RESTful do Sistema de Apoio à Decisões Sociais. Especificamente, iremos codificar uma estrutura em MQL5-RESTful da mesma maneira como foi explicado no artigo MQL5-RPC. Chamadas de procedimento remoto de MQL5: Acesso de serviço da Web e analisador XML-RPC ATC para diversão e lucro.

Este artigo também é social, assim, eu encorajo-os a deixarem seus comentários para ajudar com a continuação da segunda parte.

Autor: Jordi Bassaganas