Código de rolagem WIN$/WIN$N pode ser usado para trades em ambiente real?

 

Oi,


Eu uso esses códigos para backtesting das minhas estratégias mas operando em ambiente real eu sempre atualizo o código manualmente quando ocorre rolagem por volume.

Mas eu queria que isso ocorresse de maneira automática no VPS que eu assino. É possível eu rodar o robô no ativo WIN$ ou WIN$N em ambiente real, esperando que o ambiente real execute as ordens no contrato atual de maior volume? 


Obg!

Fernando 

 
Fernando Henrique Gielow:

Oi,


Eu uso esses códigos para backtesting das minhas estratégias mas operando em ambiente real eu sempre atualizo o código manualmente quando ocorre rolagem por volume.

Mas eu queria que isso ocorresse de maneira automática no VPS que eu assino. É possível eu rodar o robô no ativo WIN$ ou WIN$N em ambiente real, esperando que o ambiente real execute as ordens no contrato atual de maior volume? 


Obg!

Fernando 

WIN$ e WIN$N são séries contínuas, impossível você operar em conta Produtiva seja usando VPS ou não. Você só utiliza em Backtest.

 
Ruy Christian Hoffmann:

WIN$ e WIN$N são séries contínuas, impossível você operar em conta Produtiva seja usando VPS ou não. Com certeza você só utilizou em Backtest.

Sim, eu só usei em Backtest e opero atualizando os códigos reais manualmente quando ocorre vencimento.


Mas a dúvida é outra - queria saber se existe um código que sempre traduza para o código atual quando operando em ambiente real para que eu não precise atualizar isso manualmente.

Por ex, na SmartBot se eu usasse o código WIN% e operasse em cima dele, estaria sempre operando no mini contrato atual. 


Mas então pelo jeito isso não é possível no MT5.

 
Discordo, respeitosamente, do colega Ruy. Dá, sim, para o código de série contínua. A questão é saber se a sua corretora faz as mudanças nos sistemas dela regularmente. Opero pela [EDITDO], e sempre uso séries contínuas nos meus robôs. Aí, sugiro que você use o WIN$N que fará o sistema escolher o contrato com mais líquidez nos dias de transição. E você pode rodar em servidores virtuais também.
 
Marcos Alves Damasceno:
Discordo, respeitosamente, do colega Ruy. Dá, sim, para o código de série contínua. A questão é saber se a sua corretora faz as mudanças nos sistemas dela regularmente. Opero pela [EDITDO] , e sempre uso séries contínuas nos meus robôs. Aí, sugiro que você use o WIN$N que fará o sistema escolher o contrato com mais líquidez nos dias de transição. E você pode rodar em servidores virtuais também.

Perfeito! Bom saber.

Eu estou operando na [EDITDO] também, e tinha ouvido algo sobre depender da corretora fazer as mudanças. Lá eles garantem essas mudanças automáticas então? Legal!

 
Fernando Henrique Gielow:

Sim, eu só usei em Backtest e opero atualizando os códigos reais manualmente quando ocorre vencimento.


Mas a dúvida é outra - queria saber se existe um código que sempre traduza para o código atual quando operando em ambiente real para que eu não precise atualizar isso manualmente.

Por ex, na SmartBot se eu usasse o código WIN% e operasse em cima dele, estaria sempre operando no mini contrato atual. 


Mas então pelo jeito isso não é possível no MT5.

Entendi, mas ai já não sei. Mas entendi o que deseja.

Eu altero na mão mesmo, pois é uma alteração apenas a cada 2 meses.

 
Marcos Alves Damasceno:
Discordo, respeitosamente, do colega Ruy. Dá, sim, para o código de série contínua. A questão é saber se a sua corretora faz as mudanças nos sistemas dela regularmente. Opero pela [EDITDO] , e sempre uso séries contínuas nos meus robôs. Aí, sugiro que você use o WIN$N que fará o sistema escolher o contrato com mais líquidez nos dias de transição. E você pode rodar em servidores virtuais também.

Oi Marcos, você consegue em conta Produtiva operar em séries contínuas? que foi isso que nosso colega Fernando descreveu. Se for me ensina ai por favor, pois pra mim série contínua você não faz operações reais.

 
Conheço muita gente que prefere fazer a alteração na mão mesmo, porque evita correr o risco de a corretora não alterar na fonte para o contrato vigente mais líquido. Mas ressalto que, ao menos com a [EDITDO] , nunca me aconteceu de deixarem de fazer a alteração nos dias de transição. Por isso, acabo confiando. Acaba que sempre faço alguma alteração nos sets dos robôs, mas nunca altero o gráfico.
 
O que acontece, Ruy, é que os sistemas da corretora identificam o que o robô "quer", dependendo do código que você usa. É a corretora que faz a identificação no momento em que o robô lança a ordem. Por isso, depende da corretora. Talvez eu não tenha entendido o que o colega Fernando quis dizer, mas acho entendi que ele gostaria de inserir um gráfico com WIN$N em um robô e deixá-lo rodando sem se preocupar em alterar o gráfico quando o contrato vigente vencesse. Se for isso, mantenho o que disse, pois faço assim.
 

Mas cuidado, Fernando, não há garantias de que farão isso. O ideal é você conferir no robô se o contrato vigente está certo. Dá pra verificar antes do início do pregão, pois costumam fazer a mudança na manhã dos dias de transição. É mais uma cortesia deles do que obrigação, já que, como o colega Ruy bem falou, não se opera série contínua, opera-se contratos vigentes.


 
Marcos Alves Damasceno:

Mas cuidado, Fernando, não há garantias de que farão isso. O ideal é você conferir no robô se o contrato vigente está certo. Dá pra verificar antes do início do pregão, pois costumam fazer a mudança na manhã dos dias de transição. É mais uma cortesia deles do que obrigação, já que, como o colega Ruy bem falou, não se opera série contínua, opera-se contratos vigentes.


Obrigado por todas respostas, Marcos!


Eu andava operando apenas com 1 robô em conta netting enquanto desenvolvia outros. Agora que mudei pra hedging e posso rodar mais robôs diferentes no mesmo ativo acho que vou testar confiar na [EDITDO] com a série contínua pra economizar um pouco de trabalho ahhaha


Vlw!