Interessante e Humor - página 3196

 
Herkus Mantas foi um líder prussiano que liderou o movimento de libertação nacional dos prussianos contra a Ordem Teutónica no século XIII.
Em 1972, o estúdio cinematográfico lituano realizou um filme "Herkus Mantas" dedicado à memória do povo prussiano destruído pela Ordem Teutónica.
Hercus Mantas tem um monumento em Klaipeda (os lituanos consideram-no o seu herói nacional).
Falaram-nos dele na escola em Kaliningrado, na época soviética.
 
Aleksey Levashov:
Alexander, está a contradizer-se: Kaliningrado não, mas Königsberg tem mais de 750 anos de idade. Cidade Antiga? É claro que sim.

Kaliningrado foi soviético (como parte da URSS) durante 46 anos? Claro que sim.

Kaliningrado é russo há 15 anos? claro que sim.

Kaliningrado é uma cidade russa antiga? Claro que não.
Aleksey Levashov:
Vou esclarecer: uma antiga cidade prussiana, que faz parte da Rússia desde há pouco tempo.

Mas é exactamente esta época recente que nos impede de chamar Kaliningrado uma antiga cidade russa. O próprio nome da cidade simplesmente grita sobre ela.
É tempo de se familiarizar com dois termos [aparentemente] novos para si:"sucessão" e"sucessão legal".
 
Aleksey Levashov:
Alexandre, contradiz-se: não é Kaliningrado, mas Königsberg que tem mais de 750 anos. Cidade Antiga? É claro que sim.

Kaliningrado foi soviético (como parte da URSS) durante 46 anos? Claro que sim.

Kaliningrado é russo há 15 anos? claro que sim.

Kaliningrado é uma cidade russa antiga? Claro que não.

Não é contraditório?

Regiomontium (aka Koenigsberg) De quem é a cidade? Checo, polaco, prussiano, lituano, alemão, russo? Porque diz que é prussiano? Nunca tinha sido prussiano antes.

Sabia que Koenigsberg foi conquistado pelas tropas russas no século XVIII, e que durante vários anos fez parte do Império Russo?

Sim, durante 46 anos a URSS (a Rússia é o sucessor, não é?)

Não 15, mas 25 anos como parte do Império Russo neste momento.

 
Sergey Golubev:
Herkus Mantas foi um líder prussiano que liderou o movimento de libertação nacional dos prussianos contra a Ordem Teutónica no século XIII.
Em 1972, o estúdio cinematográfico lituano realizou um filme "Herkus Mantas" dedicado à memória do povo prussiano destruído pela Ordem Teutónica.
Hercus Mantas tem um monumento em Klaipeda (os lituanos consideram-no o seu herói nacional).
Falaram-nos dele na escola em Kaliningrado durante a época soviética.
Este monumento

 
Alexandr Saprykin:

...Neste momento, não 15, mas 25 anos na Federação Russa.

Desculpe, uma gralha - 25 anos. Corrigi o meu posto.
 
As belezas da Crimeia
 

Sim, é.
Os prussianos foram derrotados, os restantes prussianos foram germanizados pelos conquistadores (Ordem Teutónica). Além disso, as terras foram colonizadas por colonos alemães, a germanização da população indígena estava a ter lugar.

Uma pequena parte dos prussianos escapou - fugiu para o território da Bielorússia moderna - aprendeu com a wikipedia.

Na escola falaram-nos não só de Hercus Mantas, mas também do último cursh, que ainda vivia nessa altura no Curonian Spit em Kaliningrado (e já era um homem de meia-idade). Diziam que era terra nativa russa, mas todos entendiam que "esta é a forma de falar", e os professores contavam em pormenor como era.

A destruição dos povos prussianos foi então evitada pelo exército soviético durante a libertação de Königsberg. Embora nem todos os alemães tenham sido deportados na altura, alguns ficaram. Foi dito que em Koenigsberg havia uma pista de gelo com gelo artificial que foi destruída durante a guerra e foi guardada por um alemão (que morreu mais tarde) que não queria partir (e fomos ver as ruínas - infelizmente, a pista ainda não foi reconstruída).
 
Andrey F. Zelinsky:
É tempo de se familiarizar com dois termos [aparentemente] novos para si:"sucessão" e"sucessão".
Estou muito familiarizado com estes termos, mas também sei muito bem onde e como eles devem ser utilizados.

Mas se os usarmos sem pensar, mais vale chamar a Jesus Cristo o gajo ortodoxo russo fixe, esquecendo que afinal Jesus nasceu dos judeus Maria e José.
 
Aleksey Levashov:
Estou muito familiarizado com estes termos, mas também estou muito familiarizado com onde e como eles devem ser utilizados.

Mas se os usarmos sem pensar, mais vale chamar a Jesus Cristo um tipo ortodoxo russo fixe, esquecendo-se de que Jesus nasceu dos judeus Maria e José.
Talvez não tenha lido o"Ai de Griboyedov" de Wit?
 
Andrey F. Zelinsky:
Talvez não tenha lido o"Ai de Griboyedov" de Wit?
Não só o li, como até escrevi um ensaio sobre a sociedade Famusov durante os meus exames de admissão à universidade...

E, a propósito, tive um "A".